Skip to main content

O Sporting chegou a 1980/81 com o favoritismo claro a ganhar todas as competições de Ténis de Mesa masculino. As razões eram evidentes: a equipa, constituída por José Alvoeiro, Ivanoel Moreira, José Martins e José Barroso manteve-se da época transacta, em que tinha ganho a dobradinha. Não havia em Portugal inteiro uma equipa comparável em qualidade.

O Campeonato Nacional disputava-se com uma fase inicial em três zonas, Norte, Centro e Sul. A Zona Sul decorreu entre 7 de Novembro de 1980 e 6 de Março de 1981. A maior parte das vitórias foi por 5-0, sem margem para dúvidas. Eram raras as equipas que conseguiam ganhar uma partida sequer aos leões. Uma excepção inesperada ocorreu à 6ª jornada, em que o Sporting foi à mesa do Casa Pia ganhar por 5-4. O que aconteceu foi que José Barroso se apresentou mal e perdeu duas partidas… e o jovem Pedro Miguel, ainda Júnior, perdeu outras duas. Esta foi a estreia de Pedro Miguel em jogos oficiais da equipa Sénior do Sporting. Outra excepção foi o jogo da 12ª jornada contra o Palmeiras, que o Sporting perdeu por 4-5, com uma equipa de recurso constituída por jogadores das categorias inferiores. Na realidade, o Palmeiras atrasou-se uns minutos, e o árbitro marcou falta de comparência dando a vitória ao Sporting. Por acordo entre os clubes, o jogo realizou-se à mesma, e a Federação acabou por validar a vontade dos clubes. Foi esta a única derrota em todo o campeonato, e só o foi por desportivismo do Sporting. Na última jornada, já com o apuramento para a fase final completamente garantido, Francisco Brígola e Francisco Caetano, dois jovens que jogavam nos Juniores e nas Reservas, alinharam contra o G.I.P.A. numa vitória por 5-0.

Na Fase Final, disputada também em sistema de poule a duas voltas, o Sporting não arriscou e alinhou sempre com os melhores jogadores. Depois de algumas dificuldades iniciais, com vitórias difíceis por 5-3 contra o C.P.N. (Clube de Propaganda da Natação) e o Alvinegro, os leões arrancaram para uma parada triunfal em que ganharam todos os jogos e quase sempre por 5-0. Era o 12º Campeonato Nacional de Ténis de Mesa masculino ganho pelo Sporting.

O que se passou na Taça de Portugal é menos claro, porque o Jornal Sporting se debatia com falta de espaço e nem sempre noticiou os jogos todos, e os jornais desportivos da época muitas vezes traziam o resultado mas não a constituição das equipas. Nos jogos que conhecemos, apenas jogaram José Alvoeiro e José Barroso, o que era normal em jogos da Taça que eram jogados às três melhores de cinco, e incluíam uma partida de pares, e normalmente bastava cada jogador ganhar uma partida, e depois ganharem em pares, para arrumarem o jogo. Em qualquer dos casos, o Sporting venceu a fase de Lisboa ganhando nos jogos finais ao Clube Philips, uma surpresa visto que o Philips não estava na 1ª Divisão masculina. O Sporting apurou-se assim o representante de Lisboa na Fase Zonal, jogada a 16 e 17 de Maio, a qual venceu. A Fase Final disputou-se a 30 de Maio de 1981, no Pavilhão de Ermesinde. Os Seniores masculinos apresentaram uma equipa composta novamente apenas por José Alvoeiro e José Barroso. A 1/2 Final foi uma vitória por 3-0 contra o Atlético da Sismaria, o mesmo resultado com o qual o C.P.N. (Clube de Propaganda da Natação) do Porto foi derrotado. Era a 12ª Taça de Portugal de Ténis de Mesa masculino ganho pelo Sporting. E com ela, a sexta dobradinha, conquistada agora pela segunda vez consecutiva, o que já tinha acontecido em 1956 / 1957 e em 1966 / 1967.

30 de Maio de 1981 foi um dia histórico para o Ténis de Mesa leonino, porque nesse dia o Sporting ganhou quatro Taças de Portugal: Seniores masculinos e femininos, Juniores femininos, e Cadetes masculinos.