Skip to main content

Nota introdutória

Esta página foi feita no âmbito da remodelação do Museu Sporting de 2016, reinaugurado a 2 de julho, para o qual a Wiki Sporting contribuiu com conteúdos e textos. Esta é uma das contribuições, que deixamos aqui em arquivo. Como tal, esta página corresponde a um instante na história do Sporting Clube de Portugal, e não será atualizada.

Ativas

Automobilismo

Os primeiros registos de atividade automobilística no Sporting Clube de Portugal datam de 1911 mas é no início da década de 1950 que Secção de Automobilismo passa a ter uma atividade regular.

O primeiro grande sucesso a aconteceu no Rali de Monte Carlo em 1951 onde Fernando Mascarenhas terminou a prova num brilhante segundo lugar. Esta é ainda hoje a melhor classificação de sempre de pilotos nacionais naquela mítica prova.

Nas décadas de 1960 e 1970 o Sporting dominou em termos desportivos o automobilismo em Portugal, tendo passado pela sua equipa pilotos lendários, como Alfredo César Torres, Manuel Lopes Gião, Américo Nunes, Carpinteiro Albino ou Mário Araújo Cabral, entre outros.

Os sucessos foram uma constante nesta altura, com o Sporting a ser várias vezes Campeão Nacional por equipas em Ralis e Velocidade.

Mais tarde, já no século XXI o automobilismo volta a ter um forte incremento no Sporting e em 2004 Rodrigo Gallego sagra-se Campeão do Mundo FIA de Fórmula 1 - Históricos ao volante de um March 761.

Em 2009 o Sporting adere à Superleague Fórmula, onde se apresentou com o jovem piloto português Pedro Petiz que conquistou de forma categórica uma vitória no histórico Circuito de Monza.

Ainda mais recentemente o Sporting estendeu a sua actividade a outra vertente do Automobilismo, o Karting.

Bilhar

Esta modalidade abrage três vertentes: a Carambola, o Pool e o Snooker.

No Sporting Clube de Portugal as primeiras referências ao Bilhar remontam a 1933, praticado na altura como actividade exclusivamente recreativa.

Em 1948 surgiram os primeiros Campeonatos Nacionais da modalidade que contaram desde logo com a participação de jogadores do Sporting, com João Pereira a sagrar-se o primeiro campeão nacional individual, na vertente de três tabelas.

Daí para a frente, o Sporting construiu um brilhante palmarés, como o comprovam os 69 títulos individuais e coletivos conquistados logo nos primeiros anos, colocando o clube no topo da modalidade no nosso país, ao mesmo tempo que conseguia várias posições de mérito a nível internacional, com destaque para Jorge Theriaga.

Mas não só da carambola é feito o Bilhar do Sporting, pois também no Pool se têm obtido inúmeros sucessos.

Boxe

As primeiras notícias de Boxe no Sporting datam de 1923, mas foi bem mais tarde quando em Fevereiro de 1962, o associado António Soares Casquilho montou no Sporting a melhor e mais bem apetrechada sala de Pugilismo de Portugal, que a modalidade singrou definitivamente em Alvalade.

A partir daí o Mestre Ricardo Ferraz criou no Sporting uma escola de formação ímpar e nas décadas de 1970 e 1980, o Sporting tornou-se numa referência do Boxe em Portugal, conquistando vários Campeonatos Nacionais por equipas, com os seus Pugilistas a ganharem inúmeros títulos individuais.

Depois de um abrandamento na atividade da secção, os grandes êxitos voltaram na segunda metade da década de 1990 e já no novo milénio, com Victor Carvalho a assumir a liderança técnica do Boxe leonino e após um interregno de cerca de dez anos, os triunfos regressaram, coletivos e individuais, tanto masculinos como femininos, em seniores e nos escalões de formação.

Canoagem

A canoagem é das modalidades mais recentes no Sporting. Tudo começou no final de 2011 com a contratação de Emanuel Silva, um dos maiores canoistas portugueses de sempre e logo a partir de 2012 os triunfos não mais pararam.

Em Julho de 2012 no Campeonato Nacional de Regatas em Linha disputado em Montemor-o-Velho, Gonçalo Álvaro tornou-se no primeiro canoista do Sporting a sagrar-se Campeão Nacional.

8 de Agosto de 2012 é um dia absolutamente histórico para a canoagem portuguesa, e a ele está ligado o Sporting, pois nesse dia Emanuel Silva fazendo dupla com Fernando Pimenta do Clube Náutico de Ponte Lima, conquistou a Medalha de Prata nos Jogos Olímpicos de Londres em K2 1000 m, esta foi a primeira medalha de sempre da canoagem nacional em Jogos Olímpicos e a única conquistada por Portugal nesses Jogos.

A partir daí os grandes feitos internacionais passaram a ser uma constante.

Futebol de Praia

A prática do futebol de praia no Sporting começou em 2005, com o clube a participar em competições de carácter não oficial que decorreram até 2010.

Em 2009 sob o comando de Carlos Xavier e contando a equipa com alguns internacionais portugueses como Bilro, Belchior e principalmente Madjer, um dos melhores jogadores do mundo, o Sporting construiu uma equipa muito forte e assim foi com naturalidade que conquistou o primeiro Campeonato Nacional desta modalidade, disputado em 2010, conseguindo ganhar todos os jogos disputados.

Em 2011 o Sporting participou no 1º Mundialito de Clubes de Futebol de Praia, organizado pela Beach Soccer Worldwide com o apoio da FIFA. O Sporting atingiu a final da prova, onde perdeu por 4-2 com o Vasco da Gama.

Após um interregno, a equipa de futebol de praia do Sporting regressou aos areais em Maio de 2014, continuando a ser uma das melhores equipas portuguesas.

Ginástica

A Ginástica sempre fez parte da vida do Sporting Clube de Portugal, embora inicialmente apenas como treino para outras modalidades e depois com a criação das classes de manutenção e exibição, que chegaram a movimentar algumas centenas de jovens de ambos os sexos, principalmente no tempo da Sede do Palácio da Foz, onde o Sporting instalou um ginásio.

Nessa altura Salazar Carreira foi o grande dinamizador da secção, que teve ao seu serviço consagrados professores como, Rui da Cunha, Ermelindo Santos, Ferreira da Costa, António Carmo, Couceiro Neto e Herculano Cunha.

A competição veio mais tarde e os primeiros títulos remontam aos anos 60, mas foi a partir da década de 70 que se deu o grande crescimento sob a batuta do Prof. Reis Pinto, ao ponto de em 1982 chegarem a estar inscritos mais de 7000 ginastas no Sporting.

Com a construção do Edifício Multidesportivo, o Sporting passou a dispor de excelentes condições para a prática da Ginástica Desportiva e dos Saltos em Trampolim e Acrobáticos, o que já levou alguns dos seus atletas à conquista de medalhas a nível internacional.

Hipismo

Apesar de no panorama das modalidades leoninas já terem figurado duas ligadas ao sector equestre, como são os casos do pentatlo moderno e do horseball, e de no hipismo, o Sporting já ter tido uma equipa de saltos em 2002 com Bernardo Mathias, Filipe Corte-Real e Salvador Oliveira Martins, faltava aos leões inscreverem o seu nome na Dressage.

Mas em 2014 essa lacuna seria preenchida com a entrada no Sporting de Gonçalo Carvalho, então o 23º melhor cavaleiro do mundo e bicampeão nacional.

Depois de ter participado nas Olimpíadas de Londres, em 2012, com o cavalo Rubi, Gonçalo Carvalho entra no Sporting tendo por montada a égua Batuta.

A estreia de ambos em competição foi triunfal, já que venceram duas importantes provas na Alemanha em Novembro de 2014 e a partir daí os grandes feitos têm-se sucedido.

Judo

O Judo foi criado no Japão em 1882, pelo mestre Jigoro Kano. É um método de defesa pessoal, onde é muito mais importante a arte do que a força, sendo os combates ganhos normalmente por quem demonstra ter mais técnica.

Esta arte começou a ser praticada no Sporting Clube de Portugal na década de 1990, mas foi a partir de 2010 que o Mestre Pedro Soares desenvolveu tremendamente a vertente de competição.

Surgiram então judocas como João Pina, Joana Ramos, Jorge Fonseca e Sergiu Oleinic, que foram conquistando títulos nacionais e internacionais muito importantes, com o Sporting a assumir-se como uma referência do Judo em Portugal.

Karaté

Como a maior parte das artes marciais o Karaté também é de origem oriental e a sua pratica foi desenvolvida no Sporting pelo mestre Nuno Paiva.

A partir de 2011 o Sporting começou a conquistar de modo consistente importantes títulos nacionais, individuais e colectivos, com especial relevo para as camadas mais jovens.

Foi também a partir de 2011 que atletas do Sporting se começam a distinguir ao serviço da Selecção Nacional, como são os caso de Diogo Fernandes, Filipe Reis e Hélio Hernandez.

Em termos internos, o Sporting conquistou em 2015, pela primeira vez na sua história, o titulo de Bicampeão Nacional em Equipas de Seniores Masculinos.

Kickboxing

O Kickboxing é uma arte marcial que começou a ser praticada no Sporting em 1992 tendo como grande impulsionador Carlos Rodrigues.

Reconhecido pelo seu elevado espírito de disciplina, organização e trabalho, o Kickboxing do Sporting passou mais tarde a ser dirigido pelo Mestre Fernando Fernandes, tendo-se tornado numa verdadeira fábrica de campeões.

Os atletas de Kickboxing do Sporting desde sempre se distinguiram pela conquista de títulos de grande relevo, a nível nacional e internacional, de onde se destacam títulos mundiais e europeus.

Natação

A natação é praticada no Sporting desde 1921 e na década de 1940 o clube criou as primeiras escolas da modalidade em Portugal.

Para além das classes de aprendizagem e aperfeiçoamento, o Sporting tem também um grupo de alta competição, que ao longo dos anos contabilizou muitos títulos individuais e coletivos nos diversos estilos, com natural destaque para José Couto que ganhou uma medalha de prata e outra de bronze nos mundiais de piscina curta em 1999.

Com a entrada no novo milénio e dispondo de modernas instalações, o Sporting reforçou a atividade da natação em Alvalade. As escolas têm tido um sucesso reconhecido e a componente de competição passou a lutar com regularidade pela vitória nos campeonatos nacionais de clubes.

Em 2016 o nadador do Sporting Alexis Santos conseguiu um dos maiores feitos do desporto nacional, ao conquistar a medalha de bronze nos 200 metros estilos no Campeonato da Europa de Piscina Longa, em Londres, tornando-se, 31 anos depois, no segundo português de sempre a conseguir uma medalha em Europeus de piscina longa.

Pesca Desportiva

A criação da secção de pesca desportiva no Sporting remonta a 1952, mas a estreia em competição aconteceu apenas 1956.

O primeiro grande triunfo da equipa de pesca desportiva do Sporting surge em 1967 com a conquista do Campeonato Regional, à época o título máximo da modalidade.

A pesca desportiva caracteriza-se por ter uma vertente lúdica e outra de competição e, a partir de 1990 o Sporting passou a dedicar-se exclusivamente a esta última.

Polo Aquático

O Sporting foi um dos pioneiros do Polo Aquático em Portugal, uma modalidade que começou a ser praticada no clube em 1921, quando foi criada a secção de Natação.

Até ao final dessa década o Sporting foi um dos grandes dominadores do Polo Aquático, conquistando 5 Campeonatos de Lisboa e 4 Campeonatos Nacionais, mas a partir de 1930 a modalidade entrou em declínio no clube e acabou por ser extinta em 1934.

Em 2003 o Polo Aquático voltou ao Sporting, com o novo projeto para a modalidade a assentar na formação através dos jovens alunos das suas escolas de Natação.

Râguebi

A secção de Râguebi do Sporting Clube de Portugal foi criada em 1922 e, em 1927 o Sporting foi o fundador nº1 da Associação de Râguebi de Lisboa, que organizou as primeiras provas oficias da modalidade em Portugal.

O Sporting foi também o primeiro campeão da história do Râguebi em Portugal e venceu cinco dos primeiros seis Campeonatos de Lisboa.

Após dominar a modalidade nos seus anos iniciais em Portugal, o Râguebi começou a perder a vitalidade que tinha tido no Sporting no passado e a pouco e pouco foi passando para um plano secundário que acabaria por culminar no fim da sua atividade em 1964.

Em 2012 a modalidade voltou em força a Alvalade e o Sporting sagrou-se campeão nacional da II Divisão logo na época do regresso da modalidade ao clube.

Para lá dos aspetos desportivos, o Râguebi terá sempre um lugar único na história do Sporting, pois a sua equipa principal foi a primeira a utilizar as camisolas listadas de verde e branco, que são hoje o equipamento principal do clube.

Remo

O Remo começou a ser praticado no Sporting em 2012 com a contratação para os quadros de Alvalade da famosa “Dupla Olímpica” Pedro Fraga e Nuno Mendes.

Esta equipa de Double Scull, que antes de chegar ao Sporting tinha acumulado triunfos ao longo de oito anos de atividade, integrou o contingente leonino aos Jogos Olímpicos de Londres 2012, com o objetivo de melhorar o 8º lugar obtido nos Jogos de Pequim 2008, o que foi claramente superado com a presença na Final "A" e o 5º lugar geral.

Ainda em 2012 e depois das emoções olímpicas, Pedro Fraga e Nuno Mendes conquistaram a medalha de prata no Campeonato da Europa e a partir daí os grandes feitos têm-se sucedido a nível internacional mas também a nível nacional, com estes e outros remadores leoninos, a conquistarem campeonatos nacionais de forma assídua e em diferentes embarcações.

Na sua vertente indoor destaque para Pedro Fraga que se sagrou campeão europeu em 2013.

Taekwondo

A palavra Taekwondo significa literalmente a arte de dar pontapés, defender e bater.

Esta arte marcial de origem coreana que rapidamente se difundiu por todo o mundo, permite o treino de corpo e da mente, dando especial ênfase à conduta e ao desenvolvimento do carácter moral.

O Taekwondo começou a ser praticado no Sporting em 1974, quando o Mestre Chung Sun-Yong, na altura 6º Dan, criou em Alvalade o primeiro Dojang - local de treino de artes marciais coreanas - em Portugal.

A partir do início da década de 1980 o Sporting dominou a vertente de competição da modalidade em Portugal por um período de quinze anos, quer em termos coletivos, quer em termos individuais.

Ténis de Mesa

A secção de Ténis de Mesa do Sporting começou em 1932, quando o Clube foi um dos fundadores da Associação de Lisboa desta modalidade.

Foi preciso esperar mais de 10 anos para o Sporting vencer o seu primeiro Campeonato Nacional, em 1946. Nos anos 1950 e 1960 o Sporting era, juntamente com o Benfica, a equipa que dominava a modalidade, dispondo de um jogador extraordinário, António Horta Osório, que representou o Sporting 37 épocas.

Mas o período de ouro foi entre 1985 e 1995, quando o Trio Maravilha, inicialmente constituído por Pedro Miguel, Nuno Dias, e João Portela, ganhou 11 Campeonatos Nacionais e 10 Taças de Portugal, falhando apenas um em vinte e dois títulos possíveis. Depois Chen Shi Chao juntou-se à equipa, que foi praticamente imbatível em Portugal nesse longo período.

Esse caminho de vitórias continuou no Século XXI, sob a liderança do treinador e diretor da secção Chen Shi Chao.

As senhoras também alcançaram o domínio da modalidade, nos anos 1960 e 1970, com Marília Santamarina e Madalena Gentil em destaque, e novamente nos início dos anos 1990, com Luísa e Margarida Lopes.

Tiro à Bala

Criada em 1928, a Secção de Tiro do Sporting desde cedo se tornou numa das que mais sucessos conseguiu em Portugal e no estrangeiro, destacando-se a Medalha de Prata de Armando Marques nos Jogos Olímpicos de 1976, disputados no Canadá.

Em 1986 Mário Serafim foi Campeão Europeu de Juniores em Carabina e já em 2013 o credenciado atirador João Costa passou a representar o Sporting, numa altura em que enriqueceu o seu brilhante currículo com muitas vitórias nas mais destacadas competições internacionais.

Em 2004 o Sporting inaugurou uma moderna Carreira de Tiro no Edifício Multidesportivo, certificada para a prática de tiro de precisão com armas de ar comprimido.

Tiro com Arco

Modalidade inicialmente integrada na Secção de Tiro, viria a tornar-se autónoma apenas em 1959, chefiada pelo arqueiro internacional António Jorge Gomes, auxiliado por Armando Moreira Dias e Gabriel Gravito Baptista, e contando com cerca de 50 participantes.

A partir da década de 1990, a Secção de Tiro com Arco do Sporting passou a desenvolver uma vasta atividade desportiva possibilitando a conquista de relevantes competições, vivendo-se dias de glória que se estenderam de então até ao século XXI.

A nível individual os arqueiros do Sporting já conquistaram inúmeros títulos de campeões nacionais nas diversas categorias da modalidade e, a nível internacional destacam-se Paulo Nabais que foi 2º no Campeonato do Mundo e 3º no Campeonato da Europa de Bowhunter e Bruno Cruz que foi Campeão do Mundo de Juniores, na mesma variante.

Triatlo

Triatlo é uma das modalidades desportivas mais completas e consequentemente mais exigentes em termos atléticos, combinando três percursos em três especialidades, natação, ciclismo e corrida.

Para além do Triatlo propriamente dito, existem também as versões Duatlo, que combina três percursos mas de corrida, ciclismo e novamente corrida e Aquatlo, que combina dois percursos, de natação e de corrida.

O Triatlo foi introduzido no Sporting em 2009, com um projecto assente na formação e em triatletas provenientes da Natação. A partir de 2010 e com nomes sonantes na modalidade como Katarina Larsson ou Liliana Alexandre a integrarem a equipa leonina, os triunfos passaram a ser uma constante em Portugal e na Europa.

Xadrez

A prática do Xadrez teve início no Sporting em 1958 e quatro anos depois o Mestre Joaquim Durão conquistou o primeiro título individual de um xadrezista leonino.

O primeiro título coletivo chegou em 1962 e partir daí o Sporting dominou grande parte do panorama desportivo durante vinte e cinco anos, com a equipa leonina a apresentar nomes incontornáveis no xadrez como são os casos dos Mestres João Mário Ribeiro, João Cordovil, Fernando Silva, Luís Santos ou Rui Silva Pereira.

Com as novas instalações após a edificação do Complexo Alvalade XXI, em 2003 a Secção de Xadrez do Sporting conheceu um novo desenvolvimento e sobretudo a partir de 2010 incrementou de um modo significativo a sua atividade, surgindo figuras como os Mestres Paulo Dias e Pedro Rego e, em 2014 o Sporting voltou, trinta anos depois, a conquistar um campeonato nacional por equipas.

Extintas

Actividades Subaquáticas

A secção subaquática do Sporting Clube de Portugal iniciou a sua atividade em 1966 e, depois de um interregno, seria reativada em 1971. A modalidade viveu o seu período áureo na década de 90 sob o comando de Bessone Basto, um caso único de vocação e aptidão atlética para várias modalidades.

Nesse período o Sporting conquistou 10 Campeonatos Nacionais entre muitos outros títulos individuais e coletivos.

Andebol de 11

O Andebol foi introduzido no Sporting Clube de Portugal em 1932, por influência de Salazar Carreira, numa altura em que apenas se praticava a variante de 11.

O Sporting assumiu-se logo de inicio como o clube dominador nesta modalidade em Lisboa e, apenas perdeu parcialmente essa hegemonia durante a década de 40, durante a qual ainda assim ganhou 3 Campeonatos Regionais, mas nos anos 50 e 60 o domínio leonino voltou a ser esmagador.

Só em 1961 é que o Sporting atingiu o título nacional, quebrando a hegemonia dos clubes do norte do país, onde a modalidade sempre teve mais tradições.

No final da época 1966/67 ao fim de 36 anos, o Sporting Clube de Portugal abandonou a prática do Andebol de 11, passando a dedicar-se exclusivamente ao Andebol de 7. Somava na altura 24 vitórias no Campeonato de Lisboa e 3 no Campeonato Nacional, cujas últimas duas edições tinha ganho.

Badminton

A secção de Badminton do Sporting Clube de Portugal foi fundada em 1956 por Fernando Moreira da Silva, que ficou a dirigi-la. Juntaram-se-lhe dois dos melhores jogadores nacionais, José Trigo da Silva e Aníbal Rebelo, que também já representavam o Sporting noutras modalidades.

Nas senhoras distinguiu-se a campeã Peggy Cohen (1959/1964). Nos homens distinguiram-se Francisco Lemos (1956/64), e Fernando Pinto (1956/1964).

No âmbito da reestruturação do clube a secção de Badminton foi suspensa a partir do dia 7 de Outubro de 1964, tal como o Voleibol e o Râguebi.

Enquanto existiu, o Badminton do Sporting conquistou dois Campeonatos Nacionais por equipas, bem como muitos outros títulos individuais, ou em pares.

Esgrima

A esgrima foi introduzida no Sporting Clube de Portugal em 1919.

Após alguns anos de interregno, a secção foi reativada em Janeiro de 1934, quando o Sporting inaugurou a sua Sala de Armas na Sede do Palácio da Foz.

Em Dezembro de 1935 Fernando da Cruz Ferreira tornou-se no primeiro atirador sportinguista a sagrar-se campeão nacional, na variante de Sabre.

Mas seria na década de 50 que o Sporting viveria os seus melhores anos na modalidade, conquistando dois títulos nacionais por equipas em Florete, muito por ação de Valente Borrego, que participou nos Jogos Olímpicos de Roma em 1960.

Halterofilismo

O Halterofilismo foi introduzido no Sporting Clube de Portugal em 1976, por iniciativa de Horácio Oliveira, que foi atleta e treinador até 1984, e treinador e seccionista depois dessa data.

O ponto alto da secção foi na primeira metade dos anos 1980, com um número de atletas a rondar os 20.

Já nos anos 1990, e com Isidro Soares como treinador, o Sporting conquistou diversos títulos nacionais por equipas e individuais, tanto em seniores como nos escalões de formação.

A secção entrou em declínio a partir de meados dos anos 1990, e acabou por ser extinta já no século XXI.

Hóquei em Campo

O Hóquei em Campo foi das primeiras modalidades praticadas no Sporting Clube de Portugal, no período a seguir à fundação do clube, no entanto a falta de resultados desportivos e também o reduzido número de praticantes, acabou por conduzir à extinção da modalidade.

Posteriormente, na década de 1920, o Sporting voltaria a entrar nas competições de Hóquei em Campo, mas mais uma vez com resultados de pouco relevo.

Lutas Amadoras

A secção de Luta Greco-Romana do Sporting Clube de Portugal foi fundada em Março de 1966 por Manuel Pedro dos Santos.

O clube rapidamente ocupou uma posição de destaque na modalidade, primeiro através das vitórias dos seus lutadores e mais tarde assumindo a hegemonia nos campeonatos coletivos, com realce para os nove títulos consecutivos conquistados entre 1974 e 1982.

Os lutadores Luís Grilo, Leonel Duarte, Joaquim Vieira e David Maia foram atletas olímpicos, com o primeiro a conseguir um 9º lugar nos Jogos de Munique em 1972.

Em 1999 Hugo Passos conquistou uma medalha de prata nos Campeonatos da Europa de Juniores.

Em 2003 a secção foi extinta.

Luta de Tração à Corda

A luta de tracção à corda foi uma modalidade praticada no início do século XX, altura em que as equipas do Sporting Clube de Portugal foram largamente dominadoras e, entre 1911 e 1915 estiveram invencíveis.

Pedro Del Negro, Alfredo Camecelha, Álvaro Ferreira, Francisco Padinha, Gomes da Silva, Joaquim Thomaz, José Branco e Laranjeira Guerra foram alguns dos atletas que se destacaram nesse período.

Mais tarde no início da década de 20, esta modalidade fez parte dos primeiros Campeonatos de Jogos Atléticos e, as equipas do Sporting continuaram a dominar.

Motociclismo

A secção de Motociclismo do Sporting foi criada em 1933, tendo uma atividade intermitente.

Nos anos 1950/60 os motociclistas do Sporting conquistaram alguns títulos nacionais.

Em 1964 o Sporting foi campeão nacional de Scooters.

Patinagem

A patinagem foi introduzida no Sporting Clube de Portugal em 1925 e, logo com excelentes resultados, traduzidos pelo 2º lugar na classificação por equipas do Campeonato Nacional, com os patinadores leoninos a conquistarem 4 títulos.

Em 1947 esta modalidade foi reativada, destacando-se então a patinadora Maria Antónia de Vasconcelos, que chegou a fazer parte da 1ª Classe Europeia e que mais tarde seria professora na secção de patinagem do clube.

O melhor período da patinagem do Sporting viveu-se a partir de meados da década de 1970, com os patinadores do clube a conquistarem diversos títulos individuais e o Campeonato Nacional de equipas femininas, em 1988.

Mais tarde, em 1995, Rita Falcão conquistou uma medalha de prata no Campeonato da Europa de Patinagem Artística.

A patinagem viria a terminar no Sporting em 2010.

Pentatlo Moderno

O pentatlo moderno é uma modalidade olímpica que junta esgrima, tiro, equitação, corta-mato e natação.

No seu início, em 1949, apenas membros pertencentes às forças armadas participavam nas provas de pentatlo moderno, traduzindo toda a sua expressão de modalidade de cariz militar. A falta de apoios oficiais levou a que a modalidade entrasse em estado de hibernação, contando com um reduzido número de praticantes.

No Sporting Clube de Portugal o pentatlo moderno foi praticado de forma regular durante os anos setenta e oitenta, tendo sido conquistados três Campeonatos Nacionais Individuais de seniores e dois de juniores.

Sendo de destacar a participação de Luís Monteiro, Roberto Durão e Manuel Barroso, todos do Sporting, nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984, o que deu um novo alento à modalidade a nível nacional.

O Sporting regressaria ao pentatlo moderno pela mão de Sebastião Macias em Dezembro de 2012, num projeto que acabaria por não ter continuidade.

Ténis

O ténis era uma das modalidades prioritárias na altura da fundação do Sporting Clube de Portugal, embora só esporadicamente fosse praticado em competição.

Nesses primeiros anos, D. João de Vila Franca destacou-se como praticante e professor da modalidade.

As primeiras instalações desportivas do clube eram dotadas de campos de ténis, o mesmo acontecendo no Estádio do Lumiar que foi a casa do Sporting até 1955.

Foi também uma das primeiras modalidades praticadas pelas senhoras.

Os tenistas sportinguistas conquistaram 7 Campeonatos Nacionais individuais, 3 masculinos e 4 femininos e alguns títulos coletivos.

Outras

Para além destas modalidades, no Sporting praticam-se, ou praticaram-se outras atividades como Aikido, Basebol, Bridge, Capoeira, Corfball, Cricket, Damas, Golfe, Hóquei em Linha, Horseball, Ioga, Jiu-Jitsu, Krav Maga, Paintball e Vela.