Skip to main content
Época anterior:
Tiro 1977
Época seguinte:
Tiro 1979

Tiro à Bala e ao Chumbo

A secção de Tiro à Bala do Sporting, dirigida por Armando Nunes Henriques, dispunha tinha uma carreira de tiro a 50 m no Estádio José Alvalade, e outra a 10 m com várias linhas de tiro. A modalidade não tinha defeso e a época ia de janeiro a dezembro. Desde 1968 que o Tiro ao Chumbo não era praticado de forma regular, com a exceção que Armando Marques tinha continuado ligado ao Sporting. Temos pouca informação sobre que títulos Marques terá ganho ao serviço do Sporting entre 1968 e 1976. Em 1977, começou a aparecer informação no Jornal Sporting sobre o Tiro ao Chumbo, incluindo competições e títulos.

Tiro à Bala: Domínio continuado em Carabina

No primeiro trimestre do ano, o Sporting conquistou três títulos regionais e quatro nacionais: Fernando Edgar do Carmo sagrou-se campeão distrital de Carabina de ar comprimido a 10 m, campeão nacional de Carabina livre a 50 m nas três posições e de joelhos. Jacques Pena foi campeão distrital e nacional de Pistola livre a 50 m e campeão nacional de Pistola de velocidade - silhuetas. Por sua vez, Francisco Brito Coelho foi campeão distrital de Carabina a 50 m deitado.

A 29 de junho o Sporting conquistou a Taça Cidade de Lisboa em espingarda de guerra a 200 m, disputada no Campo de Tiro da Serra da Carregueira, com uma equipa constituída por Mário Ribeiro de Oliveira, Francisco Brito Coelho e Monteiro Marques.

Disputaram-se de 13 a 16 de julho no Estádio Nacional a primeira de três provas de seleção com vista ao 42º Campeonato Mundial de Tiro, o qual se realizou de 25 de setembro a 5 de outubro em Seoul na Coreia do Sul. Jacques Pena teve uma grande atuação, batendo dois recordes nacionais com pontuações de nível mundial, ultrapassando os mínimos olímpicos: em Pistola de ar comprimido a 10 m fez 385 pontos, e em Pistola livre a 50 m fez 554 pontos, batendo o recorde anterior de 550 pontos fixado em 1959, 19 anos antes, por António Jorge da PSP. Mário Ribeiro de Oliveira também ficou selecionado em carabina deitado. Na segunda prova de seleção, foi Armando Nunes Henriques quem bateu mais um recorde nacional, o de Carabina em três posições com 1108 pontos, que pertencia a Mário Ribeiro de Oliveira com 1103 pontos feitos em 1974. Na terceira prova, foi Mário Ribeiro de Oliveira quem conseguiu mais um recorde nacional, e, Carabina de ar comprimido a 10 m, com 381 pontos, a 12 do record mundial.

O Sporting organizou pela terceira vez a Taça Queiroga Tavares, dia 19 de novembro na Carreira de Tiro do Estádio Nacional, vencendo o Sporting por equipas e individualmente.

A Federação Portuguesa de Tiro organizou em 18 e 19 de novembro uma série de provas, também na Carreira de Tiro do Estádio Nacional. O Sporting venceu todas as seis provas por equipas bem como as provas individuais, em Carabina, e ainda duas provas individuais em Pistola através de Jacques Pena, modalidade em que o Clube não dispunha de atiradores suficientes para formar equipa.

Sabemos que o Sporting venceu três títulos regionais e quatro nacionais, mas não sabemos quais, nem se individuais se coletivos.

Mário Ribeiro, José Alberto Casquilho, Jacques Pena, Armando Nunes Henriques, Armando Marques, Manuel Delfim Guerreiro e Fernando Edgar do Carmo foram internacionais. No 42º Campeonato Mundial de Tiro na Coreia do Sul Armando Nunes Henriques, Armando Marques, Mário Ribeiro de Oliveira e Jacques Pena estiveram presentes. Pena ficou em 13º entre 117 concorrentes de todo o mundo, com a marca de 382 pontos que lhe conferiu a Medalha de Ouro Mestre Atirador Mundial em Pistola a 10 m, e a de prata em Pistola Livre a 50 m. Os XII Campeonatos Ibéricos de Tiro realizaram-se em Sevilha de 28 a 31 de outubro. Armando Nunes Henriques, Fernando Edgar do Carmo e Francisco Brito Coelho representaram Portugal em carabina e o Dr. Jacques Pena em pistola. Pena sagrou-se campeão Ibérico em Pistola de Velocidade a 25 metros e vice-campeão em Pistola livre a 50 m. Nunes Henriques ficou em 5º em Carabina a 50 m deitado e em três posições. Coelho ficou em 6º em Carabina livre a 50 m deitado, tal como Fernando Edgar do Carmo em três posições.

Tiro ao Chumbo: Armando Marques

A 27 e 28 de maio Armando Marques sagrou-se campeão nacional de Percurso de Caça com a pontuação de 168/200, numa prova disputada nas instalações do Clube Português de Tiro ao Chumbo em Monsanto.

Armando Marques foi campeão regional e nacional de Skeet, com a pontuação de 112/125 e 182/200.

Figuras

Secção

Capitão Secretários Conselho Técnico Diretor
Armando Nunes Henriques

Atiradores

Atirador Atirador Atirador
Tiro à Bala
Manuel Delfim Guerreiro Armando Nunes Henriques Fernando Edgar Mendes do Carmo
Dr Jacques Pena Mário Ribeiro Fernandes de Oliveira
José Alberto Casquilho Francisco Brito Coelho Fernando Alexandre
Tiro a Chumbo
Armando Marques

Troféus conquistados

Tiro à Bala

Internacional individual

  • Campeonato Ibérico

Nacional individual

Regional individual

Outras provas


Tiro a Chumbo

Nacional individual

Regional individual

Outras provas


Links

  • Regressar à página principal do Tiro