Skip to main content
Época anterior:
Lutas Amadoras 1969/70
Época seguinte:
Lutas Amadoras 1971/72

Derrotados na secretaria, campeões individuais no ringue

Os melhores lutadores do país.

Manuel Pedro Fernandes dos Santos continuou como capitão da secção de Luta Greco-Romana, e Norberto Costa e Silva era o treinador.

Realizou-se, com início em fim de outubro, a Taça de Portugal por equipas juniores. O Sporting participou, perdendo na primeira eliminatória ao empatar 3-3 com o Benfica, mas com desvantagem nos pontos por combate.

Em outubro de 1970 realizaram-se no Pavilhão da Ajuda e na sede do Ateneu Comercial de Lisboa os Campeonatos Nacionais de Juvenis e Juniores. Carlos Esteves foi campeão em 87 kg juniores, sem opositor. António José Palácio Santos também venceu.

Praticamente em simultâneo decorreram na sede do Ateneu Comercial de Lisboa os Campeonatos Nacionais de Principiantes. António Santos venceu em 75 kg juniores.

A 25 de outubro realizaram-se no Pavilhão da Ajuda os Campeonatos Nacionais de Seniores de 3ª série, bem como de juvenis e juniores de 3ª série. Na 3ª série António Santos venceu em 75 kg juniores e Carlos Esteves em 87 kg juniores.

Em novembro Carlos Esteves e António Santos venceram nas suas categorias nos Campeonatos Nacionais de Juniores de 2ª série.

A 8 de dezembro realizaram-se no Pavilhão da Ajuda os Campeonatos Nacionais de Seniores de 2ª série. O Sporting conseguiu três títulos, por intermédio de Luís Gil, Aires Pereira, e José Vieira Freitas.

O ano 1971 começou com o primeiro encontro por equipas na época 1970/71, contra o Benfica a contar para a 1/2 final da Taça de Portugal. Com o resultado 4-4 em combates, o Sporting venceu por pontos.

A 24 de janeiro realizaram-se no Pavilhão da Académica da Amadora os Campeonatos Nacionais Individuais de seniores da 1ª série. O Sporting arrasou, conquistando seis títulos. Leonel Duarte foi campeão em 52 kg pelo 4º ano consecutivo, Luís Grilo venceu em 57 kg pelo 8º ano consecutivo, das quais seis pelo Sporting. Joaquim Vieira, Henrique Reis, Aires Pereira e José Carvalho Silva também foram campeões. Lutadores do Sporting conseguiram ainda três segundos lugares e um terceiro.

O Campeonato Nacional por equipas correu como de costume: com muitas queixas contra as arbitragens e contra as instâncias federativas, dominadas pelo Grupo Desportivo de Runa e pelo Benfica. A 13 de março de 1971, poucas horas antes da partida da equipa leonina para Runa, para defrontar o clube local na 1ª volta, chegou ao Sporting uma carta da Federação Portuguesa de Lutas Amadoras comunicando que os lutadores leoninos Carlos Batuca, Manuel Batuca, e António Maia já tinham sido inscritos anteriormente pelo Ateneu e como tal não poderiam lutar, e todos os seus resultados anteriores seriam anulados. Isto não correspondia à realidade, mas levou o Sporting a reinscrever os jogadores a 18 de março, facto aceite pela própria Federação.

No entanto, os atletas ficaram afetados, e arbitragens lamentáveis em Runa deram a vitória a este clube. Para além disso, a Federação alegou que a inscrição destes atletas tinha sido feita fora do prazo para transferências. Isso estaria de acordo com novas regras introduzidas… que seriam válidas na época seguinte. Assim, a Federação estava a aplicar as novas regras retroativamente. No encontro da segunda volta contra o Benfica, que tinha sido derrotado pelo Sporting no primeiro jogo, a Federação nomeou como árbitros um ex-lutador do Benfica, outro lutador que nesta mesma época já tinha lutado pelo Benfica, e como delegado outro ex-atleta do Benfica que tinha sido banido de árbitro a pedido de diversos clubes. Este delegado recusou a participação dos referidos atletas leoninos, o que dava à partida três vitórias ao Benfica. Assim, o Sporting compareceu aos encontros com o Benfica e com o Runa, mas em ambos os casos os árbitros constaram a presença da equipa leonina, recusaram a pesagem de todos os seus componentes, e recusaram ainda aceitar o protesto formal do Sporting, que o entregou à Federação.

Com tudo isto, o Sporting decidiu não voltar a comparecer até decisão sobre os recursos apresentados. Para conseguir a homologação do campeonato, a Federação convocou um congresso extraordinário para 11 de junho, de modo a tentar passar essa responsabilidade para os clubes, isto quando estava ainda pendente o recurso do Sporting.

Apesar deste conflito, no momento de preparar uma seleção nacional, a Federação não teve outro remédio se não convocar três atletas leoninos, Leonel Duarte, Luís Grilo e Joaquim Vieira, que em junho foram a Espanha participar na Taça Oceano.

Em julho, Luís Grilo foi distinguido pelo Comité Olímpico Português como "Melhor atleta amador do ano". No fim do ano a Federação distinguiu três atletas com a medalha de "melhor de 1970/71" - e foram exatamente Leonel Duarte, Luís Grilo e Joaquim Vieira.


Figuras

Plantel

Atleta Obs. Atleta Obs.
Luís Grilo 57/62 kg Leonel Duarte 52/57 kg
João Grilo 57 kg Joaquim Vieira 62/68 kg
Amadeu Lopes 48/52 kg Henrique Reis 74 kg
Luís Gil 82/90 kg Carlos Esteves 90 kg
Carlos Batuca 68/74 kg Aires Pereira 82/90 kg Sénior/2ª série
Carlos Esteves 90 kg sénior/87 kg, júnior Joaquim Oliveira 74 kg
Artur Casquilho 62/68 kg António Maia 82/90 kg
Manuel ou Armando Fernandes 48 kg, júnior Manuel Batuca 74 kg
José Manuel Feiticeiro 57 kg, 2ª série Luís Gil 82 kg, 2ª série
José Carvalho Silva 100 kg, 2ª série Firmino Pedro 90 kg, 2ª série
Laurindo Duarte 52 kg, júnior José Manuel Silva 62 kg, júnior
Carlos Gaspar 62 kg, juvenil
Vítor Esteves 47 kg, juvenil principiante Manuel Silva 63 kg, juvenil principiante
Carlos Sousa 65 kg, júnior principiante António Santos 75 kg, júnior principiante

Secção

Director Seccionistas Treinador
Manuel Pedro Fernandes dos Santos Fernando Fonseca
Manuel João Aranha
Norberto Costa e Silva

Troféus conquistados

Nacional individual

Outras provas

Combates

Campeonato Nacional de equipas seniores de Luta greco-romana

Data Jornada Jogo Resultado Ficha de jogo
??-0?-1971 2ª jornada SPORTING - Mem Martins Sport Clube V-D
06-03-1971 3ª jornada SPORTING - Benfica 5-3 Ginásio do Estádio José Alvalade
13-03-1971 4ª jornada Runa - SPORTING 5-2 Runa
20-03-1971 5ª jornada SPORTING - Baixa da Banheira 6-1
27-03-1971 6ª jornada Belenenses - SPORTING 1-6
03-04-1971 7ª jornada SPORTING - Académica da Amadora 5-2 Ginásio do Estádio José Alvalade
17-04-1971 8ª jornada Linda-a-Velha - SPORTING 1-7 Linda-a-Velha
24-04-1971 9ª jornada Mem Martins Sport Clube - SPORTING 2-6 Mem Martins


Class. Clube Encontros Vitórias Empates Derrotas Lutas Pontos
Runa 16 15 1 0 47
SPORTING 16 14 1 1 ' 45
Ateneu 16 12 0 4 40

Taça de Portugal de equipas seniores de Luta greco-romana

Data Jornada Jogo Resultado Ficha de jogo
13-01-1971 1/2 final Benfica - SPORTING 4-4 Pavilhão da Luz

Links