Skip to main content

O ecletismo sempre fez parte do ADN do Sporting Clube de Portugal, que na altura da sua fundação arrancou com quatro modalidades. Inicialmente o Ténis era para ser prioritário, mas a popularidade do Futebol depressa mudou essa intenção e, no ano do arranque para além dessas duas modalidades, praticava-se também Ginástica e Atletismo, onde se incluía a Luta de Tração à Corda.

Daí para a frente o número de modalidades foi crescendo progressivamente, sendo já mais de quarenta aquelas que foram praticadas no Clube, desde as mais conhecidas e populares, no desenvolvimento das quais o Sporting desempenhou sempre um papel relevante no nosso País, até ás pequenas secções, que em casos como o Ténis de Mesa, a Natação, o Bilhar, o Boxe, o Tiro, as Lutas Amadoras e algumas artes marciais, também atingiram uma dimensão digna de registo.

O Ciclismo foi uma das primeiras a ser introduzida, sendo de destacar a sua importância na divulgação e no crescimento do Clube, pela capacidade que tinha de levar as camisolas do Sporting a todos os cantos do País, tendo produzido alguns ídolos, com natural destaque para o grande Joaquim Agostinho.

Salazar Carreira desempenhou um papel muito importante no desenvolvimento do ecletismo leonino, sendo o responsável pela introdução de modalidades relevantes, como o Râguebi que ficou na história do Clube por ter sido a primeira a utilizar as camisolas listadas, o Voleibol e principalmente o Andebol, onde o Sporting se tornou no Clube referência da modalidade em Portugal, principalmente com a equipa que ficou conhecida como Os Sete Magníficos.

Moniz Pereira é outro nome indissociável do ecletismo do Sporting, neste caso principalmente pela sua acção no desenvolvimento do Atletismo, a modalidade que mais títulos ganhou para o Sporting, produzindo atletas de nível internacional, com natural destaque para Carlos Lopes, Fernando Mamede, Rui Silva, Francis Obikwelu e Naíde Gomes e conquistando 18 Taças dos Campeões Europeus.

No mandato do Presidente João Rocha o ecletismo do Sporting atingiu o seu auge. Nesse período foram construídos pavilhões, feito o aproveitamento das naves do Estádio José Alvalade, onde foi instalada uma pista de tartan e, o Sporting chegou a movimentar cerca de 15000 atletas em 22 modalidades, com particular destaque para a Ginástica, que atingiu os 3500 praticantes. A excelência que já tinha sido atingida no Atletismo e no Andebol, chegou também ao Basquetebol com uma equipa onde pontificava Carlos Lisboa e principalmente ao Hóquei em Patins, com a aquela que ficou para a história como Equipa Maravilha.

A profissionalização das principais modalidades tornou incomportáveis os custos do ecletismo e assim em 1995 os sócios do Sporting Clube de Portugal foram chamados a referendar uma terceira modalidade de alta competição, para se juntar ao Futebol e ao Atletismo, que eram por tradição as modalidades principais do Clube e as únicas que remontavam à sua fundação, tendo a escolha recaído no Andebol, o que levou ao encerramento de outras secções como o Hóquei em Patins, Basquetebol e o Voleibol, que na altura vivia o seu período áureo, com uma equipa onde tinha brilhado Miguel Maia.

Mais tarde o Futsal juntou-se às chamadas modalidades de alto rendimento, com o Sporting a assumir uma posição dominante nesta nova modalidade, que entretanto se tornou num verdadeiro fenómeno de popularidade.

A regular participação de atletas do Sporting nos Jogos Olímpicos é também emblemática da grandeza do ecletismo leonino. Em 28 edições dos Jogos, o Sporting esteve representado em 20 e, em 2016 já tinha tido 146 Atletas Olímpicos em 18 modalidades diferentes, isto para além de 8 Atletas Paralímpicos.

Destas participações que se iniciaram em 1912 com António Stromp, resultaram a conquista de 9 medalhas olímpicas (2 de Ouro, 6 de Prata e 1 de Bronze), com natural destaque para Carlos Lopes, que ganhou duas e foi o primeiro atleta português a conquistar uma Medalha de Ouro nos Jogos Olímpicos.


Modalidades do Sporting Clube de Portugal
Activas
Atletismo.png Atletismo Andebol.png Andebol Basquetebol.png Basquetebol Futsal.png Futsal
Hóquei.png Hóquei em Patins Voleibol.png Voleibol TénisdeMesa.png Ténis de Mesa Râguebi.png Râguebi
Aikido.Artes Marciais.png Aikido F1.png Automobilismo Bilhar e Pool.png Bilhar Boxe.png Boxe
Capoeira.png Capoeira E-Sports.png eSports Futebol de Mesa.png Futebol de Mesa GinásticaArtistica.png Ginástica
Golf.png Golfe Hipismo.Dressage.png Hipismo - Dressage Judo.png Judo Karaté.png Karaté
Kempo.png Kempo Kickboxing.png Kickboxing Natação.png Natação Paintball..jpg Paintball
PescaDesportiva.png Pesca Desportiva PóloAquático.png Polo Aquático Pool.png Pool Surf.png Surf
Taekwondo.png Taekwondo Tiro.png Tiro GinásticaTrampolins.png Trampolins TirocomArco.png Tiro com Arco
Triatlo(3).png Triatlo Xadrez.Chess.png Xadrez
Modalidades Paralímpicas
Atletismo • Natação • Andebol CR • Boccia • Paracanoagem • Equitação • Goalball • Paraciclismo • Ténis de Mesa • Tiro • Tiro com Arco • Basquetebol CR • Futsal • Showdown • Futebol
Extintas
Actividades Subaquáticas.png Act. Subaquáticas Andebol.png Andebol 11 Badminton.png Badminton Baseball.png Baseball
Bridge (Cartas).png Bridge CanoagemVelocidade.png Canoagem Ciclismo.png Ciclismo Cricket.png Cricket
Corfebol.png Corfebol Esgrima.Fencing.png Esgrima FuteboldePraia.png Futebol de Praia Halterofilismo.png Halterofilismo
HoqueiCampo.png Hóquei em Campo HóqueiemLinha.png Hóquei em Linha Horseball.png Horseball Ioga.png Ioga
Jujitsu.png Jiu-jitsu Jogo das Damas.Draughts.png Jogo das Damas KravMaga.png Krav Maga Luta.png Lutas Amadoras
LutadeTracçãoàCorda.png Luta de Tração à Corda MMA.Mixed Martial Arts.png MMA Motociclismo.Motorcycle.png Motociclismo Padel.png Padel
Patinagem.png Patinagem Pentatlo.Moderno.png Pentatlo Moderno Remo.png Remo Ténis.png Ténis
Vela.png Vela Volei de Praia.png Voleibol de Praia