Skip to main content
Época anterior:
Basquetebol 1981/82
Época seguinte:
Basquetebol 1984/85

Uma época fantasma

A época não chegou realmente a começar para o Basquetebol do Sporting, que na realidade tinha acabado.

Em Outubro, o treinador da época anterior, Mário Albuquerque, tinha-se ido embora. O treinador indigitado, prof. Alfredo Almeida, desligou-se, o mesmo acontecendo com Nelson Serra. Tomané Alves, sportinguista de coração e alma, chegou a estar na calha para assumir o papel de treinador principal. Rui Pinheiro já se tinha ido embora para o Queluz, e o plantel era à partida constituído por Carlos Lisboa, Augusto Baganha, Helder Silva, João Cardoso, Jorge Taborda, Nuno Carvalho, Vanisson Gerstner, José Couto, e ainda o norte-americano Graig Wats, com 2,13 m de altura. No entanto, na realidade não nem havia orçamento para fazer face às despesas, nem vontade da Direcção liderada por João Rocha para manter uma modalidade que estava em crise em Portugal. Como tal, a equipa desfez-se, com muitos dos melhores portugueses a irem também para o Queluz. Assim, o Sporting desistiu primeiro do Campeonato Regional, e depois do Nacional.

No entanto, o Sporting ainda manteve alguma actividade durante a época, com uma equipa de juvenis, o escalão antes dos juniores, a competir no Campeonato Regional e depois no Nacional. Dois jogadores do Sporting, António Catalão e Vítor Tiago, chegaram a ser convocados em Fevereiro de 1983 para os treinos de selecção da selecção nacional de cadetes.

A época veio a dar razão a João Rocha, quando dizia que a modalidade tinha deixado de ser sustentável em Portugal. Com cenas de violência nos pavilhões que levaram os árbitros a boicotar diversos clubes e pavilhões, com as estruturas associativas em ruptura, com a Associação de Basquetebol de Faro a fechar as portas e a de Lisboa na bancarrota e na iminência de encerrar também, com conflitos com a Federação Portuguesa de Basquetebol, nunca na história do basquetebol nacional tinha havido uma crise tão grande e generalizada.

No final da época, alguns jornais desportivos referiram que o Sporting estava a considerar voltar a apresentar uma equipa sénior, mas isso não aconteceu. Por outro lado, os juvenis ficaram com idade de júnior, e em 1983/84 o Sporting abandonou por completo a competição e o Basquetebol.

Ver também