Skip to main content

Mário Goulart Lino, nasceu na Horta, Açores, a 9 de Janeiro de 1937.

Defesa direito açoriano, iniciou-se no Fayal Sport e notabilizou-se no Lusitânia. Chegou ao Sporting em 1958, onde jogou durante 9 temporadas, realizando 184 jogos, marcando 6 golos e conquistando 2 Campeonatos Nacionais, 1 Taça de Portugal e a Taça das Taças.

Foi 6 vezes internacional.

Pendurou as botas em 1967, mas em Janeiro de 1969 foi chamado para em conjunto com Armando Ferreira substituir Fernando Caiado no comando da equipa até ao final dessa época.

Em Fevereiro de 1972 é novamente chamado ao comando da equipa, desta vez para substituir Fernando Vaz, conseguindo aí a sua primeira presença numa Final da Taça de Portugal.

Um ano depois regressa ao comando da equipa para render o inglês Ronnie Allen, e consegue mais uma vez chegar à Final da Taça, mas agora para ganhar, garantindo assim o lugar de treinador principal na temporada seguinte, que ficaria na história como uma das melhores de sempre do Sporting, que atinge as meias-finais da Taça das Taças e ganha o Campeonato e a Taça de Portugal, embora Mário Lino já não tenha estado no banco nessa Final.

Seguiu para o Boavista onde ganhou uma Supertaça, passou por Farense, Vitória de Setúbal e Sp. Braga até regressar ao Sporting para desempenhar diversos cargos no Departamento de Futebol, particularmente nas camadas jovens onde continua a trabalhar.



To-mane 11:54, 12 Julho 2008 (WEST)