Skip to main content
m
m (Troféus conquistados)
Linha 96: Linha 96:
 
**Sporting: [[Fernando Nunes Henriques]], [[António Monteiro Marques]] e [[Francisco Brito Coelho]]
 
**Sporting: [[Fernando Nunes Henriques]], [[António Monteiro Marques]] e [[Francisco Brito Coelho]]
 
*Campeonato Nacional de Carabina livre
 
*Campeonato Nacional de Carabina livre
**3 Posições: Sporting: Nunes Henriques e [[Fernando Edgar do Carmo]]
+
**3 Posições: Sporting: [[Armando Nunes Henriques]] e [[Fernando Edgar do Carmo]]
**de Pé: Sporting: Fernando Edgar do Carmos, Nunes Henriques e Mário Ribeiro
+
**de Pé: Sporting: Fernando Edgar do Carmos, [[Armando Nunes Henriques]] e Mário Ribeiro
 
**Deitado: Sporting
 
**Deitado: Sporting
 
*Campeonato Nacional de Pistola de Ar Comprimido  
 
*Campeonato Nacional de Pistola de Ar Comprimido  

Revisão das 16h26min de 15 de abril de 2023

Época anterior:
Tiro 1978
Época seguinte:
Tiro 1980

Tiro à Bala e ao Chumbo

A secção de Tiro à Bala do Sporting era dirigida por Fernando Edgar do Carmo. As épocas não tinham defeso e iam de janeiro a dezembro. No verão a carreira de tiro do Estádio Nacional fechava, de modo que não havia provas, as quais recomeçavam por volta de outubro. Os atiradores custeavam não apenas as suas armas, como também as próprias balas, o que tornava a modalidade relativamente cara.

Em entrevista ao Jornal Sporting de 28 de dezembro de 1979, Mário José da Silva Garcia da Comissão de Gestão de 1979/80 considerou, a título pessoal, que secções sem estruturas adequadas seriam inconsequentes, incluindo o Bilhar, Natação e Tiro.

Tiro à Bala: Domínio continuado em Carabina

Atiradores leoninos
Dr José Jacques Pena

O Campeonato Distrital de Carabina e Pistola Livre a 50 m teve lugar a 7 de abril na carreira de tiro do Estádio Nacional. Os atiradores leoninos participaram em cinco das sete provas em disputa, conquistando dois primeiros, três segundos e um terceiro lugares. Jacques Pena venceu em Pistola Livre a 50 m. Em Carabina Livre deitado a 50 m, Francisco Brito Coelho venceu, com Armando Nunes Henriques a ficar em 2º e Mário Ribeiro em 3º. Em Carabina Livre 3 posições Mário Ribeiro ficou em 2º lugar com Nunes Henriques a ficar em 2º e Fernando Edgar do Carmo em 3º. Em Pistola de Velocidade Jacques Pena ficou em 2º- Em Carabina Livre deitado a 50m, 2ª classe, António Pinto Basto ficou em 2º e Nunes Henriques em 3º.

Jacques Pena venceu o Campeonato Distrital de Pistola de Velocidade a 25 m e de de Carabina de Ar Comprimido a 50 m.

O Campeonato Distrital de Pistola a 10 m teve lugar a 12 de abril na carreira de tiro do Estádio Nacional.

Os Campeonatos Nacionais de Tiro à Bala com armas de pequeno calibre iniciaram-se a 5 e 6 de maio na carreira de tiro do Estádio Nacional. Logo nesse fim de semana o Sporting conquistou quatro títulos. Jacques Pena venceu em Pistola livre a 50 m com 543 pontos, e ficou em 4º em Pistola de velocidade. Em Carabina deitado a 50 m, Francisco Brito Coelho ficou em 3º lugar em 1ª categoria, fazendo os mínimos exigidos para a fase final da preparação olímpica. Em 2ª categoria Fernando Alexandre venceu, com Pinto Basto e Nunes Henriques a completarem o pódio. Em Carabina livre de pé a 50 m, Fernando Edgar do Carmo venceu com 349 pontos, Nunes Henriques ficou em 2º lugar e Mário Ribeiro em 4º. Na posição de joelhos Nunes Henriques ficou em 2º lugar e Fernando Edgar do Carmo em 3º. Em Carabina 3 posições 50 m essas classificações repetiram-se: Armando Nunes Henriques ficou em 2º lugar e Fernando Edgar do Carmo em 3º. Em Carabina a 10 m Nunes Henriques venceu. O Sporting conquistou ainda alguns pódios em 2ªs categorias. A competição continuou no fim de semana seguinte. Jacques Pena venceu em Pistola a 10 m. Com estas classificações, o Sporting venceu por equipas em Carabina 3 Posições, de Pé e Deitado, e em Pistola de Ar Comprimido Deitado.

O Campeonato Nacional de Tiro à Bala com armas grande calibre (denominado Campeonato de Portugal com armas de guerra) teve lugar entre 2 e 10 de junho na Serra da Carregueira. A equipa leonina foi composta por Mário Ribeiro, Francisco Brito Coelho, Fernando Nunes Henriques e António Monteiro Marques. Em Espingarda a 200 m o Sporting dominou, colocando três atiradores entre os primeiros quatro: Fernando Nunes Henriques em 1º, António Monteiro Marques em 2º, e Francisco Brito Coelho em 4º. Assim, o Sporting venceu por equipas a denominada "Taça Lisboa". Na Taça Defesa Nacional o Sporting ficou em 4º lugar, e em Pistola de Guerra Jacques Pena ficou em 3º.

O Campeonato de Portugal de Carabina Standard a 300 m teve lugar a 16 de junho na Serra da Carregueira.

O Campeonato de Portugal de Pistola ou Revolver de grosso calibre teve lugar no dia seguinte no Estádio Nacional.

Jacques Pena foi um dos quatro atiradores portugueses selecionados para o Campeonato da Europa de Tiro à Bala, que se realizou em Lvov, na União Soviética, de 3 a 12 de setembro, onde foi o melhor português, ficando em 36º lugar em pistola de pequeno calibre com 546 pontos contra 577 do vencedor. Jacques Pena e Francisco Brito Coelho participaram em 21 e 22 de abril nos Campeonatos Internacionais de Sevilha. Jacques Pena ficou em 5º lugar em Pistola Livre no Torneio das Nações Unidas e Grécia, em representação de Portugal. Fernando Edgar do Carmo participou no I encontro Portugal - Estados Unidos da América em julho, batendo dois recordes nacionais em carabina: de pé, fazendo 369 pontos, batendo o máximo de 356 pontos de Armando Nunes Henriques feito em 1974, e nas três posições, melhorando em um ponto para 1109, também de Nunes Henriques em 1977. Fernando Edgar do Carmo, Armando Nunes Henriques e Francisco Brito Coelho (em carabina) e Jacques Pena (em pistola) representaram Portugal no encontro Portugal -Espanha realizado de 1 a 3 de novembro no Jamor.

Tiro ao Chumbo: Armando Marques

Armando Marques costumava dizer, e repetiu nesta época, que participava em provas de tiro aos pombos, as quais eram financeiramente compensadoras, para financiar a sua participação na competição em tiro aos pratos.

Armando Marques sagrou-se mais uma vez campeão de Lisboa de Skeet Olímpico, com a pontuação de 96/100.

Ainda no primeiro trimestre do ano, Marques venceu a Taça de Portugal em Tiro aos Pombos.

Armando Marques venceu o Campeonato Internacional de Tiro aos Pombos de Valência, prova disputada a 30 e 31 de março e que contava para os Campeonatos Nacionais de Espanha. Em abril Marques venceu o Grande Prémio Internacional de Sevilha de Tiro ao Voo, prova que eliminava ao primeiro tiro falhado. O melhor competidor falhou o 44º tiro, e assim Marques conquistou a Copa Domecq.

Debaixo de muita polémica, o vice-campeão mundial e olímpico não foi selecionado para o Campeonato Mundial em Itália, depois de um processo paco conduzido pela Federação.

Figuras

Secção

Capitão Secretários Conselho Técnico Diretor
Fernando Edgar do Carmo Fernando Alexandre

Atiradores

Atirador Atirador Atirador
Tiro à Bala
Manuel Delfim Guerreiro Armando Nunes Henriques Fernando Edgar do Carmo
Dr José Jacques Pena Mário Ribeiro Fernandes de Oliveira António Pinto Basto
Rui Romão Ramalho Francisco Brito Coelho Fernando Alexandre
João Carvalho Naia José Nuno Leitão António Monteiro Marques
Fernando Nunes Henriques
Tiro a Chumbo
Armando Marques

Troféus conquistados

Tiro à Bala

Nacional por equipas

Nacional individual

Regional individual

  • Campeonato Distrital de Carabina Livre
  • Campeonato Distrital de Pistola Livre a 50 m
  • Campeonato Distrital de Pistola de Velocidade a 25 m
  • Campeonato Distrital de Carabina de Ar Comprimido a 50 m

Outras provas

Tiro a Chumbo

Nacional individual

Regional individual

Outras provas

Links

  • Regressar à página principal do Tiro