Skip to main content
Época anterior:
Ciclismo 1937
Época seguinte:
Ciclismo 1939

Filipe de Melo ganha o Porto Lisboa

Trindade, Melo e Rodrigues

O Sporting manteve os seus principais ciclistas e assim continuou a ter uma das melhores equipas do pelotão nacional, particularmente no que diz respeito às provas mais duras.

A época começou como de costume com as corridas clássicas da UVP, com Filipe de Melo a vencer a prova dos 100km, onde Tulio Pereira foi 3º classificado, resultado que repetiu nos 100km em contra/relógio, onde o vencedor foi José Marquês.

Tulio Pereira foi o vencedor do Campeonato Regional de Fundo, somando 37 pontos no conjunto das três provas da competição.

No Campeonato Nacional de Fundo Ladislau Parreira foi o melhor ciclista do Sporting, terminando em 3º lugar.

Em Julho disputou-se a II Corrida das 24 Horas, brilhantemente vencida pela equipa do Sporting, formada por Filipe de Melo, Alfredo Trindade e Ildefonso Rodrigues.

No Porto-Lisboa o domínio dos ciclistas leoninos foi esmagador, com quatro homens do Sporting a entrarem isolados na Pista do Estádio do Lumiar, onde Filipe de Melo foi o grande vencedor.

Na VII Volta a Portugal o Sporting apresentou-se com uma equipa muito forte, que era naturalmente apontada como uma das grandes favoritas à vitória na competição por equipas, integrando vários ciclistas que podiam sonhar com o triunfo individual.

A grande corrida disputou-se em Agosto e começou da melhor maneira para os ciclistas leoninos, com Filipe de Melo a ganhar a 1ª etapa, enquanto Ildefonso Rodrigues venceu as duas seguintes, arrebatando a Camisola Amarela ao seu colega de equipa, que na 2ª tirada teve um furo que lhe foi fatal.

Na 4ª etapa ganha por Joaquim de Sousa, Ildefonso Rodrigues e Alfredo Trindade sofreram uma queda à entrada para a recta final e acabaram por ser penalizados em 30 segundos, devido a não terem transposto a meta com as bicicletas, o que resultou na perda da Camisola Amarela por parte de Ildefonso Rodrigues e na desistência de Alfredo Trindade que não ficou em condições de continuar.

Daí para a frente os ciclistas do Sporting continuaram a brilhar, vencendo 15 das 20 etapas, com Ildefonso Rodrigues a somar 8 triunfos e Filipe de Melo a ganhar por 6 vezes, mas José Albuquerque do Campo de Ourique conquistou a Amarela na 7ª etapa e no Porto consolidou a sua posição, para não mais perder a liderança, apesar da oposição tenaz que lhe moveu Filipe de Melo, que terminou em 2º lugar.

Por equipas o Sporting foi 3º classificado, pois as desistências de ciclistas importantes deixaram a equipa sem um terceiro homem capaz de lhe permitir lutar pela vitória colectiva.

Nas corridas de final de temporada, Joaquim de Sousa foi 2º classificado na Volta dos Campeões e ganhou o Circuito de Anadia, Ildefonso Rodrigues foi 3º no Circuito Carmona e ficou no 2º lugar no Circuito de Benavente e, Alfredo Trindade ficou no 4º lugar na Volta dos Campeões e foi 2º classificado nas 5 Voltas a Mafra.

Como de costume a época terminou com as provas de velocidade, sendo que neste ano se verificou a particularidade dos Campeonatos Regional e Nacional se terem disputado no mesmo dia. Na competição distrital os ciclistas do Sporting não foram felizes, chegando apenas às meias finais, onde João de Sousa e Francisco Assunção Silva foram eliminados, tal como já havia acontecido com Joaquim de Sousa e José Marquês nos quartos de final.

Nos Nacionais onde Joaquim de Sousa participou na qualidade de Campeão em título, juntamente com João de Sousa e Francisco Assunção Silva que tinham garantido o apuramento nos Regionais, o mais novo da família de Sousa desforrou-se de José Brás, que bateu logo na primeira eliminatória e renovou o seu título de Campeão Nacional, batendo na Final Eduardo Lopes da CUF, que tinha acabado de ganhar o Campeonato de Lisboa.

To-mane 00h09min de 1 de Agosto de 2015 (WEST)

Vitórias do Clube

Competição Escalão Prova Observações
Taça Os Sports Independentes Estrada
5 Voltas a Mafra Independentes Estrada
I Circuito de Benavente Independentes Estrada

XVI Clássica Porto-Lisboa

Classificação Ciclista Marca Observações
Filipe de Melo 11,45,55h
Alfredo Trindade
Ladislau Parreira
Ildefonso Rodrigues

VII Volta a Portugal

Classificação Geral Individual

Classificação Ciclista Tempo Observações
Filipe de Melo a 10m 1 dia de Amarelo
Ildefonso Rodrigues a 23,45m 2 dias de Amarelo
17º Manuel Gomes da Silva a 2,06,20h
19º Tulio Pereira 2,17,00h
Ladislau Parreira Desistiu na 6ª etapa
Joaquim de Sousa Desistiu na 6ª etapa
Alfredo Trindade Desistiu na 4ª etapa

Classificação por equipas

Posição Clube Tempo
CUF 235,09,27h
Belenenses 236,31,17h
SPORTING 236,45,18h

Vitórias em etapas

Ciclista Etapa Distância Tempo
Filipe de Melo 1ª Cova da Piedade-Sines 165Km
Ildefonso Rodrigues 2ª Sines-Lagos 133Km 4,12,01h
Ildefonso Rodrigues 3ª Lagos-Faro 85Km
Joaquim de Sousa 4ª Faro-Loulé 68Km
Filipe de Melo 5ª Loulé-Évora 232Km
Ildefonso Rodrigues 6ª Évora-Estremoz 78Km 2,31,50h
Ildefonso Rodrigues 7ª Estremoz-Portalegre 52Km
Ildefonso Rodrigues 8ª Portalegre-Covilhã 154Km
Ildefonso Rodrigues 9ª Covilhã-Guarda 37Km 1,43,31h
Filipe de Melo 11ª Viseu-Vila Real 128Km 4,01,51h
Filipe de Melo 13ª Porto-Fafe 72Km 3,01,05h
Filipe de Melo 16ª Guimarães-Espinho 179Km
Ildefonso Rodrigues 17ª Espinho-Espinho 60Km
Filipe de Melo 18ª Espinho-Figueira da Foz 124Km 4,13,16h
Ildefonso Rodrigues 19ª Figueira da Foz-Leiria 56Km

Campeões Nacionais

Ciclista Prova Marca Observações
Joaquim de Sousa Velocidade - 1000m

Outras Vitórias

Ciclista Prova Marca Observações
Filipe de Melo 100 Km Clássicos da UVP 3,05,50h
José Marquês 100 Km Contra-Relógio da UVP 2,59,37h
Filipe de Melo 150 Km da UVP 4,40,24h
Tulio Pereira Campeonato Regional de Fundo
Filipe de Melo II Circuito de Vila do Conde
Joaquim de Sousa I Circuito de Anadia 2,43,18h

Links

  • Regressar à página principal do Ciclismo