Domínio total nas carabinas
O diretor da secção era Armando Nunes Henriques, tendo Mário Serafim como subdiretor. O treinador era Manuel Correia da Costa. Os atiradores continuavam a pagar do seu bolso as munições, e em junho o jornal pedia à Direção mais apoio para uma das modalidades que mais títulos tinham dado ao Sporting nos últimos quatro anos. A Federação Portuguesa de Tiro organizou na Escola de Tiro do Sporting, de outubro de 1993 a abril de 1994, um curso de iniciação ao tiro olímpico.
Tiro à Bala
No Torneio dos Reis, organizado em janeiro pela Federação Portuguesa de Tiro, Mário Serafim venceu em Carabina de Ar Comprimido, Rui Alves em Carabina Livre Deitado e José Jacques Pena em Pistola de Ar Comprimido, e o Sporting venceu por equipas nas duas provas de ar comprimido.
No Torneio da Federação, os atiradores do Sporting venceram todas as provas individuais em que participaram: Mário Serafim em Carabina de Ar Comprimido e Carabina Livre Deitado, Rui Alves em Carabina Livre 3 Posições e José Jacques Pena em Pistola de Ar Comprimido. O Sporting venceu ainda as três provas de carabina por equipas.
Nos Campeonatos Nacionais de Carabina e Pistola, disputados em maio no Estádio Nacional, os atiradores do Sporting ocuparam os primeiros lugares nas provas de carabina. Mário Serafim foi campeão nacional em Carabina Livre Deitado, com 675 pontos após a final, à frente de Sérgio Costa e Rui Alves, e em Carabina Livre 3 Posições, com 1114 pontos, novo recorde nacional. A equipa formada por Mário Serafim, Sérgio Costa e Rui Alves revalidou os títulos nacionais de Carabina Livre Deitado, com 1735 pontos, e de Carabina Livre 3 Posições. Em Pistola Livre, José Jacques Pena foi 3º, e Rui Pinto, 2º em Pistola de Grosso Calibre de 2ª classe, com 570 pontos, passou à 1ª classe e obteve o grau de Mestre Atirador.
Em maio morreu, com 61 anos, José Telles da Silva, antigo diretor da secção.
No Torneio do «Dia Olímpico», no final de junho, o Sporting voltou a ganhar a classificação coletiva. Armando Nunes Henriques venceu em Carabina Livre Deitado, com 588 pontos, a segunda melhor marca do ano, e Mário Serafim em Carabina de Ar Comprimido e em Carabina Livre 3 Posições. José Jacques Pena venceu em Pistola de Ar Comprimido, com 578 pontos, a melhor marca de sempre de um atirador português nesta disciplina, que não foi homologada como recorde por não ter sido feita num campeonato. No balanço do semestre, das 13 provas de carabina disputadas nos últimos três meses, só uma não foi ganha por atiradores do Sporting.
Não temos informação sobre as provas disputadas entre julho e meados de setembro.
No Torneio de Outono, organizado pela Federação Portuguesa de Tiro, Mário Serafim venceu em Carabina de Ar Comprimido, e o Sporting venceu por equipas.
Nos Campeonatos Distritais de armas de ar comprimido, em novembro, Sérgio Costa foi campeão em Carabina de Ar Comprimido, com 565 pontos, e a equipa formada por Sérgio Costa, Mário Serafim e Rui Alves foi campeã, com 1677 pontos. José Jacques Pena foi campeão em Pistola de Ar Comprimido, com 565 pontos.
No Campeonato Nacional de Carabina a 10 metros, em dezembro, Sérgio Costa foi campeão nacional, com um ponto de vantagem sobre o segundo classificado.
No final de novembro, na Noite Verde da Batalha, Mário Serafim recebeu o Rugido de Leão.
Participações internacionais
No Torneio Ibérico, disputado em Málaga de 17 a 21 de março, a seleção portuguesa de seniores masculinos de carabina foi formada por Mário Serafim, Sérgio Costa e Rui Alves. Sérgio Costa foi 2º em Carabina Livre Deitado, com 589 pontos, e 4º em Carabina Livre 3 Posições, com 1107 pontos, e Mário Serafim foi 2º em Carabina de Ar Comprimido, com 573 pontos, todos novos recordes nacionais. A equipa portuguesa foi 2ª nas três provas, batendo também os recordes nacionais por equipas.
Figuras
Secção
Atiradores
| Atirador
|
|
Atirador
|
|
| Tiro à Bala
|
| Armando Nunes Henriques |
Carabina, Mestre Atirador |
Rui Alves |
Carabina, Mestre Atirador
|
| Mário Serafim |
Carabina, 1ª cat. |
Sérgio Costa |
Carabina, 1ª cat.
|
| João Fitas |
Carabina, 2ª cat. |
Daniel Leitão |
Carabina, 2ª cat.
|
| Jorge Silva |
Carabina |
Vera França |
Carabina, senhoras
|
| José Jacques Pena |
Pistola, Mestre Atirador |
Paulo Mendonça |
Pistola, 1ª cat.
|
| Eduardo Paiva |
Pistola |
José Bento |
Pistola, 2ª cat.
|
| Fernando Pimenta |
Pistola, 2ª cat. |
José Barroso |
Pistola
|
| Rui Pinto |
Pistola, Mestre Atirador |
Manuel Miguel |
Pistola
|
| Jorge Sousa |
Pistola |
|
|
Troféus conquistados
Tiro à Bala
Nacional por equipas
- Campeonatos Nacionais de Tiro
Nacional individual
- Campeonatos Nacionais de Tiro
- Campeonato Nacional de armas de ar comprimido
Regional por equipas
- Campeonatos Distritais de armas de ar comprimido
Regional individual
- Campeonatos Distritais de armas de ar comprimido
Outras provas
- Torneio dos Reis
- Torneio da Federação Portuguesa de Tiro
- Taça «Ginásio Clube Português»: Sporting
- Torneio do Centenário da Associação Naval 1º de Maio
- Torneio «Cidade de Lisboa»
- Torneio «Dia Olímpico»: Sporting
- Torneio «Aniversário dos Unidos»
- Torneio de Outono
Links
- Regressar à página principal do Tiro