Skip to main content
Dados de Filomena Vieira Carvalho Sem Foto.jpg
Nome Filomena Vieira Carvalho
Nascimento
Naturalidade Portugal - 
Posição Atleta (velocidade prolongada, barreiras, meio fundo e crosse)

Filomena Vieira Carvalho foi uma atleta que na década de 70 do Século XX, obteve alguns resultados notáveis, principalmente na velocidade prolongada, embora também tenha tido êxito nas provas de meio fundo.

A sua primeira grande vitória aconteceu na época de 1971, quando fez parte da equipa do Sporting que ganhou a estafeta dos 4x400m, nos Campeonatos de Portugal, um feito que repetiria em 1973 e 1974.

Na época de 1972 conseguiu o seu primeiro grande triunfo individual, ao sagrar-se Campeã de Portugal dos 400m, mas seria no ano seguinte, que viria a atingir o ponto alto da sua carreira, com uma temporada repleta de sucessos, que começou com uma vitória no Campeonato Nacional de Corta-Mato, tornando-se na segunda atleta leonina a ganhar esta competição, onde o palmarés do Sporting não era particularmente rico.

Nesse ano para além da sua segunda vitória na estafeta dos 4x400m, dos Campeonatos de Portugal, foi Campeã Nacional dos 800m, e durante a Taça da Europa disputada em Rijeka, bateu o Recorde Nacional dessa distância, com a marca de 2,12,7m, que viria a igualar poucas semanas depois, retirando 3s ao anterior Recorde, que era pertença de Céu Lopes.

Ainda no decorrer da Taça Europa, integrou Selecção de Portugal que estabeleceu um novo Recorde Nacional da estafeta dos 4x400m, que era pertença de uma Selecção de Lisboa, da qual também fizera parte Filomena Vieira Carvalho, e que em Maio desse ano se tinha tornado na primeira equipa portuguesa a percorrer os 4x400m, abaixo dos 4 minutos.

No dia seguinte a ter igualado o seu Recorde dos 800m, tornou-se também Recordista Nacional dos 1500m, com a marca de 4,47,0m, e uma semana antes, tinha integrado outra Selecção, que melhorara o Recorde Nacional da estafeta dos 4x400m obtido em Rijeka, fixando-o em 3,50,0m, uma marca que perdurou quase 4 anos.

Na época de 1974 foi uma das várias atletas a experimentar a prova dos 400m barreiras, que nesse ano fora introduzida no mapa das competições oficiais, e chegou mesmo a conseguir bater o Recorde Nacional da especialidade, fixando-o em 63s, isto para além de ter obtido o seu terceiro triunfo ao serviço do Sporting, na estafeta dos 4x400m, dos Campeonatos de Portugal.

To-mane 19h33min de 13 de Abril de 2012 (WEST)