Skip to main content
Época anterior:
Boxe 1976
Época seguinte:
Boxe 1978

Bicampeões nacionais

Boxe-1977.jpg

Ricardo Ferraz continuou a ser o treinador e coordenador técnico da secção de Pugilismo do Sporting Clube de Portugal. A secção mantinha o amadorismo total. Os adeptos sportinguistas, contrariamente ao que acontecia com outros clubes dedicados do Boxe, não acompanhavam muito os combates dos atletas leoninos.

O Sporting venceu o Torneio de Preparação, que decorreu em janeiro. No encontro Lisboa-Porto, realizado em fim de março no Pavilhão dos Desportos de Lisboa, a capital venceu por 6-4, com as seis vitórias lisboetas atribuídas a pugilistas leoninos: João Miguel, João Magalhães, Osvaldo Lopes, João Gato, Vítor Pereira, e António Oca. João Domingos Danova foi derrotado.

Em abril a seleção nacional, treinada por Ricardo Ferraz, foi a Saragoça disputar o torneio Boxam-77, onde mais 11 países participaram. Quatro dos cinco pugilistas portugueses eram do Sporting: João Gato, João Magalhães, Osvaldo Lopes e Vítor Pereira, o qual recebeu o troféu do lutador mais combativo do torneio. No fim de maio, João Gato, João Magalhães, João Miguel e Vítor Pereira representaram Portugal no 22º Campeonato Europeu de Boxe amador, que se realizou em Halle na República Popular Alemã.

Em julho realizou-se o Dia Olímpico, com os irmãos Luís e João Magalhães a vencerem nas suas categorias.

A 22 de julho o Boxe estreou-se oficialmente no Pavilhão de Alvalade, com a realização das meias-finais do Torneio Órgãos de Informação, organizado pela Associação de Boxe de Lisboa, e que vinha decorrendo já há algum tempo. O torneio acabou em agosto, com o Sporting a vencer por equipas, com cinco pugilistas a vencerem nas suas categorias.

O Campeonato Regional decorreu em setembro e outubro, por eliminatórias sucessivas a partir dos 1/8 de final. Nove boxers leoninos chegaram às finais: Diogo Garcia, Vítor Pereira, Luís Sousa, Paquito, João Gato, João Magalhães, João Salgueiro, António Oca e Alfredo Galego. Destes, apenas Diogo Garcia não se sagrou campeão.

O Campeonato Nacional decorreu a 29 de outubro em Leiria, com o Porto a ser o outro candidato muito forte ao título nacional. Pugilistas leoninos venceram seis combates contra três do Porto, um do G. Universal e um do Fonte da Moura, com o Sporting a sagrar-se bicampeão nacional. Luís Sousa, Paquito, João Gato, João Magalhães e Alfredo Galego foram campeões nacionais nas suas categorias. Era o 4º Campeonato Nacional de Boxe do Sporting.

No fim do ano, João Gato, capitão da equipa, abandonou o pugilismo. Tinha no seu currículo 5 títulos nacionais, 7 regionais, 8 internacionalizações, e 68 vitórias em 77 combates. Foi-lhe feita uma festa de despedida no Pavilhão de Alvalade a 9 de dezembro, algo de inédito na modalidade.


Figuras

Plantel

Atleta Obs. Atleta Obs.
Osvaldo Lopes João Miguel "Paquito" Galo
João Domingos Danova João Gato Capitão. Meios-médios
João Salgueiro Meio-médio ligeiro Daniel Silva
Vítor Pereira Médio-ligeiro Alfredo Galego Ligeiro
João Magalhães Pluma António Coelho
António Oca Pesado Luís Magalhães Pluma
Jorge Pereira Ligeiro Diogo Garcia Mosca
Luís Bom Meio-médio, iniciado Paulo Jalles Ligeiro, iniciado
António Fernandes Galo, Iniciado António Salvação Médio, iniciado
Nélson Sousa Mini-mosca Luís Sousa Mini-mosca

Secção

Diretor Seccionistas Treinador
Evaristo Henrique dos Santos Fernando Ferreira Peres
José João Pancada Ribeiro
Vítor Vicente Marques
José Manuel Pinheiro Gomes
Ricardo Ferraz

Troféus conquistados

Nacional por equipas

Regional por equipas

Nacional individual

Regional individual

Outras provas

Combates

Links

  • Regressar à página principal do Boxe

Ver também