Skip to main content
Recinto anterior:
Edifício Multidesportivo
Ficheiro:PavilhãoJoãoRocha1.jpg
Localização e aspecto geral do Pavilhão João Rocha
Ficheiro:PavilhãoJoãoRocha.jpg
Aspecto interior da arena do Pavilhão João Rocha

A Nave de Alvalade encerrou definitivamente a 03 de Janeiro de 2004 e desde então o Sporting Clube de Portugal deixou de ter um recinto para as suas equipas poderem competir, nas diferentes modalidades.

Se o Edifício Multidesportivo é uma enorme mais valia para a preparação e treino dos Atletas Leoninos, um Clube da dimensão do Sporting Clube de Portugal exige um recinto próprio para a alta competição.

E foi assim, correspondendo ao anseio de todos os Atletas, Sócios e Adeptos que desde Janeiro de 2004 têm andado de pavilhão em pavilhão a defenderem as cores leoninas, que o Presidente Bruno de Carvalho anunciou na Assembleia Geral realizada a 18 de Janeiro de 2015, a construção do Pavilhão das Modalidades João Rocha.

Na ocasião, foi divulgado que o novo pavilhão do Sporting Clube de Portugal será construído no mesmo local do antigo Estádio José Alvalade, tendo a construção sido adjudicada à Somague por 9.621.557 €, mobiliário e taxas de construção incluídos.

Deste montante, 7,5 milhões de euros são para o novo recinto, cujas obras se deverão iniciar em Junho de 2015 e estar concluídas em Outubro de 2016, com o Sporting Clube de Portugal a desejar inaugurar o Pavilhão João Rocha em Dezembro de 2016.

O Pavilhão João Rocha terá quatro bancadas com uma lotação de 3000 lugares, e integrará a Loja Verde, uma extensão do Museu Mundo Sporting, um Auditório, um busto de João Rocha e um mural com o nome de todos os que contribuíram para a angariação de dinheiro através da Missão Pavilhão. Para além disso na sua envolvente existirão um monumento ao Sporting Clube de Portugal na rotunda da rua Francisco Stromp, um passeio da fama, de homenagem aos Heróis Leoninos e integrados nas zonas verdes serão instalados três campos de futebol de 5/7 para as escolas dos Leões.

Do cronograma previsto para a edificação de uma das obras mais desejadas da história do Sporting Clube de Portugal, destacam-se as seguintes datas:

  • Fase de projectos e licenças - Janeiro a Maio de 2015
  • Início da obra - Junho de 2015
  • Conclusão da obra Outubro de 2016
  • Vistorias e obtenção de licenças de utilização - Novembro de 2016
  • Inauguração do Pavilhão João Rocha - Dezembro de 2016