Sporting 4 - Sp. Braga 0
Manuel Fernandes recebe a Taça
O percurso do Sporting até à Final da Taça de Portugal da época 1981/82 foi integralmente cumprido em casa, tendo como maiores obstáculos o Belenenses e o Boavista, que foram eliminados pela margem mínima, tal como o surpreendente Ginásio de Alcobaça que foi derrotado por 2-1 nas meias finais, onde o Sp. Braga eliminou o Benfica inviabilizando a reedição da histórica Final de 1974.
O Sporting de Malcolm Allison tinha ganho o Campeonato, onde o Sp. Braga de Quinito terminara no 7º lugar, pelo que o favoritismo era integralmente atribuído aos Leões que não puderam apresentar Eurico que tinha sido expulso nas Antas, na última jornada do Campeonato.
A Final disputou-se no sábado dia 29 de Maio de 1982, com o treinador do Braga a apresentar-se de laço grená e fato branco, enquanto "Big Mal" optou por uma roupa leve e informal, mas no campo foi o Sporting vestiu o traje de gala, não dando hipóteses ao seu adversário.
A resistência bracarense durou apenas até ao minuto 37, altura em que Marinho lançou Jordão que com uma simulação de corpo conseguiu esgueirar-se até à linha final e cruzar para a pequena área, onde António Oliveira apareceu a finalizar de cabeça.
Na 2ª parte os bracarenses ainda tentaram reagir, mas a entrada de António Nogueira para o meio campo leonino deu outro andamento ao Sporting e aos 67m Manuel Fernandes fez o 2-0, executando de forma exímia a marcação de um livre à entrada da área.
Com este golo o Braga baixou os braços e 4 minutos depois Jordão recebeu da melhor forma um lançamento longo de Virgílio Lopes e à saída de Valter fez o 3-0, com um remate certeiro de pé esquerdo.
A 4 minutos dos 90 António Oliveira bisou, depois de matar no peito uma excelente abertura de Nogueira, para desferir mais um remate certeiro de pé direito.
Ainda houve tempo para Armando Fontes atirar uma bola à barra da baliza do seguríssimo Ferenc Meszaros, naquela que terá sido a jogada mais perigosa dos minhotos, mas estava escrito que o resultado não voltaria a sofrer alterações.
Estava assim consumada a 5ª dobradinha da história do Sporting Clube de Portugal, que nesse dia conquistou a sua 11ª Taça de Portugal.
No final o Capitão Manuel Fernandes subiu à tribuna onde entregou a sua camisola ao Presidente João Rocha e foi em tronco nu que recebeu a Taça das mãos do Presidente da República Ramalho Eanes.
To-mane (discussão) 16h35min de 19 de fevereiro de 2025 (WET)
Ver Ficha do Jogo