Skip to main content
m (Substituição de texto - "Vítor Manuel Martins Cândido" por "Vítor Cândido")
m (Substituição de texto - "Vitor Cândido" por "Vítor Cândido")
 
Linha 10: Linha 10:
 
[[Imagem:Luta-1979-80.jpg||500px]]
 
[[Imagem:Luta-1979-80.jpg||500px]]
  
[[Manuel Pedro Fernandes dos Santos]] era o Diretor da secção de [[Lutas Amadoras]], e Vitor Cândido era o seu Capitão. [[Luís Grilo]]era o treinador, continuando a lutar. A secção contava com cerca de 70 praticantes em Juniores, Esperanças e Seniores, dos quais cerca de 30 tinham iniciado a época como Principiantes. Introduziu-se o escalão "escolares", para atletas entre os 9 e 14 anos. O Sporting aderiu apresentando diversos jovens atletas aos torneios organizados
+
[[Manuel Pedro Fernandes dos Santos]] era o Diretor da secção de [[Lutas Amadoras]], e [[Vítor Cândido]] era o seu Capitão. [[Luís Grilo]]era o treinador, continuando a lutar. A secção contava com cerca de 70 praticantes em Juniores, Esperanças e Seniores, dos quais cerca de 30 tinham iniciado a época como Principiantes. Introduziu-se o escalão "escolares", para atletas entre os 9 e 14 anos. O Sporting aderiu apresentando diversos jovens atletas aos torneios organizados
  
 
[[Imagem:Luta-1979-80-escolares.jpg|thumb|right|200 px|Treino dos Escolares.]]
 
[[Imagem:Luta-1979-80-escolares.jpg|thumb|right|200 px|Treino dos Escolares.]]

Edição atual desde as 13h29min de 14 de abril de 2024

Época anterior:
Lutas Amadoras 1978/79
Época seguinte:
Lutas Amadoras 1980/81

Heptacampeões

Luta-1979-80.jpg

Manuel Pedro Fernandes dos Santos era o Diretor da secção de Lutas Amadoras, e Vítor Cândido era o seu Capitão. Luís Griloera o treinador, continuando a lutar. A secção contava com cerca de 70 praticantes em Juniores, Esperanças e Seniores, dos quais cerca de 30 tinham iniciado a época como Principiantes. Introduziu-se o escalão "escolares", para atletas entre os 9 e 14 anos. O Sporting aderiu apresentando diversos jovens atletas aos torneios organizados

Treino dos Escolares.
António Maia domina um adversário.

O Benfica e o Ateneu reforçaram as suas equipas com atletas de outros clubes, e mais clubes apareceram a praticar a modalidade, tentando assim combater a hegemonia leonina. Entre outros, Fernando Ardisson saiu do Sporting, indo representar o Ateneu.

A época começou com o Torneio de Abertura em outubro. O Sporting apresentou 14 atletas, obtendo seis vitórias. Continuaram a decorrer torneios durante 1979, como o Torneio Preparação e Torneios de Principiantes, em que os lutadores leoninos se destacaram, como vinha sendo habitual.

A Federação Portuguesa de Lutas Amadoras decidiu voltar ao figurino de torneio todos contra todos para os Campeonatos Nacionais de equipas. O Campeonato Nacional de Juniores começou em novembro de 1979, antes de terminados os torneios de principiantes, e assim muitos atletas tiveram que escolher entre continuar a ganhar prática lutando contra outros atletas poucos experientes, ou contribuírem para as equipas de consagrados, as quais muitas vezes precisavam de atletas extra para colmatar falhas. O Sporting chegou ao fim da primeira volta com os mesmos pontos que o Benfica, contra quem tinha empatado num embate decidido por um juiz de tapete que era também dirigente do clube adversário.

O Campeonato Nacional por equipas de Esperanças teve início em dezembro. O Runa venceu a fase inicial, mas o Sporting venceu por 4-3 a final contra o Runa, realizada a 2 de fevereiro no Cacém.

A fase final do Campeonato Nacional por equipas Seniores teve lugar a 9 de fevereiro de 1980. O oponente era o Ateneu, que apresentou apenas quatro lutadores com o peso certo, ficando os outros quatro eliminados. Como regulamentarmente eram necessários pelo menos cinco lutadores, o Sporting ficou automaticamente apurado campeão nacional, pela sétima vez consecutiva, finalmente igualando o recorde do G.D. Runa.

A 1 de março de 1980 realizou-se o Campeonato Regional individual de Juniores, no Cacém. António Guerra sagrou-se campeão em 59 kg.

Seguiu-se o Campeonato Regional individual em luta Greco-Romana em Seniores e Esperanças, com o Sporting a alcançar cinco títulos em Seniores e dois em Esperanças.

O Campeonato Nacional individual de Juniores em Luta Livre Olímpica realizou-se na Guarda em meados de abril. António Guerra sagrou-se campeão em 59 kg.

O Campeonato Nacional individual de Esperanças e Seniores em Luta Greco-Romana teve lugar no fim de abril no Pavilhão de Alvalade. O Sporting dominou em seniores, com muitos oponentes a optarem por não comparecer. No início de maio realizou-se a competição regional em Juniores. Eduardo Ardisson e Rui Martins venceram nas suas categorias. A 31 de maio foi a competição nacional em Juniores, com Rui Martins a vencer sem opositor.

Seguiu-se o Campeonato Nacional de principiantes em Luta Livre Olímpica, realizado no Lavradio. Muitos dos principiantes leoninos já tinham competido em provas dos escalões principais, e assim não puderam participar.

O Campeonato Regional de Esperanças e Seniores em Luta Livre Olímpica teve lugar a 10 de maio na Amadora. Mais uma vez o Sporting dominou em seniores. Seguiu-se a competição nacional em junho. O Sporting venceu nas quatro categorias seniores em que participou, e obteve ainda um título em Esperanças.

Em julho o Sporting defrontou a seleção nacional de Espanha, empatando 5-5.

A época acabou com o Torneio de Encerramento, a 17 de julho no Ateneu Comercial de Lisboa.

Figuras

Plantel

Atleta Obs. Atleta Obs.
Luís Grilo 62 kg, capitão João Grilo 62 kg
Manuel Batuca 82 kg Joaquim Vieira 68 kg
João Varatojo +100 kg Ernesto Rodrigues 82 kg
Vitorino Gaspar kg João Silva 74 kg
Armando Fernandes 57 kg António Maia 82 kg
Américo Rocha 62 kg Orlando Mendes 68 kg
Jorge Sarmento 52 kg Francisco Lopes 90 kg
José Quintino +100 kg Júlio Faria 48 kg
Manuel Gaspar 57 kg, Esperança João Cardoso 68 kg, esperança
Luís Alves 74 kg, Esperança José Robalo 74 kg, Esperança
João Figueiredo 82 kg Esperança
Fernando Carvalho 68 kg, esperança Alberto Covas 62 kg, esperança
José Oliveira 100 kg Principiante/esperança Mário Santos 57 kg Principiante/esperança
Tiago Serralheiro 90 kg Principiante/esperança
Décio Carvalho 59 kg júnior
António Guerra 55/59 kg júnior António Gomes 45 kg Principiante/júnior
Eduardo Ardisson 59 kg júnior M. Carreira 68 kg júnior
João Brás 73 kg júnior Paulo Santos 48 kg Principiante/júnior
Arsénio Paulo 55 kg Principiante/júnior Rui Martins 63 kg Principiante/júnior
Paulo Costa 57 kg Principiante esperança Vítor Dias 57 kg Principiante esperança
Pedro Assunção 68 kg Principiante esperança Vítor Vasques 68 kg Principiante esperança
Francisco Kaidussis kg Principiante esperança Óscar Manarte 100 kg Principiante esperança
Alcides Ferreira 62 kg Principiante esperança
Hélder Tavares 51/55 kg Principiante júnior Raul Nunes 51/55 kg Principiante júnior
José Santana 55 kg Principiante júnior

Secção

Director Seccionistas Treinador
Manuel Pedro Fernandes dos Santos -Diretor
Vítor Cândido - Capitão
António Maia
José Alves
Helena Cabral
Luís Grilo - Seniores e Esperanças
João Grilo - Juniores e Principiantes
Armando Fernandes - Escolares

Troféus conquistados

Nacional por equipas

Nacional individual

Regional individual

Outras provas

Combates

Campeonato Nacional de equipas seniores de Lutas Amadoras

Data Jornada Jogo Resultado Ficha de jogo
15-12-1979 1ª volta SPORTING - GD Runa 8-0
15-12-1979 1ª volta SPORTING - Ateneu 8-0
09-02-1980 2ª volta SPORTING - GD Runa V-FC
09-02-1980 2ª volta SPORTING - Ateneu V-FC

Links

Ver também