Skip to main content
Época seguinte:
Kickboxing 1993

Um começo glorioso: campeões nacionais

Kickboxing-92.jpg

Kickboxing-1992-primeiros-campeoes.jpg

A introdução no Sporting do Full Contact, como era então mais conhecido o Kickboxing e modalidades relacionadas, foi anunciada em março de 1992. O primeiro diretor da secção, de acordo com o Jornal Sporting de 7 de outubro de 1992, foi Joaquim Borges, visto que a modalidade foi integrada na secção de Boxe, funcionando portanto com os mesmos dirigentes. Na realidade, foi Carlos Rodrigues quem fez o contacto com Fernando Fernandes e levou o tema à Direção.

A responsabilidade técnica ficou a cargo de Fernando Fernandes, já na altura um dos maiores expoentes da modalidade em Portugal, que tinha sido campeão europeu de amadores em 1990. A secretaria ficou a funcionar na secção de Taekwondo. As inscrições abriram para ambos os sexos e no escalão infantil, nas áreas de competição e de auto defesa.

Kickboxing-folheto-92.jpg

Logo em 1992 a secção teve um grande sucesso, com cerca de 70 alunos a praticar, ultrapassando de imediato o número de praticantes de Boxe.

A época não podia ter começado melhor, com o Sporting a vencer a primeira competição oficial que disputou, o Campeonato Regional por equipas de Full Contact, disputado a 4 de abril em Loures.

Seguiu-se o Campeonato Nacional de Full Contact (Kickboxing) em 2 e 3 de maio, disputado no Pavilhão de Travassô em Águeda, com o Sporting a ganhar os títulos de campeão nacional por equipas nas Classes B (Amadores/Consagrados) e C (Iniciados). Na classe B, correspondente ao Campeonato Nacional de Kickboxing, o Sporting deu fim ao reinado de cinco anos do Atlético Figueirense, com quatro atletas a conquistarem também os títulos individuais. O treinador/atleta Fernando Fernandes, então com 26 anos de idade, era já o Mestre da modalidade, declarando "vamos ser os melhores em tudo".

Logo depois, Paulo Jorge Neves, Vítor Teixeira e Francisco Nunes foram selecionados para representar Portugal num encontro de Full Contact em Vigo, com Fernando Fernandes como selecionador e treinador.

A 20 de Junho de 1992, o Sporting conquistou o título nacional de Kickboxing com Low-Kicks (ou seja, Light Kick) por equipas, no Pavilhão Gimnodesportivo do Estádio Universitário de Coimbra.

Fernando Fernandes sagrou-se campeão nacional de profissionais meio-pesados (80 kg) ao bater Vítor Jorge, do Atlético Figueirense, no Casino da Figueira da Foz em agosto.

A 9 de outubro, Fernando Fernandes defrontou na Nave de Alvalade o espanhol Juan Antonio Silva, então nº 3 do ranking europeu, num combate que contou para as meias finais do Campeonato da Europa de pesos médos (75 kg). Perante 1500 espetadores, o combate programadopara 8 assaltos de 2 minutos não chegou ao fim, visto que Fernandes venceu no 7º assalto ao abrir o sobrolho do adversário, que foi assim derrotado por inferioridade física. Com esta vitória, Fernando Fernandes tornou-se candidato ao título europeu, que seria disputado no ano seguinte.

Depois desse êxito, Fernando Fernandes voltou a exibir-se ainda em outubro, desta feita em Bilbao contra o atleta local Laureano Lauro. Perante 2500 pessoas, Fernandes dominou e venceu o combate de 7 assaltos. Ainda em outubro uma comitiva leonina deslocou-se a Badajoz para participar num torneio, traduzindo-se em duas vitórias e duas derrotas nas quais os atletas leoninos mesmo assim deram boa resposta.

Fernando Fernandes foi convidado pela World Association of Kick Boxing Organization (WAKO) a participar no Campeonato da Europa de Amadores, que se realizou entre 23 e 25 de outubro na Grécia. Vítor Teixeira foi selecionado pela Federação Portuguesa de Full Contact/Kickboxing para também participar. Teixeira venceu dois combates, acabando por perder aos pontos a 1/2 final contra o húngaro Molnar, num combate muito equilibrado. Fernandes venceu três combates, acabando por perder a 1/2 final contra o norueguês Petterson. Na realidade, ganhou aos pontos, mas o árbitro deu-lhe dois avisos públicos por golpes que no entanto não eram irregulares. Assim, acabou por ficar em 5º lugar na classificação geral, quando poderia ter ido mais longe.

A 30 e 31 de Outubro Nélson Aguiar e Pedro Mendonça participaram num Torneio em Barcelona.

O Campeonato Nacional de profissionais de Full Contact de pesos-médios realizou-se a 14 de novembro na Nave de Alvalade, colocando frente a frente Fernando Fernandes e António Mesquita do Porto. Fernandes venceu sem margem para dúvidas o combate de 7 assaltos de 2 minutos, conquistando o seu sétimo título nacional.

Figuras

Plantel

Atleta Obs. Atleta Obs.
Fernando Fernandes Profissional meio-pesado
Pedro Mendonça Classe B 80 kg Vítor Teixeira Consagrado/Classe B 63,5 kg
Paulo Jorge Neves Classe B 60 kg João Matias Classe B 54/64 kg
José Gaspar Classe C 85 kg José Júlio Filipe Classe C 90/95 kg
Arlindo Torradas Classe B/C 60 kg Manuel Rodrigues Classe C 63 kg
Pedro Mendes (ou Messias) Classe C 63 kg Francisco Nunes 71 kg
Paulo Ferreira Classe C, 60 kg Paulo Santos Classe C, 71 kg
José Saldanha 67 kg

Secção

Director Seccionistas Treinador
Joaquim Borges
Carlos Rodrigues
José Neves Polido - Vice-diretor
Fernando Oliveira
Armando Coutinho
Fernando Fernandes
Jorge Nélson Costa Gomes - adjunto

Troféus conquistados

Profissionais

Nacional Equipas

Regional Equipas

Nacional Individual

Regional Individual

Combates

Ver também

Links