Skip to main content

História

Emblema do clube

Fundado a 11 de Novembro de 1926, o Sporting Clube de Macau foi uma das mais dinâmicas Filiais "leoninas" no Oriente, tendo na década de 80, altura em que o Clube era presidido por Eduardo Atraca, uma grande equipa de futebol. Foi deste clube que chegaram ao Sporting jogadores como Rocha.

As vicissitudes da vida levaram a que o clube ficasse adormecido por mais de 20 anos. Porém, no dia 4 de Junho de 2008, António Conceição Júnior lançou o desafio de reactivar a Filial n.º 25 do Sporting Clube de Portugal, uma forma de honrar a memória do seu pai, António da Conceição.

Um dos primeiros projectos levados a cabo foi a identificação de Sportinguistas no território da Região Administrativa e Especial de Macau. Trabalhando em velocidade de cruzeiro, a 25 de Novembro de 2008 realizou-se uma Assembleia Geral Extraordinária histórica, já que constituiu um passo verdadeiramente importante na reactivação da Filial, onde se procedeu à admissão de novos sócios e à marcação de eleições para os órgãos sociais.

A 15 de Fevereiro de 2009 realizam-se finalmente as eleições, nas quais 40 dos 54 sócios com capacidade eleitoral votaram. Renascia assim o Sporting Clube de Macau.

A 5 de Junho de 2009, praticamente um ano após o lançamento do desafio de reactivação do clube, realizou-se nova Assembleia Geral para aprovação dos novos estatutos, já que os últimos datavam de 10 de Março de 1951.

Os "Leões" de Macau sofreram novo impulso com a criação de uma equipa, que se estreou a 19 de Agosto de 2009, no campeonato da 2ª Divisão (bolinha). Paulo Conde e Armando Queirós Manuel "Mandinho"ofereceram os seus préstimos para ajudar o clube do seu coração, reforçando assim a máxima do associativismo participado.

Em pouco mais de um ano, a visão de António Conceição Júnior tornou-se realidade. O trabalho desenvolvido por si e pelos seus pares são demonstrativos de um grande espírito sportinguista, fazendo jus à frase de John F. Kennedy: "Não perguntes o que o teu país (clube) pode fazer por ti. Pergunta antes o que podes fazer pelo teu país (clube)!".

Contactos