Skip to main content
Época anterior:
Esgrima 1934
Época seguinte:
Esgrima 1936

O primeiro campeão nacional

O Sporting tinha reativado a secção de Esgrima em 1934, sob a direção do Dr. Samuel Pessoa, e com o Major Gonçalves Mendes Júnior como mestre. A nova Sala de Armas leonina , instalada no salão nobre do Clube no Palácio Foz, atraía tanto praticantes como espetadores, e podia ser considerada a terceira melhor do país. Em 1935, Mendes Júnior, já tenente-coronel, teve que deixar temporariamente a secção devido aos seus deveres como oficial superior, sendo substituído pelo mestre Pina Cabral. Mendes Júnior regressou ainda antes do fim do ano, sendo então alvo de uma homenagem pelos atiradores leoninos.

O Sporting contava com três senhoras na sua Sala de Armas: D. Celeste de Mendonça, D. Maria Helena Drummond e D. Irene de Almeida.

Em janeiro o Sporting organizou um torneio inter-sócios de florete, em que o vencedor foi Samuel Raposo Pessoa. Foram organizados mais torneios inter-sócios posteriormente, bem como torneios abertos a todos os atiradores.

O Campeonato Nacional de Florete decorreu em fevereiro, na sala de armas do Sporting. O Sporting participou com seis atiradores. Mário de Figueiredo venceu a primeira eliminatória, e Samuel Raposo Pessoa venceu a segunda. José Pablo, Reinaldo Monteiro e Avelar Machado também se apuraram para as 1/2 finais, disputadas entre seis atiradores cada. Avelar Machado, Samuel Pessoa e Reinaldo Monteiro qualificaram-se para a final, de novo disputada entre seis atiradores. Reinaldo Monteiro foi o melhor leão, ficando em 4º lugar.

Em maio realizou-se a prova de espada. As provas de 2ªs e 3ªs categorias eram realizadas normalmente antes das provas principais. Desta feita, nenhum atirador leonino chegou à final.

O Campeonato Nacional de Sabre foi disputado a 19 e 20 de dezembro nas instalações do Sporting. Fernando da Cruz Ferreira, que já tinha sido campeão nacional representando outra Sala de Armas, participou na prova. Na eliminatória, ficou em segundo lugar no seu grupo. Na poule final Cruz Ferreira afirmou-se, mostrando ser o atirador mais aguerrido em prova, triunfando com base da sua energia e velocidade. Reconquistou assim o seu título, e tornou-se no primeiro atirador sportinguista a sagrar-se Campeão Nacional.

António de França Borges e Charles Norton concorreram ao Torneio de 3ªas Categorias, chegando às meias finais.


Figuras

Plantel

Atleta Obs. Atleta Obs.
Tenente Daniel Pina Cabral Dr. Samuel Raposo Pessoa
Fernando da Cruz Ferreira Mário Jorge de Figueiredo
António de França Borges Charles Norton
João José Pimenta Avelar Machado Reinaldo da Silva Monteiro
Dr. José Rodrigues Pablo Eng. Gabriel Nápoles de Carvalho
Celeste de Mendonça Maria Helena Drummond
Irene de Almeida

Secção

Diretor Seccionistas Treinador
Samuel Pessoa Pina Cabral
Gonçalves Mendes Júnior


Troféus conquistados

Nacional individual

Links

  • Regressar à página principal da Esgrima