Skip to main content

Joaquim Guerreiro de Oliveira Duarte, nasceu em 1891.

Foi admitido como sócio em 20 de Maio de 1921, depois de sair do Clube Naval de Lisboa de que tinha sido Presidente, juntando-se assim a um grupo de dissidentes daquele clube, que no princípio desse ano tinham vindo para o Sporting, onde criaram o Posto Náutico.

Como atleta foi remador, nadador e jogador de Pólo Aquático, modalidade na qual foi internacional em 1926 e campeão nacional pelo Sporting.

Para além de Presidente do Clube Naval, foi Presidente da Federação Portuguesa de Natação e da Associação de Futebol de Lisboa.

No Sporting começou como vice-presidente e director do Posto Náutico, fez parte do Conselho Fiscal, chegando a Presidente da Direcção a 5 de Setembro de 1928, num mandato que duraria apenas 6 meses.

Em 1932 voltaria à Presidência desta vez para ficar durante 10 anos, que marcaram a história do Clube e lançaram os alicerces do seu período mais brilhante.

Sob a sua presidência o Sporting desenvolveu o ecletismo promovendo forte desenvolvimento em diversas modalidades com destaque para a Ginástica. Realizou o 1º Congresso Leonino com a participação de todas as filiais e delegações, arrendou ou Staduim do Lumiar e o Palácio da Foz onde instalou a sua sede, que mais tarde se mudou para um prédio adquirido na Rua Rosa Araújo, depois vendido com elevados lucros.

Foi com Oliveira Duarte que se deram os primeiros passos para o sonho de um Estádio novo, com a aquisição do terreno Talone e a elaboração da primeira maqueta do projecto. Como reconhecimento desse facto ele foi o porta-bandeira, no desfile de inauguração do Estádio José Alvalade em 10 de Junho de 1956.

Recebeu a Medalha de Mérito e Dedicação em 1930. Foi distinguido como sócio benemérito e a título póstumo como sócio honorário.

Faleceu a 13 de Maio de 1958 com 67 anos.

To-mane 20:13, 9 Julho 2008 (WEST)