|
|
| Linha 6: |
Linha 6: |
| | O checoslovaco [[Josef Venglos]] tinha chegado ao Sporting no final da temporada de [[1982/83]], com o rótulo de Campeão Europeu de 1976, enquanto assistente de Vaclav Jesek, mas o ambiente que se vivia em Alvalade era de cisão, num balneário totalmente dividido pela pouco prudente opção do Presidente, em dar o comando técnico da equipa a [[António Oliveira]] na época anterior. | | O checoslovaco [[Josef Venglos]] tinha chegado ao Sporting no final da temporada de [[1982/83]], com o rótulo de Campeão Europeu de 1976, enquanto assistente de Vaclav Jesek, mas o ambiente que se vivia em Alvalade era de cisão, num balneário totalmente dividido pela pouco prudente opção do Presidente, em dar o comando técnico da equipa a [[António Oliveira]] na época anterior. |
| | | | |
| − | O plantel sofre profundas alterações, saem jogadores Campeões como [[Ferenc Meszaros|Meszaros]], [[António Fidalgo|Fidalgo]], [[José Eduardo]], [[Vitorino Bastos]], [[Ademar Marques|Ademar]], [[António Nogueira|Nogueira]], [[Marinho Silva|Marinho]] e [[Carlos Freire|Freire]], enquanto [[João Rocha]] vinga-se do Porto contratando [[Romeu Silva|Romeu]] e [[Gabriel Mendes|Gabriel]], ao mesmo tempo que vai buscar o guarda redes húngaro [[Bela Katzirz]], o avançado inglês Roger Wilde e o brasileiro Jason, isto para além do jovem Fernando Cruz, que vem do Vitória de Setúbal. | + | O plantel sofre profundas alterações, saem jogadores Campeões como [[Ferenc Meszaros|Meszaros]], [[António Fidalgo|Fidalgo]], [[José Eduardo]], [[Vitorino Bastos]], [[Ademar Marques|Ademar]], [[António Nogueira|Nogueira]], [[Marinho Silva|Marinho]] e [[Carlos Freire|Freire]], enquanto [[João Rocha]] se vinga do FC Porto contratando [[Romeu Silva|Romeu]] e [[Gabriel Mendes|Gabriel]], isto para além do jovem [[Fernando Cruz]], que veio do Vitória de Setúbal. |
| | + | |
| | + | O mercado do leste continuou a ser preferencial para o Sporting, até porque agora o treinador era dessa zona da Europa. O nome mais sonante de que se falou foi o do guarda redes jugoslavo do Estrela Vermelha, Aleksandar Stojanovic, que chegou a estar em Lisboa e a fazer os testes médicos, mas depois acabou por ir para a Grécia. Em vez dele veio o húngaro [[Bela Katzirz]]. Outros foram os jogadores que estiveram à experiência, mas só o central jugoslavo [[Moncilo Boskovic]] é que ficou. Depois vieram o inglês [[Roger Wilde]] e o brasileiro [[Jason Corrêa|Jason]]. Nenhum deles acrescentou valor à equipa, pelo que [[Josef Venglos]] teve de recorrer à prata da casa com o lançamento de vários jovens, com destaque para [[António Maurício Morato|Morato]] e principalmente [[Paulo Futre]], um esquerdino genial, logo eleito como o "menino bonito" dos adeptos, isto depois de [[Formação 1982/83|uma época em que a formação tinha estado em grande]]. |
| | | | |
| | Mas os resultados são pouco animadores, numa temporada que teve como pontos altos, as vitórias em Alvalade sobre o Sevilha por 3-2, e frente ao Benfica por 2-1 para a Taça de Portugal. | | Mas os resultados são pouco animadores, numa temporada que teve como pontos altos, as vitórias em Alvalade sobre o Sevilha por 3-2, e frente ao Benfica por 2-1 para a Taça de Portugal. |
| Linha 13: |
Linha 15: |
| | | | |
| | No Campeonato o Sporting volta a ficar no 3º lugar com 42 pontos, a 10 do Campeão, que correspondiam a 19 vitórias, 4 empates, 7 derrotas, 58 golos marcados e 24 sofridos, e [[Josef Venglos]] já não acaba a temporada, sendo substituído pelo seu adjunto [[Marinho Mateus]], depois de uma derrota em casa com o Braga. | | No Campeonato o Sporting volta a ficar no 3º lugar com 42 pontos, a 10 do Campeão, que correspondiam a 19 vitórias, 4 empates, 7 derrotas, 58 golos marcados e 24 sofridos, e [[Josef Venglos]] já não acaba a temporada, sendo substituído pelo seu adjunto [[Marinho Mateus]], depois de uma derrota em casa com o Braga. |
| − |
| |
| − | A única herança que deixou foi o lançamento dos jovens, [[António Maurício Morato|Morato]] e principalmente [[Paulo Futre]], um esquerdino genial logo eleito como o "menino bonito" dos adeptos.
| |
| | | | |
| | Pelo caminho já tinha ficado a Taça de Portugal, onde o Sporting afastou sucessivamente Sesimbra, Bragança, Estrela de Portalegre, Benfica e Vizela, para cair nas meias finais, no jogo de desempate disputado nas Antas, frente ao FC Porto. | | Pelo caminho já tinha ficado a Taça de Portugal, onde o Sporting afastou sucessivamente Sesimbra, Bragança, Estrela de Portalegre, Benfica e Vizela, para cair nas meias finais, no jogo de desempate disputado nas Antas, frente ao FC Porto. |
Revisão das 16h38min de 8 de abril de 2025
Venglos lança Futre
O checoslovaco Josef Venglos tinha chegado ao Sporting no final da temporada de 1982/83, com o rótulo de Campeão Europeu de 1976, enquanto assistente de Vaclav Jesek, mas o ambiente que se vivia em Alvalade era de cisão, num balneário totalmente dividido pela pouco prudente opção do Presidente, em dar o comando técnico da equipa a António Oliveira na época anterior.
O plantel sofre profundas alterações, saem jogadores Campeões como Meszaros, Fidalgo, José Eduardo, Vitorino Bastos, Ademar, Nogueira, Marinho e Freire, enquanto João Rocha se vinga do FC Porto contratando Romeu e Gabriel, isto para além do jovem Fernando Cruz, que veio do Vitória de Setúbal.
O mercado do leste continuou a ser preferencial para o Sporting, até porque agora o treinador era dessa zona da Europa. O nome mais sonante de que se falou foi o do guarda redes jugoslavo do Estrela Vermelha, Aleksandar Stojanovic, que chegou a estar em Lisboa e a fazer os testes médicos, mas depois acabou por ir para a Grécia. Em vez dele veio o húngaro Bela Katzirz. Outros foram os jogadores que estiveram à experiência, mas só o central jugoslavo Moncilo Boskovic é que ficou. Depois vieram o inglês Roger Wilde e o brasileiro Jason. Nenhum deles acrescentou valor à equipa, pelo que Josef Venglos teve de recorrer à prata da casa com o lançamento de vários jovens, com destaque para Morato e principalmente Paulo Futre, um esquerdino genial, logo eleito como o "menino bonito" dos adeptos, isto depois de uma época em que a formação tinha estado em grande.
Mas os resultados são pouco animadores, numa temporada que teve como pontos altos, as vitórias em Alvalade sobre o Sevilha por 3-2, e frente ao Benfica por 2-1 para a Taça de Portugal.
Depois de afastar o Sevilha da Taça UEFA, o Sporting é goleado em Glasgow por 5-0 pelo Celtic, numa noite trágica para Bela Katzirz, o guarda-redes húngaro que tinha vindo substituir o seu compatriota Meszaros, de nada servindo os dois golos sem resposta que Jordão tinha marcado no jogo da 1ª mão.
No Campeonato o Sporting volta a ficar no 3º lugar com 42 pontos, a 10 do Campeão, que correspondiam a 19 vitórias, 4 empates, 7 derrotas, 58 golos marcados e 24 sofridos, e Josef Venglos já não acaba a temporada, sendo substituído pelo seu adjunto Marinho Mateus, depois de uma derrota em casa com o Braga.
Pelo caminho já tinha ficado a Taça de Portugal, onde o Sporting afastou sucessivamente Sesimbra, Bragança, Estrela de Portalegre, Benfica e Vizela, para cair nas meias finais, no jogo de desempate disputado nas Antas, frente ao FC Porto.
Para terminar a temporada mais uma digressão aos Estados Unidos já sob o comando do novo treinador o galês John Toshack, mas os resultados continuam a primar pela irregularidade.
To-mane 20h03min de 4 de Setembro de 2008 (UTC)
Figuras
Plantel
- Legenda
- Competição: CN=Campeonato Nacional, TP=Taça de Portugal, TH=Taça de Honra, TU=Taça UEFA
TREINADOR
ADJUNTO
Jogos
Campeonato Nacional
Classificação
| Class.
|
Clube
|
Jogos
|
Vitórias
|
Empates
|
Derrotas
|
Golos
|
Pontos
|
| 1º |
SL Benfica |
30 |
24 |
4 |
2 |
86 - 22 |
52
|
| 2º |
FC Porto |
30 |
22 |
5 |
3 |
65 - 9 |
49
|
| 3º |
SPORTING |
30 |
19 |
4 |
7 |
58 - 24 |
42
|
| 4º |
SC Braga |
30 |
15 |
7 |
8 |
40 - 32 |
37
|
| 5º |
V. Setúbal |
30 |
13 |
8 |
9 |
43 - 28 |
34
|
| 6º |
V. Guimarães |
30 |
14 |
3 |
13 |
41 - 41 |
31
|
| 7º |
Boavista |
30 |
12 |
7 |
11 |
36 - 31 |
31
|
| 8º |
Varzim |
30 |
10 |
9 |
11 |
32 - 39 |
29
|
| 9º |
Rio Ave |
30 |
11 |
7 |
12 |
35 - 35 |
29
|
| 10º |
Portimonense |
30 |
10 |
6 |
14 |
27 - 37 |
26
|
| 11º |
Salgueiros |
30 |
6 |
9 |
15 |
23 - 41 |
21
|
| 12º |
Farense |
30 |
5 |
11 |
14 |
29 - 54 |
21
|
| 13º |
FC Penafiel |
30 |
7 |
7 |
16 |
18 - 55 |
21
|
| 14º |
Estoril Praia |
30 |
6 |
9 |
15 |
22 - 51 |
21
|
| 15º |
RD Águeda |
30 |
7 |
5 |
18 |
25 - 55 |
19
|
| 16º |
SC Espinho |
30 |
5 |
7 |
18 |
19 - 45 |
17
|
Pontuação: 2 pontos por vitória, 1 por empate, 0 por derrota
Taça de Portugal
Taça UEFA
| Data
|
Jornada
|
Jogo
|
Resultado
|
Ficha de jogo
|
| 14-09-1983 |
1ª Eliminatória |
Sevilha (Espanha) – SPORTING |
1 – 1 |
Ficha
|
| 28-09-1983 |
1ª Eliminatória |
SPORTING – Sevilha (Espanha) |
3 – 2 |
Ficha
|
| 19-10-1983 |
2ª Eliminatória |
SPORTING – Celtic Glasgow (Escócia) |
2 – 0 |
Ficha
|
| 02-11-1983 |
2ª Eliminatória |
Celtic Glasgow (Escócia) – SPORTING |
5 – 0 |
Ficha
|
Taça de Honra
| Data
|
Jornada
|
Jogo
|
Resultado
|
Ficha de jogo
|
| 06-10-1983 |
1/2 Final |
Belenenses – SPORTING |
2 – 0 |
Ficha
|
| 11-10-1983 |
3º e 4º lugares |
SPORTING – Estoril |
3 – 1 |
Ficha
|
Outros Jogos
Outros links de interesse