Skip to main content

Em guerra com a AFL

Depois da vitória na época anterior a equipa do Sporting já era considerada como a melhor de Portugal, mas a defesa do título foi muito atribulada.

O Sporting apenas participou na 1ª volta de um Campeonato reduzido a cinco clubes, e que liderava em igualdade de pontos com o Benfica, quando a AFL suspendeu por 60 dias o Império, por uma questão entretanto esclarecida pelo clube visado, que ficou absolvido.

Por essa altura o Internacional convidou o Sporting para um treino com um misto de jogadores daquele clube e do Império, que se realizou como era habitual sem nenhuma formalidade, mas a AFL considerou esse treino como um acto de desobediência, aplicando um mês de suspensão aos Capitães do Sporting e do CIF, que foram retirados da equipa representativa da Associação que estava escalada para o tradicional jogo entre Lisboa e Porto.

Perante esta situação nenhum jogador do Sporting compareceu a esse jogo, pelo que o castigo foi alargado a todos os envolvidos, na mesma altura em que Picão Caldeira do CIF era despenalizado, depois de apresentar justificação para a sua ausência, quando já se sabia que aquele jogador iria passar a representar o Benfica.

Perante tudo isto a Direcção do Sporting resolveu retirar todas as suas equipas dos campeonatos que decorriam, sendo seguida em tal acção pelo CIF e pelo Império. Assim a Associação de Futebol de Lisboa suspendeu por cinco meses os três Clubes rebeldes, declarando o Benfica como o novo Campeão de Lisboa, uma vez que este Clube já tinha defrontado o Lisboa FC, no jogo da 2ª volta que assim fora o último da competição.

Depois de muita polémica o castigo que seria levantado um mês depois, mas as classificações do Sporting nesta época tinham ficado irremediavelmente comprometidas, principalmente a defesa do título na categoria principal.

Nessa altura os partidários do Benfica afirmavam que a desistência do Sporting teria a ver com o receio de perder, em virtude de alguns jogadores leoninos estarem doentes e a equipa ter ficado enfraquecida, ao que retorquiu o Capitão Francisco Stromp, colocando o Sporting à disposição do Benfica para jogarem onde e quando quisessem.

Assim depois de levantado o castigo, Benfica e Sporting defrontaram-se em Sete Rios, mas a equipa leonina estava destreinada e perdeu por 3-2. Derrotados mas não convencidos, os sportinguistas pediram a desforra que aconteceu uma semana depois no mesmo sitio, repetindo-se a derrota, mas desta vez por 3-0, seguindo-se um banquete de confraternização entre jogadores e dirigentes de ambos os clubes.

Um mês depois o Sporting conquistou a Taça Amadora, que assinalou a inauguração do Campo de Jogos daquela localidade, derrotando o Benfica por 2–1, num jogo que mais uma vez despertou muito interesse. O tira-teimas entre os dois grandes rivais aconteceu a 4 de Junho na Final da Taça de Honra, que o Sporting ganhou por 1–0, renovando o título conquistado na época anterior.

Este último jogo voltou a ficar marcado pela polémica, pois disputou-se debaixo de uma grande ventania que na 1ª parte favoreceu o Sporting, que aproveitou para se adiantar no marcador, enquanto o Benfica tudo fazia para passar o tempo sem que verdadeiramente se jogasse Futebol. Depois do intervalo a situação inverteu-se e foi a vez do Sporting se limitar a mandar bolas para fora na defesa da sua vantagem. Só que os partidários do Benfica, sempre muito numerosos e que tinham aplaudido os seus jogadores na 1ª parte, agora não gostaram e chegaram mesmo a invadir o campo. Mas no final contra tudo e contra todos, ganhou o Sporting.

A qualidade do Futebol desta equipa do Sporting, ficou também demonstrada numa deslocação a Madrid, onde os Leões ganharam dois jogos e empataram um. Mais tarde, um misto dos principais clubes da capital espanhola veio a Lisboa, onde derrotou o Sporting por 3-2.

To-mane 11:06, 21 Julho 2008 (WEST)

Figuras

Plantel

Jogador Posição Obs. CL TH Total
J G J G J G
Paiva Simões Guarda-redes
Carlos Fernando Silva Guarda-redes
Amadeu Cruz Defesa
Jorge Vieira Defesa
José Hortense Defesa
Raul Barros Médio
Gastão Ferraz Médio
Boaventura da Silva Médio
Artur José Pereira Médio
António Stromp Avançado
Francisco Stromp Avançado Capitão
António Rosa Rodrigues Avançado
Jaime Gonçalves Avançado
John Armour Avançado
Alfredo Perdigão Avançado
Marcelino Pereira Avançado

Legenda
Competição: CL=Campeonato de Lisboa; TH=Taça de Honra;

  • Não há dados suficientes para o preenchimento da tabela

Jogos

Campeonato de Lisboa

Data Jornada Jogo Resultado Ficha de jogo
07-11-1915 1ª Jornada SPORTING – Império 6 – 0 Ficha
28-11-1915 2ª Jornada Lisboa F.C. – SPORTING 0 – 5 Ficha
12-12-1915 3ª Jornada SPORTING – Internacional 7 – 0 Ficha
16-01-1916 4ª Jornada Benfica – SPORTING 1 – 1 Ficha
Império – SPORTING V – D
SPORTING – Lisboa F.C. D – V
Internacional – SPORTING V – D
SPORTING – Benfica D – V
Classificação
Class. Clube Jogos Vitórias Empates Derrotas Golos Pontos
SL Benfica 8 7 1 0 16–4 15
Lisboa FC 8 4 0 4 1–15 8
SPORTING 8 3 1 4 19–1 7

Taça de Honra

Data Jornada Jogo Resultado Ficha de jogo
28-05-1916 1/2 Final SPORTING – Império 6 – 0 Ficha
04-06-1916 Final Benfica – SPORTING 0 – 1 Ficha

Outros Jogos

Data Jornada Jogo Resultado Ficha de jogo
31-10-1915 Amigável Benfica – SPORTING 2 – 2 Ficha
25-12-1915 Amigável Madrid FC – SPORTING 1 – 2 Ficha
26-12-1915 Amigável Atlético Madrid – SPORTING 1 – 3 Ficha
28-12-1915 Amigável Madrid FC – SPORTING 1 – 1 Ficha
02-04-1916 Amigável Benfica – SPORTING 3 – 2 Ficha
09-04-1916 Amigável Benfica – SPORTING 3 – 0 Ficha
20-04-1916 Amigável SPORTING – Misto de Madrid 2 – 3 Ficha
14-05-1916 Taça Amadora Benfica – SPORTING 1 – 2 Ficha
Resumo da Época
Campeonato de Lisboa - 1ª Categoria Taça de Honra - 1ª Categoria Campeonato de Lisboa - 2ª Categoria Campeonato de Lisboa - 3ª Categoria Campeonato de Lisboa - 4ª Categoria
Desistiu Vencedor Desistiu Desistiu Desistiu

Outros links de interesse