Skip to main content

Supertaça HP 25.jpg

A Supertaça de Hóquei em Patins de 2025 disputou-se entre Sporting e o FC Porto no dia 11 de Outubro, no Pavilhão de Odivelas, que apresentou um aspeto desolador com menos de meia casa, pois inexplicavelmente o jogo foi marcado para o meio dia.

O Sporting tinha acabado de se sagrar Campeão do Mundo de Hóquei em Patins e vinha de uma longa e desgastante viagem, depois de ter disputado 5 jogos em 5 dias na Argentina, mas estava moralizado pela conquista de um mais um prestigiado título, ainda por cima derrotando o poderoso Barcelona, pelo que o cansaço foi superado pela vontade de ganhar de uma equipa que estava em fase de renovação, perante um rival com um conjunto já consolidado.

A 1ª parte foi aberta resultando num bom espetáculo de Hóquei em Patins, com o FC Porto a chegar ao 2-0 sensivelmente a meio desse período, parecendo estar lançado para a vitória.

Aí o jogo entrou numa fase eletrizante e a 9.33m do intervalo, Alessandro Verona reduziu para 2-1 com um remate de primeira à entrada da área, mas logo de seguida o mesmo Verona cometeu um erro fatal e o FC Porto repôs a vantagem. Pouco mais de um minuto depois Facundo Navarro recuperou uma bola e saiu rápido para um contra ataque, que ele próprio concluiu fuzilando Xavi com um remate fortíssimo de fora da área.

Antes do intervalo Xano Edo defendeu um penálti marcado pelo especialista Gonçalo Alves, evitando assim que a desvantagem voltasse aos 2 golos. num momento importante do jogo, que permitiu à equipa manter tudo em aberto.

Na 2ª parte houve mais Sporting, com o FC Porto a apostar num jogo de contenção, contando com alguma complacência da parte da equipa de arbitragem, principalmente a partir da altura em que chegaram à 9º falta quando o Sporting apenas tinha 2. Daí para a frente rapidamente se chegou aos 9-7 em faltas, até que a 6.41m do fim os árbitros transformaram aquilo que deveria ter sido um livre direto, na 10ª falta dos portistas, mas Gonzalo Romero não conseguiu concretizar.

A 3.14m do fim Facundo Navarro conseguiu finalmente empatar aproveitando uma bola perdida na área para emendar com êxito à boca da baliza, levando o jogo para prolongamento.

Estavam decorridos apenas 1 minuto e 35 segundos do tempo suplementar quando Facundo Navarro se afirmou definitivamente como o homem do jogo, colocando o Sporting pela primeira vez em vantagem com um remate forte e inesperado à entrada da área. Pouco depois o mesmo Facundo Navarro desperdiçou um penálti que poderia ter praticamente arrumado a questão, mas o Sporting nunca se desuniu e aguentou a vantagem mínima no marcador, mesmo quando Paulo Freitas arriscou no 5 para 4, altura em que os Leões até poderiam ter marcado, quando a poucos segundos do fim Diogo Barata atirou fraco e ao lado, com a baliza deserta.

Logo de seguida soou o apito final com o Sporting a festejar a conquista da 3ª Supertaça da sua história nesta modalidade, apenas 6 dias depois de se ter sagrado Campeão do Mundo em San Juan na Argentina.

To-mane (discussão) 18h01min de 13 de outubro de 2025 (WEST)


Data Jornada Jogo Resultado Ficha de jogo
11-10-2025 Final FC Porto – SPORTING 3 – 4 (a.p.)

SCP HP Supertaça 2025.26 - pódio.jpg

SCP HP Supertaça 2025.26 - poster.jpeg


As 4 Supertaças de 2025.26.jpg

Links