Skip to main content
Época anterior:
Boxe 1989
Época seguinte:
Boxe 1991

A reconstituir uma equipa

Boxe-1990.jpg

Ricardo Ferraz manteve-se como coordenador técnico, e Luís Sampaio como treinador principal. O Sporting ainda sofria as consequências do aliciamento de quase todos os seus atletas em 1988 pelo Estrela da Amadora. Em dois anos, a escola leonina começava já a reconstituir uma equipa competitiva.

O Sporting dispunha da melhor sala para a modalidade a nível de clubes, com um ringue de medidas olímpicas, 7 sacos, 2 almofadas, 4 tabelas de "pushing ball", 2 "pushing" de precisão, 4 espaldares, 8 espelhos, estrado para ginástica, colchões de espuma, e alteres.

O Boxe a nível nacional estava numa fase menos boa. Longe iam os tempos em que pugilistas nacionais conseguiam medalhas em competições internacionais. As arbitragens tinham um nível baixo, com muitos árbitros a desconhecerem regras básicas.

A época começou com o Torneio de Inverno, em que o Sporting se queixou de arbitragens extremamente parciais, chegando a colocar a hipótese de deixar de competir e não comparecer nos campeonatos regionais.

O Sporting acabou por estar representado nas finais do Campeonato Regional com quatro atletas e no Campeonato Nacional, através do médico dr. Francisco Martins, em meios-pesados.

Depois da pausa dos meses de verão, o Sporting inscreveu 15 atletas, e tinha mais de 20 alunos na sua escola. No entanto, o Sporting insistia no amadorismo puro, pagando apenas os passes dos atletas, e o aliciamento por parte de outros clubes continuava.

A 22 de setembro, o Sporting foi convidado para a apresentação da equipa do F.C. Porto. Em novembro, António Pereira foi o melhor pugilista português no encontro contra a seleção da Arménia.

Em dezembro disputou-se o Torneio de Boxe de Natal, organizado pela Associação de Boxe de Lisboa no pavilhão da Académica da Amadora.

Figuras

Plantel

Atleta Obs. Atleta Obs.
Elias Santos Ligeiro Luís Fernandes Ligeiro
Luís Silvestre Mosca/galo Vítor Pinto Iniciado
Hélder Estima Meios-médios Francisco Martins Meios-pesados
Alberto Gomes Galo António Pereira Ligeiro/Meio-médio ligeiro
João Ribeiro Pluma
César Delgado Iniciado, galo Alberto Gomes Iniciado, pluma
Vítor Santos Iniciado, ligeiro Ossa Djuá Iniciado, médio-ligeiro

Secção

Director Seccionistas Treinador
A. Henrique Ricardo Ferraz - Coordenador técnico
Paquito
Luís Sampaio - treinador principal
José de Matos
Paulo Fernandes

Links

  • Regressar à página principal do Boxe