Skip to main content

No início da época 2015/16, o Ténis de Mesa do Sporting estava determinado a regressar ao sucesso, que vinha fugindo há três anos, desde que tinha ganho a Supertaça de Ténis de Mesa de 2012. A equipa, treinada por Chen Shi Chao, reforçou-se com o nigeriano Aruna Quadri, tricampeão nacional pelos Toledos e com o regresso de João Seduvem. Diogo Chen e Bode Abiodun mantiveram-se na equipa, e o júnior José Pedro Francisco jogou por vezes.

A Supertaça de 2015

A Supertaça.

O Sporting, finalista vencido da Taça de Portugal do ano anterior, voltou, tal como no ano anterior a disputar a Supertaça com o Toledos, a 17 de setembro de 2011, no Pavilhão Municipal de Mêda. O encontro começou melhor para a equipa da Ilha do Pico, com Bode Abiodun a perder por 1-3 contra Seun Ajetunmobi, mas a partir daí o Sporting demonstrou a sua superioridade. Aruna Quadri derrotou Diogo Silva por 3-1, Diogo Chen venceu João Pereira por 3-0, e Quadri acabou com o jogo ao vencer o seu compatriota nigeriano Ajetunmobi por 3-2. Assim, Quadri demonstrou ser o jogador que faltava para desequilibrar a favor do Sporting.

Campeonato Nacional

O 33º Campeonato Nacional.

O Sporting continuou arrasador no Campeonato Nacional, perdendo apenas o jogo em casa contra o Juncal na fase inicial, quando Aruna Quadri estava ausente nos EUA. Logo depois derrotou os Toledos por 4-0, quando no ano anterior tinha perdido todos os jogos contra o tricampeão nacional em título. Aliás, foi por 4-0 que o Sporting venceu a maioria dos jogos.

O Sporting defrontou o 4º classificado, o Benfica, na 1/2 final do play-off, indo à Luz vencer 3-0, e ganhando em Alvalade por 3-1. Os tempos em que o Benfica tinha chances de vencer o derby iam muito longe.

A final foi contra o Juncal. Depois de vencer o primeiro jogo em casa do adversário por 3-1, em que teve de virar o resultado inicial de 0-1, o Sporting recebeu o Juncal em Alvalade a 4 de junho de 2016. O vice-presidente para as modalidade Vicente Moura disse antes do jogo "hoje é para ganhar!". Mas mais uma vez a equipa leonina entrou a perder, com Bode Abiodun e Diogo Chen a serem derrotados no jogo de pares contra Minhai Sargu e Alexandre Cazacu. Aruna Quadri repôs a igualdade ao vencer Sargu por 3-0. Seguiu-se Abiodun, que derrotou Zhao Thianming por 3-1. Finalmmente, Diogo Chen entrou eletrizado contra Alexandre Cazacu, com um fortíssimo jogo de ataque que lhe valeu a vitória no 1º set por 11-4. Mas o adversário reagiu e passou para a frente ao vencer por 10-12 e 6-11. Chen venceu o 4º set por 11-5, e mais uma vitória dava o título ao Sporting. Com Chen a perder por 8-10, reagiu com um jogo fantástico, empatando 10-10. Acabou por salvar três match-points, mesmo assim insuficientes para evitar uma derrota por 13-15. Na negra, Aruna Quadri destruiu Zhao Thianming com um rápido 3-0. Era o 33º Campeonato Nacional do Ténis de Mesa masculino que o Sporting conquistava.

Seguiu-se a festa, com a explosão em Alvalade, e depois no Pavilhão Multiusos de Odivelas, onde a equipa de Futsal defrontava o Braga no 2º jogo da 1/2 Final do Campeonato Nacional que também viria a vencer. No intervalo, os novos campeões nacionais subiram ao centro e foram aplaudidos de pé pelos sportinguistas presentes. Chen Shi Chao declarou "Parabéns aos jogadores, ao público, a todos os Sportinguistas e à Direção!". O Presidente do Sporting disse "Parabéns Leões, somos a maior potência desportiva nacional. Viva o Sporting Clube de Portugal!".

Taça de Portugal

A Taça de Portugal.

A Taça de Portugal foi disputada uma semana depois, a 11 e 12 de junho de 2016 noCentro de Alto Rendimento em Vila Nova de Gaia. O Sporting jogou com Aruna Quadri, Diogo Chen e Bode Abiodun. Nas eliminatórias a dia 11, o Sporting venceu o C.T.M. Externato António Sérgio e o Juncal, ambos por 3-0. O Benfica, por seu lado, derrotou a AR Novelense.

A final foi portanto contra o Benfica, e tal como esperado não teve história, com o Sporting a vencer facilmente por 3-0. Diogo Chen foi decisivo no primeiro jogo, ao derrotar o ex-leão Diogo Carvalho por 3-1, contra quem tinha perdido nas 1/2 finais do playoff do campeonato. Aruna Quadri derrotou o também ex-leão Francisco Santos por 3-1. A confirmação da vitória deu-se no jogo de pares que opôs Quadri e Bode Abiodun a Gonçalo Castanheira e Santos, com vitória leonina por 3-0.

CO esta vitória o Sporting conquistava a sua 28ª Taça de Portugal, e com ela a 21ª dobradinha, que foi também a quarta tripleta, depois de 2002/03, 2007/08 e 2011/12.

Concluía-se assim mais uma época de ouro para o Ténis de Mesa leonino.