Skip to main content
Dados de Armando Nunes Henriques Armando-Nunes-Henriques-Tiro-1988.jpg
Nome Armando Carreira Nunes Henriques
Nascimento 1930
Naturalidade Leiria - Portugal
Posição Atirador e dirigente de Tiro a chumbo

Armando Nunes Henriques foi atirador da secção de Tiro do Sporting Clube de Portugal desde 1957.

Armando Nunes Henriques em 1976

Iniciou a atividade desportiva muito cedo, praticando Basquetebol, Atletismo e Ginástica em Leiria. Já em Lisboa, chegou a paraticar Atletismo e Râguebi no Sporting, sem se distinguir particularmente e peovavelmente sem chegar às equipas principais. Chegou ao Tiro através do Xadrez, modalidade que praticava na equipa do Banco Nacional Ultramarino, a qual participava nas provas de "pentatlo bancário", as quais incluíam o Xadrez, Bilhar, Ténis de Mesa, as Damas e o Tiro. Uma vez que já praticava as outras modalidades, decidiu iniciar-se no Tiro para poder integrar a equipa. Venceu de imediato a primeira prova de Tiro em que participou, e o sucesso animou-o a continuar. Uma lesão contraída no Râguebi levava-o a ir ao posto médico do Sporting, o qual era ao lado da Secção de Tiro na Rua do Passadiço, mas no entanto Nunes Henriques não sabia que se praticava Tiro no Sporting. Foi através de atiradores da equipa do BNU, em particular Carvalho Marques, irmão do atirador leonino Manuel Pantoja Soares, que acabou por se tornar atirador do Sporting, clube que nunca mais deixou e pelo qual sempre atirou.

Venceu por duas vezes o Campeonato Ibérico, uma delas na modalidade de Carabina livre a 50 m deitado em 1963.

Fez parte das equipas que venceram o Campeonato Nacional de Carabina Livre em 3 posições, Posição deitado, Posição de joelhos e Posição de pé bem como o I Campeonato Nacional de Carabina Standard (posição deitado) em 1969, e ainda diversas Taças de Portugal de Tiro.

Individualmente, venceu o Campeonato de Portugal em Carabina a 50 m deitado em 1958, o Campeonato Nacional de Carabina Standard em 3 Posições em 1970, o Campeonato Nacional de Carabina Livre Deitado em 1972, o Campeonato Nacional de Carabina Livre 3 posições Deitado em 1974, os Campeonatos Nacionais de Carabina Standard e de Carabina Livre 3 Posições em 1975, os Campeonatos Nacionais de Carabina Standard 3 Posições e de Carabina Livre 3 Posições, Deitado e Joelhos a 50 m em 1976, os Campeonatos Nacionais de Carabina Livre 3 Posições, De Pé e Joelhos a 50 m e de Carabina de Ar Comprimido em 1977. Ganhou ainda diversos títulos regionais.

Foi dirigente da secção, a qual comandava em 1978.

Recebeu o Prémio Stromp na categoria de Atleta Amador em 1981.

Foi atleta suplente da modalidade de Tiro, na XXIII Olimpíada de Los Angeles, em 1984, sem no entanto chegar a competir.

Foi ainda treinador de Tiro no Ginásio Clube Português a partir de 1978.