Skip to main content
Aikido do Sporting em 2009, com o Mestre José Croca
Aikido do Sporting em 2012

Aikido é uma arte marcial tradicional japonesa que se traduz por "A Via da Harmonia com o Universo (Energia)". Esta arte marcial utiliza inúmeras técnicas que têm o objectivo de incapacitar o poder ofensivo ou defensivo de um ou mais adversários, envolvendo-os no próprio ritmo de acção do aikidoka.

O Aikido inclui três condições: a estabilidade do nosso centro (corpo); a concentração do espírito de combate (mente); e a respiração.

No Sporting Clube de Portugal praticou-se Aikido pela primeira vez a partir de julho de 1980, através do Mestre Chung Sun-Yong, então responsável pela secção de Taekwondo, mas sem ter um seguimento continuado.

A modalidade renasceu no Clube em 1994, nas vertentes de Taijutsu (técnicas de luta corpo a corpo), Buki Waza (treino com armas), e Takemusu Aiki, a forma mais avançada.

Em 2000 o Mestre Carlos Costa introduziu o Aikibudo, uma das correntes do Aikido, com origem em França nos anos 1970, no Sporting e em Portugal.

Em 2009 o Mestre José Croca, no Sporting desde 1994, era o responsável pela escola de AIkido, a qual pertencia à Fundação de Aikido sedeada em Tóquio, a qual estava habilitada a atribuir diplomas reconhecidos internacionalmente.

O Bushinkan - Dojo de Takemusu Aikido do Sporting Clube de Portugal, estava em 2013 sob a tutela de Paolo Corallini Shihan - 7º Dan Takemusu Aikido; 7º Dan Aikikai; 5º Dan Bukiwaza, e em cumprimento com os desejos de Morihiro Saito Sensei, respeita oficialmente Moriteru Ueshiba, Aikido Doshu, e segue as regras da Fundação Aikikai. O Bushinkan continuará a preservar e promover os ensinamentos de Aikido tradicional e a pedagogia de Morihiro Saito Sensei- 9º Dan Aikikai.

De 24 a 26 de Julho de 2015 a Secção de Aikido do Sporting recebeu um estágio de três dias do mestre Paolo Corralini, sendo este o terceiro ano em que o Mestre acedeu a esta iniciativa.

Contactos


Links