Skip to main content

Ténis-de-Mesa-2002-03-campeões.jpg

O Sporting chegou a 2007/08 com o estatuto de campeão nacional, e claro favorito a revalidar o título, visto que tinha mantido o essencial da equipa treinada por Chen Shi Chao , em que apenas Ricardo Filipe tinha sido substituído por Bode Abiodun, mantendo-se Ricardo Filipe, Francisco Santos e Ye Minghui. Assim, a época começou com o Sporting a vencer a Supertaça de Ténis de Mesa de 2007. Mas o melhor estava para vir.

Campeonato Nacional

Ténis-de-Mesa-2008-campeões.jpg

O Campeonato Nacional começou a 22 de setembro de 2007. Ricardo Filipe, que tinha sido operado no final da época anterior, não jogou em toda a primeira volta. O Sporting perdeu os jogos contra o São Roque e o 1º de Maio, apesar de Ye Minghui estar em grande forma, vencendo todas as suas partidas. Na 2ª volta Filipe reapareceu na equipa principal, depois de ter ganho forma a jogar na equipa B. Mesmo assim, o Sporting foi à Madeira perder de novo com o São Roque, acabando a fase inicial em 2º lugar.

Claramente, o São Roque era o outro grande candidato ao título. Mas para chegar à final, era preciso ultrapassar na 1/2 final o Grupo Desportivo 1º de Maio, onde3 militava Zheng Ying. O primeiro jogo foi na Madeira. O jogo começou com Minghui a derrotar Ying, o que abriu caminho à vitória leonina por 4-2. O segundo jogo foi no Multidesportivo Açoreana Seguros. Minghui necessitou de demonstrar todos os seus recursos atacantes para derrotar o espetacular jogo defensivo de Ying, com a vitória a sorrir ao Sporting por 4-1. Entretanto, na outra 1/2 final o São Roque tinha derrotado o Sporting Clube do Porto Santo por um duplo 4-3, o que demonstrava bem o equilíbrio do campeonato.

O primeiro jogo da final foi em Alvalade, com o Sporting a vencer 4-2, uma margem que dava algumas esperanças para os jogos seguintes, na Madeira. No entanto, os madeirenses venceram o segundo jogo por uns surpreendentes 4-1, a maior margem verificada entre os dois rivais nesta época. O jogo decisivo realizou-se a 20 de abril de 2008 na Madeira. Os "leões" foram para a "negra" dispostos a não cederem as insígnias de campeões que tinham reconquistado na época anterior. Ye Minghui foi decisivo, ao vencer Serguei Bratchenko e Zhou Yu. Com o resultado em 3-3, Ricardo Filipe derrotou Énio Mendes por 3-0, levando à conquista do 30º Campeonato Nacional de Ténis de Mesa masculino do Sporting.

Em todo o campeonato, Ye Minghui perdeu um único jogo em 36 que disputou, frente a Li Peng do Sp. Porto Santo, demonstrando assim ser o melhor estrangeiro a jogar em Portugal. Bode Abiodun venceu 22 jogos em 37 disputados. Ricardo Filipe e Francisco Santos venceram 7 jogos em respetivamente 17 e 16 disputados.

O coordenador da secção, Miguel Almeida, declarou depois que a vitória tinha sido "um justo prémio para um ano de intenso trabalho. Deu-me imenso gozo ganhar este título, porque o conseguimos numa finalíssima, na casa do São Roque, um adversário fortíssimo que nos tinha ganho os dois jogos da fase regular. Todavia, eu nunca perdi a esperança. A competição não é uma matemática, onde dois e mais dois são igual a quatro. Porém, também sabia que a nossa equipa tinha todas as condições para ser campeã. Um plantel solidário e de enorme potencial, realidades sobejamente conhecidas demonstradas na chamada hora da verdade.".

Taça de Portugal

Ténis-de-Mesa-2008-Taça-de-Portugal.jpg

Não temos informação sobre a fase preliminar da Taça de Portugal. A 2ª fase foi jogada num único fim de semana no Pavilhão do Casal Vistoso em Lisboa. O jogo mais difícil foi os 1/4 de Final contra o Câmara de Lobos, que o Sporting venceu por uns tangenciais 3-2, em que Ye Minghui perdeu o seu segundo jogo na época contra Joni Faria. A vitória contra o São Roque na 1/2 Final foi por 3-1, com todos os jogos a serem ganhos por 3-0 ou 3-1. O Sporting defrontou na final, jogada a 18 de maio, a filial Sp. Porto Santo, vencendo 3-1, conquistando assim a 25ª Taça de Portugal do Ténis de Mesa masculino, e com ela a 19ª dobradinha.

Miguel Almeida disse "Foi um final de temporada maravilhoso. Sofremos um pouco, porém, eu nunca deixei de acreditar no empenho, na dedicação e na valia dos nossos atletas. Juntar a Taça de Portugal à Supertaça e ao Campeonato Nacional não acontece todos os dias, nem é fácil de consumar. Por isso, estamos todos radiantes.".

Assim, esta foi a segunda tripleta do Ténis de Mesa leonino, depois da conquistada em 2002/03.