Skip to main content
Época anterior:
Basquetebol 1984/86
Época seguinte:
Basquetebol 1986/87

Campeões Nacionais da 2ª Divisão

Basquetebol-Sporting-1985-86.jpg

No ano a seguir a ter regressado ao Sporting, a secção de Basquetebol manteve-se estável, com Edgar Vital como director e Nélson Serra como treinador, desta feita com Carlos Silva como adjunto. A equipa foi patrocinada pelo jornal Correio da Manhã, adoptando o nome de "Sporting/CM", e foi ainda apoiada pela firma REI, representante do calçado desportivo Converse.

Da equipa de 1984/85 transitaram nove jogadores, com Ricardo Jazão a manter-se como capitão. Assim, a equipa continuou a manter-se estritamente portuguesa.

A época começou com a disputa da primeira fase do Campeonato Nacional da 2ª Divisão (2º escalão)entre Outubro e Dezembro. O Sporting ganhou 21 jogos, e veio a perder apenas o último jogo, contra o Estrelas da Avenida a contar para a 20ª jornada mas que tinha sido adiado. Ficou em primeiro, o que na época anterior teria colocado o Sporting como vencedor da Zona Sul e automaticamente promovido ao escalão principal, mas neste ano foi criado uma terceira fase, na realidade uma Final Four em que os resultados das fases anteriores não contavam. A derrota contra o Estrelas da Avenida, que dispunha de um jogador americano e três internacionais portugueses e era o grande favorito a vencer a Zona Sul e o Campeonato, acabou por ser natural, e não retirou ao Sporting o primeiro lugar isolado na fase inicial.

Em qualquer dos casos, os pontos eram preciosos, visto que acumulavam com os pontos feitos na 2ª fase. A 2ª fase era disputada entre os seis primeiros classificados da 1ª, e os quatro primeiros acediam então à fase final. O Sporting voltou a não resistir ao poderio do Estrelas da Avenida, perdendo ambos os jogos, o último dos quais por 27 pontos de diferença, e acabou a fase em 2º lugar, mas com os mesmos pontos que o líder.

Na fase final os pontos voltavam a zero, e apenas o primeiro classificado subia de divisão, e sagrando-se vencedor da Zona Sul acedia ainda à Final do Campeonato, disputada contra o vencedor da Zona Norte. Era essencial vencer o Estrelas da Avenida logo na primeira jornada. E o Sporting surpreendeu, vencendo por 25 pontos de diferença. Ganhou ainda os dois outros jogos da primeira volta. Foi então defrontar o Estrelas num Pavilhão das Olaias a abarrotar - finalmente, os sportinguistas voltava, a aderir ao basquetebol. E venceu, por 2 pontos de diferença conquistas nos últimos instantes com 4 lances livres convertidos, e com o adversário a acabar o jogo falhando dois lances livres que teriam dado o empate e levado o jogo para prolongamento. Para vencer a Zona Sul bastava vencer um dos dois últimos jogos, e logo no dia seguinte o Sporting foi ao Barreiro ganhar categoricamente ao Luso. A última jornada foi no Pavilhão de Alvalade frente ao Belenenses, e foi mais uma vitória perante muito público verde e branco.

A final realizou-se mais de um mês depois, num ginásio do Clube Desportivo da Covilhã completamente cheio por sportinguistas que vieram de Lisboa e de todo o país, mas sobretudo dos "Leões da Serra", sportinguistas do Sporting Clube da Covilhã. A vitória nunca esteve em causa, com um resultado ao intervalo de 65-46, e uma vitória por 121-87. O Sporting conquistava assim o seu segundo título nacional em duas épocas seguidas, e em apenas dois anos voltava ao palco de onde nunca devia ter saído: a 1ª Divisão Nacional.

Na Taça de Portugal o Sporting acabou por ser eliminado na 4ª eliminatória, pelo Estrelas da Avenida.

A secção deu início, neste segundo ano de existência depois da refundação, ao trabalho de formação, começando em Janeiro de 1986 com treinos de Sub16, Sub14, e Sub 12 masculinos e femininos.

Resumo da Época
Campeonato Nacional 2ª Divisão Taça de Portugal
Campeão 4ª eliminatória

Plantel

Jogador Posição Obs. CN TP Total P
J P J P J P J P

Legenda
CN=Campeonato Nacional 2ª Divisão; TP=Taça de Portugal; P=Particular
Faltam dois jogos da TP e dois particulares na contabilidade. Há pontos de jogador desconhecido.

Secção

Nome Posição Observações
Edgar Vital Director da secção
Carlos Sousa
José Veiga Massagista
Nelson Serra Treinador principal
Carlos Silva Treinador adjunto
Álvaro Mesquita Coordenador da formação

Campeonato Nacional

Data Jornada Jogo Resultado Ficha de jogo
1ª Fase


Class. Clube Jogos Vitórias Derrotas Cestos Pontos
SPORTING 22 21 1 1997-1499 43
Luso do Barreiro 22 19 3 1898-1594 41
Estrelas da Avenida 22 19 3 2032-1390 41

Campeonato Nacional

Data Jornada Jogo Resultado Ficha de jogo
2ª Fase


Class. Clube Jogos Vitórias Derrotas Cestos Pontos
Estrelas da Avenida 32 27 5 2875-2055 59
SPORTING 32 27 5 2743-2173 59
Luso do Barreiro 32 24 8 2565-2378 56


Data Jornada Jogo Resultado Ficha de jogo
Fase Final


Class. Clube Jogos Vitórias Derrotas Cestos Pontos
SPORTING 6 6 0 453-378 12
Estrelas da Avenida 6 4 2 475-433 10
Luso do Barreiro 6 1 5 412-459 7


Data Jornada Jogo Resultado Ficha de jogo
Final

Jogos particulares

Data Jornada Jogo Resultado Ficha de jogo

Links

Ver também