Skip to main content
FDJSportingClubeDePortugal.png Sporting 2 3 Atlético Madrid FDJAtléticoMadrid1947.gif
Época
1949/50
  Competição: Despedida de Peyroteo Estádio: Stadium de Lisboa
Jornada:   Público:  
Data: 05-10-1949 Árbitro: Borges Leal
Nome EntrouSaiu Primeiro amareloExpulso Marcou Marcou Primeiro amareloExpulso EntrouSaiu Nome
Equipas titulares
Azevedo             Domingo
Octávio Barrosa     Marcou aos 63 minutos 63' (p.b.)       Mencia
Manecas             Riera
Passos Saiu aos ? minutos ?'           Lozano
Canário             Farias
Veríssimo       Marcou aos 7,39 minutos 7,39'     Juncosa
Jesus Correia             Mathiesen
Vasques             Silva
Peyroteo Saiu aos ? minutos ?'           Escudero
Armando Barros Saiu aos ? minutos ?'         Saiu aos ? minutos ?' Carlsson
Albano     Marcou aos ? minutos ?' Marcou aos ? minutos ?' (pen.)       Mujica
Suplentes
Juvenal Entrou aos ? minutos ?'         Entrou aos ? minutos ?' Miguel
Mateus Entrou aos ? minutos ?'            
Rola Entrou aos ? minutos ?'            
Armando Ferreira Entrou aos ? minutos ?'            
               
               
               
Treinadores
Alexandre Peics  

História do jogo

  • A festa de despedida de Peyroteo foi marcada por uma grande enchente, com espectadores de todas as classes sociais, homens e mulheres, sportinguistas e adeptos de outros clubes, reunidos para consagrar o homem e o jogador.
  • Antes do jogo entre o Sporting e o Atlético de Madrir, realizou-se um encontro entre uma selecção de jogadores africanos a jogar em Portugal e um misto de Lisboa, com vitória dos primeiros por 7-4.
  • A festa começou com uma chuva de prendas, iniciada pelo capitão do Atlético, Riera, a oferecer flores à Sra. Peyroteo. Seguidamente, Peyroteo ofereceu aos presentes medalhas comemorativas, e teve um gesto especial para o antigo jogador portuense Guilhar, que não tinha tido uma bem merecida festa de despedida.
  • O presidente da Deferação POrtuguesa de Futebol, eng. André Navarro, entregou a Peyroteo a medalha de ouro de bons serviços. Simões de Carvalho e Raimundo Prieto, da Associação de Futebol de Lisboa, por sua vez igualmente entregaram a medalha a medalha de ouro de bons serviços. A Direcção Geral de Desportos entregou um louvor pelas mãos do director executivo da festa, Fernando Soromenho, louvando o jogador pelas suas virtudes desportivas, fidelidade, mérito atlético, esforço generoso em defesa do seu Clube e do seu País.
  • Dezenas de desportistas entregaram recordações, de clubes de POrtugal, das Colónias, e mesmo do Vasco da Gama do Brasil.
  • Os dirigentes do Sporting dr. Palma Carlos, Ribeiro Ferreira, Góis Mota e Carlos Farinha abraçaram Peyroteo. O dr. Palma Carlos declarou "O Sporting nada tem a opor à resolução de Peyroteo. Lamenta a sua saída. E agradece-lhe a colaboração de treze anos."
  • O dirigente do Atlético de Madrid, José Maria Manzanares, saudou o jogador leonino. Cândido de Oliveira disse que admirava a lealdade de Peyroteo, a sua correcção, e o seu valor; e que Peyroteo ia fazer falta ao futebol português. Disse que partia em plena glória, e terminou com um "muito obrigado"!
  • Aos 15 minutos da segunda parte do jogo contra o Atlético, entraram no campo Alfredo Valadas, Mariano Amaro (ex-Belenenses), Vítor Guilhar, Manuel Soeiro e João Cruz, antigos internacionais e companheiros de selecção de Fernando Peyroteo. Envergavam a camisola da selecção nacional e foram eles que trouxeram Peyroteo para fora do campo, depois de uma volta de honra em que o público se despediu do grande jogador, naquele que foi o momento mais emocionante da festa de despedida do maior avançado-centro português de sempre!

Vídeos do jogo

 

Imagens do jogo

1949-10-05 SPORTING – Atlético de Madrid 02.png
1949-10-05 SPORTING – Atlético de Madrid 03.png