Skip to main content

Gentil Alves Cardoso nasceu a 05 de Julho de 1906 no Recife, Brasil, de onde saiu ainda adolescente para fixar residência no Rio de Janeiro.

Gentil Cardoso nunca foi jogador, mas como técnico ficou famoso pelas conquistas dos Clubes que dirigiu e muito mais pelas frases que proferia, que o tornaram conhecido pelo “técnico filósofo”.

A maior parte da sua carreira como técnico foi passada no Rio de Janeiro, onde dirigiu quase todos os grandes "times": América, Bangu, Flamengo, Vasco da Gama, Botafogo e Fluminense, tendo sido Campeão carioca em 1946 pelo Fluminense e em 1952 pelo Vasco da Gama.

Esteve também em clubes paulistas, como Ponte Preta e Corinthians e, em Pernambuco onde também fez história, pois foi o primeiro técnico a ser Campeão pelos três grandes clubes do Estado: Sport Recife em 1955, Santa Cruz em 1959 e Náutico em 1960.

Comandou a Seleção Brasileira no Campeonato Sul-Americano de 1959, disputando cinco jogos, com o saldo de três vitórias e duas derrotas.

Chegou ao Sporting em 1963 para substituir Juca, numa altura em que os Leões tinham fracassado na tentativa de contratar Bella Guttmann, auto intitulando-se como "o técnico mais antigo do mundo"e não durou muito tempo, sendo despedido em Fevereiro de 1964, mas ficará ligado à história do Sporting como o treinador que iniciou a campanha vitoriosa da Taça das Taças.

Gentil Cardoso morreu no Rio de Janeiro, a 08 de Setembro de 1970.

To-mane 10h35min de 25 de Agosto de 2008 (UTC)