Skip to main content
m (Atiradores)
m
Linha 8: Linha 8:
 
__TOC__
 
__TOC__
  
A atividade em [[Tiro à Bala]] do [[Sporting]] diminuiu neste ano, ou pelo menos não houve notícias de relevo no [[Jornal Sporting]].
+
A atividade em [[Tiro à Bala]] do [[Sporting]] diminuiu neste ano, ou pelo menos não houve notícias de relevo no [[Jornal Sporting]]. A pouca informação que temos vem de outras fontes, nomeadamente de documentação da Federação Portuguesa de Tiro.
  
 
==Tiro à Bala==
 
==Tiro à Bala==

Revisão das 17h09min de 15 de abril de 2023

Época anterior:
Tiro 1979
Época seguinte:
Tiro 1981

Tiro à Bala e ao Chumbo

A atividade em Tiro à Bala do Sporting diminuiu neste ano, ou pelo menos não houve notícias de relevo no Jornal Sporting. A pouca informação que temos vem de outras fontes, nomeadamente de documentação da Federação Portuguesa de Tiro.

Tiro à Bala

Fernando Edgar do Carmo representou a Sociedade de Tiro nº 2 neste ano.

Os Campeonatos Distritatis com armas de pequeno calibre foram organizados a 12 e 13 de abril na carreira de Tiro do Estádio Nacional. O Sporting participou através de Armando Nunes Henriques, Mário Ribeiro de Oliveira, António Monteiro Marques, Fernando Nunes Henriques e Manuel Delfim Guerreiro. Armando Nunes Henriques foi campeão distrital em Carabina de Ar Comprimido a 10 m e em Carabina Livre 3 posições. Fernando Nunes Henriques venceu em Carabina Livre 3 posições 2ª classe e ficou em 2º lugar em Carabina Livre a 50 m na posição deitado 2ª classe.

Tiro ao Chumbo: Armando Marques

A secção de Tiro à Bala do Sporting tinha até Tiro 1979 contado com Tiro à Bala e Tiro ao Chumbo. No entanto, em 1980 não aparece qualquer notícia sobre competições de Tiro à Bala no Sporting, apesar de ter sido até então uma modalidade em que o Sporting dava cartas, tendo conquistado inúmeros títulos no ano anterior. Pelo menos no início do ano o capitão da secção era António de Azevedo Laje.

O Campeonato de Portalegre, disputado a 10 e 11 de maio, foi a última das seis provas que contavam para o Campeonato Nacional de Tiro ao Voo. O regulamento do Campeonato estipulava que a classificação final de cada atirador era obtida pelas suas quatro melhores classificações entre as seis provas. Armando Marques venceu, ao fazer 20 em 20 no sábado, pontuação que lhe deu o título nacional mas deixou o de Portalegre empatado com outros três concorrentes, acabando por vencer ao fazer 28 em 28 no domingo.

O Campeonato Nacional de Skeet Olímpico foi disputado a 5 e 6 de julho em Monsanto. Armando Marques venceu, conquistando assim o seu terceiro título nacional nesta especialidade. Após um empate com José de Matos a 179/200, Marques venceu o desempate com 23/25 contra 20/25.

Armando Marques foi excluído pela Federação do lote dos pré-olímpicos, apesar de ser o melhor atirador nacional.

Armando Marques ficou em 22º lugar no Campeonato Europeu de Fosso Olímpico, realizado em Saragoça de 12 a 14 de junho. Esta classificação abaixo do seu real valor foi mesmo assim a melhor entre os atiradores portugueses, com a equipa nacional a ficar em penúltimo lugar.

Marques venceu ainda o Campeonato Nacional de Tiro aos Pratos, realizado em julho no campo do Física de Torres Vedras com 96 pratos em 100.

Figuras

Secção

Capitão Secretários Diretor
António de Azevedo Laje Rui Romão Ramalho
José Carvalho Naia
Armando Nunes Henriques
José Falcão

Atiradores

Atirador Atirador Atirador
Tiro à Bala
José Falcão Armando Nunes Henriques Rui Romão Ramalho
José Carvalho Naia José Falcão Mário Ribeiro de Oliveira
António Monteiro Marques Fernando Nunes Henriques Manuel Delfim Guerreiro
Tiro a Chumbo
Armando Marques

Troféus conquistados

Tiro à Bala

Regional individual

Tiro a Chumbo

Nacional individual

Regional individual

Outras provas


Links

  • Regressar à página principal do Tiro