Skip to main content
Campeões nacionais.

A época 2017/18 do Ténis de Mesa do Sporting tinha visto a equipa leonina reforçar-se com o objetivo de fazer uma boa campanha europeia, tornando-se imbatível em Portugal. Diogo Chen sau para o estrangeiro de modo a evoluir, mas Aruna Quadri e Bode Abiodun ficaram, e o mex-menino prodígio João Pedro Monteiro regressou ao Sporting, tal como Diogo Carvalho, que tinha estado a jogar no Benfica, e ainda o veterano Goncalo Castanheira. Assim, as expetativas a nível nacional eram de vencer tudo, e foram confirmadas logo no início da época com a conquista da Supertaça contra o finalista vencido da Taça de Portugal, o São Cosme, por esclarecedores 3-0.

Tal como esperado, o Sporting acabou a primeira volta da fase regular vencendo todos os jogos, sempre por 4-0 ou 4-1, demonstrando assim um domínio quase absoluto em terras nacionais. A segunda volta não mudou de nada, voltando a verificar-se vitórias por 4-0 ou 4-1.

A 1/2 Final foi contra o Ponta do Pargo, 4ª classificado da fase regular, bastando dois jogos, ambos vitórias por 3-0, para chegar à final. Esta foi contra o São Roque, com o primeiro jogo a traduzir-se numa vitória por 3-1. O jogo decisivo foi em Alvalade, a 18 de maio de 2018. O Sporting venceu por 3-0, conquistando assim o seu 35º Campeonato Nacional, e mais um tri. Era também a 3ª tripleta seguida, a 6ª do Clube.

O diretor da secção, Miguel Almeida, disse então: "Bom trabalho de todos que tem de ser continuado. Para o ano há o 36.º título da nossa história para conquistar, o tetra, e é esse o caminho a seguir. Isto não é fácil. Pode pensar-se que é chegar e ganhar, mas tem de se lutar muito, trabalhar muito, ter um enorme espírito de sacrifício. Hoje viu-se o jogo que o João Monteiro fez, que só provou o que acabo de dizer. Às vezes as coisas não saem como pretendemos, mas não podemos virar a cara e desistir.".

Por seu lado, o capitão da equipa Monti, disse: "No final, o importante foi a vitória que nos permitiu relançar para o título. O Sporting CP é uma grande instituição, muito eclético, onde em quase todas as modalidades é um potência nacional. Não só no futebol. Demonstramos que somos o maior clube de Portugal".


Ver também