Skip to main content

O futebol em queda no auge do ecletismo

A 1 de Janeiro de 1957 Manuel Faria vence a clássica Corrida de São Silvestre em São Paulo no Brasil, estabelecendo um novo recorde da prova, feito que repetiria no ano seguinte.

A 9 de Fevereiro de 1958 a equipa de futebol do Sporting Clube de Portugal defrontou o FK Aústria, no Estádio José Alvalade, em jogo particular. Para além das duas equipas em campo a disputar a bola, uma terceira estava igualmente no jogo, a transmiti-lo para os espectadores em suas casas ou nos cafés - era A primeira transmissão televisiva em directo de um jogo de futebol.

Na época de 1957/58 o Sporting sagra-se Campeão Nacional de futebol pela 10ª vez.

A 15 de Dezembro de 1958 Guilherme Brás Medeiros é eleito Presidente do Sporting Clube de Portugal.

A 6 de Setembro de 1960 o Sporting Clube de Portugal é proclamado como Instituição de Utilidade Pública.

A 20 de Abril de 1961 Gaudêncio Costa é eleito Presidente do Sporting Clube de Portugal.

A 29 de Junho de 1961 o Sporting ganha o prestigiado troféu Tereza Herrera, disputado na Corunha, derrotando na Final os franceses do Stade Reims por 3-2.

A 26 de Fevereiro de 1962 Joel Pascoal é eleito Presidente do Sporting Clube de Portugal.

Na época de 1961/62 o Sporting sagra-se Campeão Nacional de futebol pela 11ª vez, sob o comando de Juca, que aos 33 anos se torna no treinador mais jovem de sempre a conquistar um Campeonato.

Em Dezembro de 1962 é fundado o Grupo Stromp cujos prémios seriam instituídos no ano seguinte, com o objectivo de distinguir anualmente aqueles que mais se tinham destacado nas diversas áreas da vida do Clube.

A 30 de Abril de 1963 Horácio Viana Rebelo é eleito Presidente do Sporting Clube de Portugal.

Na época de 1962/63 o Sporting ganha pela 6ª vez a Taça de Portugal e conquista o seu 1º Campeonato Nacional de Juvenis em futebol.

Em Agosto de 1963 João Roque ganha a 26ª Volta a Portugal em Bicicleta.

A 3 de Janeiro de 1964 são aprovados em Assembleia Geral os oitavos estatutos do Clube que consagram a criação do Conselho dos Presidentes.

A 20 de Fevereiro de 1964 o Sporting inaugura um Centro de Estágio sediado em Alvalade.

A 28 de Abril de 1964 Homem de Figueiredo é eleito Presidente do Sporting Clube de Portugal, mas só tomaria posse a 29 de Maio de 1964, para que Viana Rebelo fosse o Presidente da histórica conquista da Taça das Taças.

Em 15 de Maio de 1964 o Sporting conquista a Taça das Taças depois de eliminar sucessivamente o Atalanta de Itália, o Apoel do Chipre, frente ao qual conseguiu a maior goleada da história das Competições Europeias 16-1, o Manchester United de Inglaterra com uma virada histórica goleando 5-0 depois duma derrota por 4-1, o Olimpique de Lyon de França e na Final o MTK de Budapeste da Hungria, com uma Finalíssima disputada em Antuérpia que terminou com vitória por 1-0 materializada pelo célebre Cantinho do Morais, depois dum empate 3-3 no primeiro jogo realizado em Bruxelas.

Na sequência desta histórica conquista o Sporting é agraciado pela Câmara Municipal de Lisboa com a Medalha de Ouro da Cidade.

A 2 de Julho de 1965 Guilherme Brás Medeiros é eleito pela segunda vez Presidente do Sporting Clube de Portugal.

Em 1965 por iniciativa de Jorge Planas Almasquê, é criado o "Núcleo dos Mil", um grupo de mil sócios que pagava uma cota mínima de 500$, e que se reúne pela primeira vez no dia 6 de Julho desse ano.

Na época de 1965/66 o Sporting sagra-se Campeão Nacional de futebol pela 12ª vez, sob o comando da dupla Otto Glória e Juca.

No dia 5 de Julho de 1966 o Sporting Clube de Portugal comemora o seu 60º aniversario no Pavilhão dos Desportos, com a distribuição de emblemas aos sócios com 25 e 50 anos de filiação. Nessa altura o Clube conta com mais de 28 mil associados.

Em 1966 Portugal apura-se pela primeira vez para a fase final de um Campeonato Mundial de Futebol, o torneio realiza-se em Inglaterra e a Selecção Nacional termina num brilhante 3º lugar. O Sporting é o Clube com mais jogadores jogadores seleccionados com oito elementos. Hilário é um dos totalistas, realizando os seis jogos em que Portugal participou.

Em Outubro de 1966 realiza-se em Lisboa o II Congresso Leonino.

Em 1967 Carlos Lopes chega ao Sporting pela mão do Professor Moniz Pereira. Viria a tornar-se no melhor atleta português de todos os tempos.

Em Junho de 1968 o Sporting ganha a Taça Internacional de Futebol (Grupo 3).

Em 1968 Joaquim Agostinho inicia a sua longa carreira ao serviço do Sporting e é logo Campeão Nacional de Fundo e vencedor da Volta a São Paulo. Tornar-se-ia no melhor ciclista português de todos os tempos com três vitórias na Volta a Portugal, e num dos melhores do mundo, obtendo excelentes resultados na Volta à França, onde fez parte durante muitos anos da elite do Ciclismo mundial.

Em 1968 foram aprovados novos estatutos onde se extinguiram o Conselho Geral e Conselho dos Presidentes e foi criado o Conselho Leonino.

Em 1969 Fernando Mamede inicia uma brilhante carreira de 20 anos ao serviço do Sporting e do Atletismo português.

A 10 de Abril de 1969 o Presidente do Conselho Marcelo Caetano recebe do Sporting Clube de Portugal a Medalha de Mérito e Dedicação e o Leão de Ouro com Palma.

Em Agosto de 1969 as equipas de futebol do Sporting e Benfica, fazem uma digressão em conjunto a África, que termina com duas vitórias dos Leões, 1-0 em Moçambique, 5-2 em Luanda.

Na época de 1969/70 o Sporting sagra-se Campeão Nacional de futebol pela 13ª vez.

Em Agosto de 1970 Joaquim Agostinho ganha a Volta a Portugal em Bicicleta, competição que o Sporting também vence por equipas.

Em 1971 o Sporting abandona a sua Sede histórica na Rua do Passadiço e instala-se no Estádio José Alvalade.

Em Janeiro de 1971 a equipa de futebol do Sporting desloca-se em digressão ao México.

No dia 25 de Janeiro de 1971 o Sporting contrata por mais de 2000 contos o avançado internacional argentino Hector Yazalde, que se estreia um mês depois, num jogo de apresentação em que o Sporting derrota o Red Star por 3-0.

No dia 12 de Abril de 1971 o Sporting ganha a Taça do Emigrante, derrotando o Benfica por 3-1 em Paris.

A 23 de Maio de 1971 o Sporting arrasa o Mindelense de Cabo Verde por 21-0, estabelecendo a maior goleada da história da Taça de Portugal.

Na época de 1970/71 o Sporting conquista a sua 7ª Taça de Portugal de futebol.

Em Julho de 1971 Joaquim Agostinho termina no 5º lugar da Volta à França em Bicicleta, e no mês seguinte ganha a Volta a Portugal, competição que o Sporting também vence por equipas.

Em Agosto de 1971 as equipas de futebol do Sporting e FC Porto, fazem uma digressão em conjunto a África, que termina com duas vitórias para os portistas e uma para os Leões.

Em Julho de 1972 as equipas de futebol do Sporting e Benfica, fazem uma digressão em conjunto aos Estados Unidos, que termina para os Leões com um empate e uma derrota.

Em Agosto de 1972 Joaquim Agostinho ganha a Volta a Portugal em Bicicleta, competição que o Sporting também vence por equipas, o que em ambos os casos acontece pela 3ª vez consecutiva.

A 29 de Março de 1973 Orlando Valadão Chagas é eleito Presidente do Sporting Clube de Portugal, mas nessa altura é convidado por Marcelo Caetano para integrar o Governo do País, e no dia 5 de Abril renuncia à Presidência do Clube, sendo substituído interinamente por Manuel Nazareth.

Na época de 1972/73 o Sporting conquista a sua 8ª Taça de Portugal de futebol.

Em 1973 o Sporting ganhou pela 5ª vez consecutiva o Campeonato Nacional de Andebol, num período em que Clube dominou esta modalidade, conquistando 7 Campeonatos e 3 Taças de Portugal, entre 1965 e 1975.

Nesse mesmo ano Joaquim Agostinho conquista pela 6ª vez consecutiva o Campeonato Nacional de Fundo em Ciclismo, e termina a Volta à França no 8º lugar.

A 7 de Setembro de 1973 João Rocha é eleito Presidente do Sporting Clube de Portugal.

Em Novembro de 1973 é aprovada em Assembleia Geral a Sociedade de Construções e Planeamento, o primeiro projecto de Clube-Empresa em Portugal.

Em Março de 1974 o Governo autoriza a Sociedade de Construções e Planeamento e a emissão de 2,5 milhões de acções de valor nominal de 100 escudos cada, mas a Revolução de Abril deitaria por terra este projecto.

Na época 1973/74 o Sporting conquista o seu 14º Campeonato Nacional de futebol, ao qual junta a sua 8ª Taça de Portugal, conseguindo assim a 4ª "dobradinha" do seu historial. Faltou apenas a Taça da Taças na qual o Sporting atingiu pela 2ª vez as meias-finais.

Em 1974 Hector Yazalde o ponta-de-lança argentino do Sporting, conquistou a Bota de Ouro dos goleadores europeus, com 46 golos marcados no Campeonato Nacional, um recorde ainda hoje se mantém.

No dia 27 de Julho de 1974, o Presidente João Rocha anuncia que Alfredo Di Stefano será o novo treinador da equipa de futebol do Sporting.

Em 1974 Joaquim Agostinho fica em 2º lugar na Volta à Espanha em Bicicleta, e termina a Volta à França no 6º lugar.

Em 1975 o Sporting Clube de Portugal atinge os 40 mil sócios.

Desde o inicio da década de 70 até aos Jogos Olímpicos de Montreal, que Carlos Lopes bate sucessivos recordes, e ganha inúmeras provas em Portugal e no estrangeiro, iniciando um percurso que o levaria ao topo do Atletismo mundial.

Em 28 de Fevereiro de 1976 Carlos Lopes sagrou-se pela primeira vez Campeão do Mundo de Corta-Mato, confirmando uma serie impressionante de vitórias que vinha averbando desde o inicio da temporada desta especialidade.

A 30 de Maio de 1976 o Sporting completa 1000 jogos no Campeonato Nacional de Futebol, ocasião que fica tristemente assinalada por uma derrota frente ao Boavista, que implica que pela primeira vez desde que o formato de três Taças fora adoptado pela UEFA em 1960, o Clube ficava fora dos lugares que davam acesso às competições europeias.

Nesse mesmo dia em Munique, Carlos Lopes faz a melhor marca do ano nos 10.000m, que passa a ser o 8º melhor tempo de sempre naquela distância. Definitivamente o futebol tinha sido ultrapassado pelas modalidades na altura ainda consideradas amadoras.

A 9 de Julho de 1976, Carlos Lopes recebe do Ministro da Educação, a Medalha de Mérito Desportivo.

Nos Jogos de Montreal em 1976, Carlos Lopes nos 10 mil metros e Armando Marques no Tiro são os dois primeiros atletas olímpicos do Sporting a conquistarem Medalhas (ambas de prata). José Carvalho fica em 5º lugar na prova dos 400m barreiras.

A 14 de Outubro de 1976 o Sporting inaugura o seu Pavilhão com um jogo de Basquetebol frente ao Real Madrid.

A 6 de Fevereiro de 1977 o Sporting ganha a Taça dos Campeões Europeus de Corta-Mato, com Carlos Lopes a ganhar também na competição individual. Era a a primeira das suas 14 vitórias, numa especialidade que o Clube dominou durante quase vinte anos.

Em 20 de Março de 1977 Carlos Lopes falha a renovação do título de Campeão do Mundo de Corta-Mato, classificando-se no 2º lugar, numa competição realizada na Alemanha.

Em 1977 o Sporting torna-se no primeiro Clube português a ganhar a Taça do Campeões Europeus de Hóquei Patins, numa época em que essa equipa que ficou conhecida como "Equipa Maravilha do Hóquei em Patins" ganhou tudo o que havia para ganhar, numa altura em que o Sporting dominava a modalidade, tendo conquistado um tetra campeonato entre 1974 e 1978.

Em 1977 a secção de Ginástica do Sporting ultrapassa os 2 mil atletas em actividade.

Em 1978 o Sporting desloca-se à China por iniciativa do Presidente João Rocha.

No ano de 1978 o Atletismo do Sporting conquista 56 títulos regionais, 49 nacionais, 1 europeu e bate 17 recordes nacionais.

No dia 28 de Novembro de 1978 morre Fernando Peyroteo, o maior goleador da história do futebol português.

A 4 de Fevereiro de 1979 o Sporting ganha a Taça dos Campeões Europeus de Corta-Mato, pela 2ª vez.

A 10 de Novembro de 1979, o Sporting é o primeiro clube nacional a actuar na República Popular de Angola, derrotando em Luanda o 1º de Agosto por 3-0.

Em 1979 a secção de Ginástica do Sporting movimenta mais de 3.500 atletas.

Desde o final dos anos 70, até ao inicio da década seguinte, que Fernando Mamede bate sucessivos recordes, e ganha inúmeras provas em Portugal e no estrangeiro, iniciando um percurso que o levaria ao topo do Atletismo mundial.

Em 1980 Moniz Pereira é agraciado com a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique.

A 31 de Janeiro de 1981 o Sporting ganha a Taça dos Campeões Europeus de Corta-Mato, pela 3ª vez e Fernando Mamede vence a competição individual.

A 30 de Março de 1981 Fernando Mamede conquista a Medalha de Bronze dos Mundiais de Corta Mato disputados em Madrid.

Em 1981 o Sporting ganha a Taça das Taças em Hóquei em Patins.

A 30 de Maio de 1981 Fernando Mamede bate o recorde da Europa dos 10 mil metros, em prova disputada no Estádio José Alvalade, com a marca de 27,27,7.

De 19 a 21 de Junho de 1981 realiza-se em Lisboa o III Congresso Leonino.

A 1 de Julho de 1981 o Sporting Clube de Portugal comemora o seu 75º aniversario com um festival nocturno no Estádio José Alvalade.

Na Assembleia-Geral de 11 de Setembro de 1981, é aprovada uma alteração aos Estatutos do Sporting Clube de Portugal, que permite que sócios efectivos e maiores de 18 anos, no gozo dos seus direitos e dispondo de um mínimo de 1000 votos, organizem listas candidatas aos órgão sociais do Clube, privilégio que até aí era da exclusividade do Conselho Leonino.

A 25 de Setembro de 1981, ainda durante as comemorações do seu 75º aniversário, o Sporting é agraciado pelo Governo Português com o colar de Membro Honorário da Ordem do Infante D. Henrique e Jorge Vieira é agraciado com o grau de Cavaleiro da Ordem do Infante.

A 30 de Janeiro de 1982 o Sporting ganha a Taça dos Campeões Europeus de Corta-Mato, pela 4ª vez e Carlos Lopes vence a competição individual.

Em Fevereiro de 1982 iniciam-se as obras da construção da nova bancada do Estádio José Alvalade.

A 26 de Fevereiro de 1982 os sócios do Sporting Clube de Portugal elegem pela primeira vez directamente os órgãos sociais do Clube, de acordo com a revisão estatutária aprovada no ano anterior, e que atribui aos sócios 3 votos a mais, por cada 10 anos de filiação. O Presidente João Rocha é reeleito enquanto candidato único.

Na época 1981/82 o Sporting conquista o seu 16º Campeonato Nacional de futebol, ao qual junta a sua 11ª Taça de Portugal, conseguindo assim a 5ª "dobradinha" do seu historial.

A 27 de Junho de 1982 Carlos Lopes bate o recorde da Europa dos 10 mil metros, que era pertença de Fernando Mamede, estabelecendo a marca de 27, 24, 39, numa prova disputada em Oslo.

A 9 de Julho de 1982 Fernando Mamede bate o recorde da Europa dos 10 mil metros, que era pertença de Carlos Lopes, numa prova disputada em Paris, ficando a 48 centésimos de segundo, do recorde mundial, com a marca de 27,22,95.

Em Julho de 1982 o Sporting perde para o FC Porto, a Final da Taça das Taças de Hóquei em Patins.

De 31 de Julho a 2 de Agosto de 1982 realiza-se no Rio de Janeiro o IV Congresso Leonino.

No dia 1 de Dezembro de 1982 o Sporting conquista a sua primeira Supertaça de futebol, goleando o Sp. Braga por 6-1, depois de ter perdido por 2-1, o primeiro jogo disputado no Minho.

A 1 de Janeiro de 1983 Carlos Lopes ganha 58º edição da Corrida de São Silvestre em São Paulo.

A 30 de Janeiro de 1983 o Sporting ganha a Taça dos Campeões Europeus de Corta-Mato, pela 5ª vez, é a 3ª vitoria consecutiva e Fernando Mamede e Carlos Lopes são respectivamente 1º e 2º classificados na competição individual.

No dia 20 de Março de 1983 Carlos Lopes fica em 2º lugar no Campeonato do Mundo de Corta Mato disputado em Gateshead.

A 10 de de Abril de 1983 Carlos Lopes fica em 2º lugar na Maratona de Roterdão, estabelecendo a melhor marca europeia de sempre.

Em 1983 por acção da presidência de João Rocha, concretizou-se o fecho do Estádio com a construção da chamada Bancada Nova, que substituiu o peão herdado do recinto anterior, numa obra iniciada em Fevereiro de 1982.

De 27 de Julho a 12 de Agosto de 1983 realiza-se em Toronto no Canadá o V Congresso Leonino.

A 5 de Fevereiro de 1984 o Sporting ganha a Taça dos Campeões Europeus de Corta-Mato, pela 6ª vez, é a 4ª vitoria consecutiva.

A 9 de Março de 1984 são aprovados os décimos Estatutos do Sporting Clube de Portugal, onde se criam os Núcleos, se definem três categorias de sócios, se estabelecem vários galardões e distinções e se autoriza a exploração do Bingo.

Em 25 de Março de 1984 em New Jersey, Carlos Lopes sagra-se Campeão do Mundo de Corta-Mato pela 2ª vez.

1984 é um ano marcante na história do Sporting, que no entanto ficou manchado pela morte de Joaquim Agostinho no dia 10 de Maio. Ele tinha acabado de regressar a Portugal e ao Sporting já com 40 anos. No dia 30 de Abril disputava-se a Volta ao Algarve, quando Agostinho sofreu uma fractura craniana, num acidente provocado por um cão que se atravessou no seu caminho. Mas mesmo assim voltou a montar a bicicleta e cortou a meta com a ajuda de dois colegas do Sporting. Seria operado em Lisboa, dez horas após do acidente, tarde de mais, morreu dez dias depois.

Em Junho em 1984 o Sporting tornou-se no primeiro Clube a ganhar as três competições europeias de Hóquei em Patins, ao conquistar a Taça CERS, derrotando o Voltregá de Espanha nos dois jogos da Final.

Em 1984 Portugal apura-se pela primeira vez para a fase final de um Campeonato Europeu de Futebol, o torneio realiza-se em França e a Selecção Nacional chega às meias-finais. Jordão é o único jogador do Sporting seleccionado, e o melhor marcador de Portugal na prova com 2 golos.

A 29 de Junho de 1984 pela primeira vez há mais do que uma lista a concorrer às eleições para os órgãos sociais do Sporting Clube de Portugal. O Presidente João Rocha é reeleito, derrotando de forma clara o candidato Marcelino Brito.

Em 2 de Julho de 1984 Fernando Mamede bate o Recorde Mundial dos 10 mil metros com a marca de 27, 13,48, numa corrida em que Carlos Lopes faz a segunda melhor marca de sempre.

No dia seguinte Paulo Ferreira vence a 5ª etapa da Volta à França desse ano.

No dia 6 de Agosto de 1984, Fernando Mamede desiste durante a Final dos 10.000m dos Jogos Olímpicos de Los Angeles, na qual era o grande favorito. Foi um momento trágico que marcaria toda a sua carreira.

Em 12 de Agosto 1984 Carlos Lopes depois de se sagrar Campeão do Mundo de Corta-Mato pela 2ª vez e apesar do grande susto que foi o atropelamento de que sofreu quando se treinava nas ruas de Lisboa, torna-se no primeiro português a ganhar uma Medalha de Ouro nos Jogos Olímpicos. ao vencer a Maratona em Los Angeles, estabelecendo um novo Recorde Olímpico.

No dia 18 de Outubro de 1984 Carlos Lopes é recebido na Casa Branca, pelo Presidente dos Estados Unidos Ronald Reagan. Três dias depois seria 2º classificado na Maratona de Chicago.

A 1 de Janeiro de 1985 Carlos Lopes ganha pela 2ª vez a Corrida de São Silvestre em São Paulo.

A 3 de Fevereiro de 1985 o Sporting ganha a Taça dos Campeões Europeus de Corta-Mato, pela 7ª vez, é a 5ª vitoria consecutiva. Carlos Lopes, Ezequiel Canário e Fernando Mamede ocupam os três primeiros lugares na competição individual.

A 24 de Março de 1985 Carlos Lopes sagrou-se pela terceira vez Campeão do Mundo de Corta-Mato.

De 29 de Março a 7 de Abril de 1985 realiza-se o VI Congresso Leonino dividido entre a Madeira onde sucedeu a abertura, e os Açores onde se realizou o encerramento.

A 20 de Abril de 1985 Carlos Lopes estabelece a melhor marca mundial da Maratona com a marca de 2h7m11s numa prova disputada em Roterdão.

Em Julho de 1985 o Sporting ganha pela segunda vez a Taça das Taças em Hóquei em Patins.

Em Agosto de 1985 Marco Chagas ganha pela 3ª vez a Volta a Portugal e Bicicleta, é a primeira ao serviço do Sporting que também ganha a competição por equipas.

Em Fevereiro de 1986 o Sporting ganha a Taça dos Campeões Europeus de Corta-Mato, pela 8ª vez, é a 6ª vitoria consecutiva.

A 11 de Junho 1986 Mário Serafim é Campeão da Europa de Juniores, em Tiro, na especialidade Carabina posição Deitado. Portugal também vence por equipas.

Em Junho de 1985 o Sporting falha a revalidação da Taça das Taças em Hóquei em Patins, ao ser derrotado na Final pela Sanjoanense.

Na véspera das comemorações do 80º aniversário do Sporting Clube de Portugal, o Presidente João Rocha anuncia que por motivos de saúde irá abandonar o Clube que deixa com mais de 100 mil sócios.

A 6 de Agosto de 1986 morre Jorge Vieira um dos primeiros grandes jogadores do Sporting e na triste ocasião sócio nº 1 do Clube.

Em Agosto de 1986 Marco Chagas ganha pela 4ª vez a Volta a Portugal e Bicicleta, tonando-se no ciclista com mais triunfos na prova rainha do Ciclismo nacional.

A 17 de Setembro de 1986 o Sporting ganha por 9-0 ao Akranes na Finlândia, em jogo a contar para a Taça UEFA, estabelecendo a maior goleada em jogos fora de casa, da história das competições europeias.

Em 20 de Setembro de 1986 Rita Vilas Boas conquista a Medalha de Bronze no Campeonato da Europa de Trampolim. Poucos meses depois ficaria no 4º lugar no Campeonato de Mundo da mesma especialidade da Ginástica Desportiva.

A 26 de Setembro de 1986 Amado de Freitas é eleito Presidente do Sporting Clube de Portugal.

A 14 de Dezembro de 1986 o Sporting esmaga o Benfica em Alvalade, com uma goleada história de 7-1, com 4 golos de Manuel Fernandes.

A 29 de Junho de 1988 Jorge Gonçalves é eleito Presidente do Sporting Clube de Portugal.

Em 1988 o bilharista Jorge Theriaga ganhou a Taça do Mundo de Triatlo, para no ano seguinte ser Campeão do Mundo na modalidade de Três Tabelas, o que lhe valeu a Medalha de Bons Serviços Desportivos atribuída pelo Governo Português em 1989.

Em Fevereiro de 1989 os Estatutos do Clube são revistos, com o objectivo de transformar o Conselho Leonino num órgão consultivo, retirando-lhe poderes e diminuindo para trinta o número de sócios que o compunham.

A 30 de Junho de 1989 Sousa Cintra é eleito Presidente do Sporting Clube de Portugal numa altura em que o Sporting atravessava a maior crise de toda a sua existência, assistindo-se à debandada geral de atletas das várias modalidades, perante a falta de dinheiro para o cumprimento dos compromissos assumidos pelo Clube e os ataques oportunistas da concorrência.

Em 1991 o jovem Emílio Peixe foi considerado o melhor jogador do Mundial de Juniores disputado no nosso País e ganho por Portugal, com a participação de outros dois jogadores do Sporting, Paulo Torres e Luís Figo, que se viria a tornar num dos melhores jogadores do mundo.

Foi também neste ano que o Sporting ganhou pela terceira vez a Taça das Taças em Hóquei em Patins, derrotando o Novara de Itália nos dois jogos da Final.

Entre 1989 e 1994 o Sporting ganhou pela segunda vez seis Taças dos Campeões Europeus de Corta-Mato, consecutivas, numa altura em que os Gémeos Castro passaram a ser as grandes figuras da equipa, especialmente Domingos que ganhou por cinco vezes a competição individual.

Nestes quarenta anos o Sporting para além das grandes vitórias já atrás referenciadas, conquistou centenas de títulos nas modalidades verdadeiramente amadoras e chegou a ter milhares de atletas em acção.


To-mane 17h25min de 3 de Outubro de 2008 (UTC)