Skip to main content
Época anterior:
Atividades Subaquáticas 1970
Época seguinte:
Atividades Subaquáticas 1972

Um novo impulso

O Sporting Clube de Portugal tinha tido uma secção de Caça Submarina em 1966, mas esta tinha sido de curta duração. Em 1970 a secção de Natação tinha começado a participar em competições de Natação com Barbatanas, com bastante sucesso, mas não havia uma secção propriamente dita de Atividades Subaquáticas ou Caça Submarina, como então se chamava. Aliás, a distinção era pouco clara, e o Relatório e Contas de 1971 do Sporting engloba "Caça submarina", "Natação" e "Natação com barbatanas" numa secção intitulada "Atividades submarinas". A Wiki Sporting decidiu adotar a divisão atualmente considerada correta, integrando a Natação com barbatanas nas Atividades Subaquáticas.

Em 1971, e de forma que parece ter sido independente do surgir da Natação com barbatanas, um grupo de caçadores ofereceu-se para fazer reviver a Caça Submarina no Clube. A atividade começou inicialmente sem ter um plano definido traçado, mas mesmo assim os resultados apareceram. O Sporting ficou em 3º lugar no 1º Torneio de Caça Submarina, e em 2º no 2º Torneio de Caça Submarina.

A primeira competição oficial da época foi organizada pela Federação Portuguesa de Atividades Subaquáticas a 25 de abril em Sines. O Sporting participou com cinco caçadores, José Valente Garcia, António Araújo Branco, Diamantino Reis, José Maria Moreira e José Monteiro da Silva, que ficaram em 5º, 7º, 16º, 18º e 19º lugar. Por clubes, o Sporting ficou em 3º, atrás do Vasco da Gama e Ateneu, e à frente do Benfica e Lisboa Ginásio Clube.

A Federação organizou ainda provas em Burgau (Lagos) a 16 de maio, em Sagres a 13 de junho, e em 27 de junho em Sesimbra. José Valente Garcia esteve em destaque, conseguindo boas classificações.

O Sporting foi vice-campeão no Campeonato Nacional de Caça Submarina, o qual decorreu a 20 e 21 de novembro em Sesimbra,, na Ponta do Cabo Espichel e se Sesimbra a Alpertucho. Alguns clubes com alguma tradição na modalidade não compareceram, como o Vasco da Gama de Sines. Valente Garcia alcançou o 2º lugar individual, tal como o Sporting na classificação coletiva, ganha pelo Benfica.

Valente Garcia e Fernando Ruas participaram em provas internacionais, obtendo bons resultados.

Os Seniores e os Infantis venceram o Torneio da Primavera e o Dia Olímpico de Natação com Barbatanas. Esta era uma modalidade com poucos clubes envolvidos, e em que as grandes potências da natação nacional, como o Algés e Dafundo, não competiam.

Figuras

Secção

Capitão Secretários Professor
Carlos Alberto Henriques Monteiro José Manuel Henriques Monteiro
Miguel Pereira Matias
Carlos Alberto Monteiro

Caçadores

Caçador Caçador Caçador
José Valente Garcia Fernando Ruas António Araújo Branco
Diamantino Reis José Maria Moreira José Monteiro da Silva

Nadadores com barbatanas

Caçador Caçador Caçador
Manuel Jorge Pereira dos Santos António Pedro Pimentão José Carlos Neves Pereira
José Rafael Branco António Pedro Fazenda
Maria Gabriela Rodrigues Maria Luísa Alves

Troféus conquistados

Nacional individual

  • Campeonato Nacional de Velocidade com Barbatanas
    • Seniores masculinos:
    • Seniores femininos:
    • Masculinos infantis:
    • Femininos infantis:

Outras provas

  • Torneio da Primavera de Natação com Barbatanas
  • Dia Olímpico de Natação com Barbatanas
    • Geral seniores: Sporting
    • Geral infantis: Sporting

Links

Ver também