Skip to main content

Juvenis 1976.JPG

Sporting 2 - Sp. Braga 0 - Ficha do jogo

No dia 3 de Julho de 1976, em Coimbra, disputou-se a Final da Taça Nacional de Juvenis, uma competição em que o Sporting contava apenas com duas vitórias nos já longínquos anos de 1963 e 1965, numa altura em que este escalão ainda se denominava Principiantes.

A equipa leonina, comandada por César Nascimento, depois de ganhar a sua serie tinha eliminado sucessivamente o Belenenses, o MTBA e o Benfica, neste caso vencendo com autoridade os dois jogos das meias finais, que foram uma saborosa desforra à derrota sofrida na Final do Campeonato Regional.

Do outro lado estava o Sporting de Braga, que era o legitimo representante da zona norte, depois de ter derrotado o FC Porto nas meias finais.

O Sporting entrou forte e ainda antes dos 10 minutos Quim aproveitou da melhor forma uma excelente jogada de Ademar Marques e inaugurou o marcador, um golo que galvanizou a equipa que esteve várias vezes à beira do 2-0, nomeadamente numa jogada em que Carlos Freire driblou o guarda redes adversário, mas depois permitiu que um defesa bracarense evitasse o golo em cima da linha de baliza.

O intervalo chegou com um resultado lisonjeiro para os minhotos e com o Sporting já com duas substituições feitas, devido às lesões de Quim e Mota, pelo que a 2ª parte foi mais equilibrada, embora se tenha mantido algum ascendente dos Leões, que se materializou aos 30m numa jogada de insistência de Matos, que fixou o resultado final em 2-0, uma vitória que o treinador leonino dedicou a João Rocha, apelando à sua continuidade na Presidência do Clube.

To-mane (discussão) 12h14min de 9 de junho de 2023 (WEST)