Skip to main content
Coupe du monde des clubs de rink hockey 2025 logo.png

CMUNDO HP 25.jpeg

A Equipa. Em cima: Santiago Honório, Diogo Barata, Henrique Magalhães, Roc Pujadas e Facundo Navarro. Em baixo: Rafael Bessa, Zé Diogo Macedo (g.r.), Gonzalo "Nolito" Romero, Xano Edo (g.r.) e Alessandro Verona. Danilo Rampulla jogou na 1/2 final mas não na final, por troca com Facundo Navarro.
Um Título, duas Taças. Uma designada “Copa Banco San Juan”, do principal patrocinador da competição e a oficial, da World Skate e do Governo da Província de San Juan.

Na época de 2025/26 disputou-se a primeira edição do Campeonato do Mundo de Clubes de Hóquei em Patins, uma competição que substituiu a Taça Intercontinental, adotando um formato com a participação de oito equipas que neste ano representavam cinco países (três da Argentina, dois de Portugal e um de Espanha, Chile e Austrália).

A prova disputou-se no início de Outubro de 2025 em San Juan na Argentina, com as equipas a serem divididas em dois grupos que apuravam os dois primeiros classificados para as meias finais, calhando ao Sporting o grupo mais difícil, onde teve de defrontar o Barcelona e duas equipas argentinas, mas os Leões não se atemorizaram começando por golear o Olímpia PC e o Andes Talleres, pelo que o terceiro jogo frente aos Campeões de Espanha, que também tinham ganho os seus dois jogos, apenas decidia quem passava em 1º lugar, pelo que a vitória do Barcelona por 3-1 não foi determinante.

Assim, coube ao Sporting defrontar nas meias finais o OC Barcelos, que tinha ganho o outro grupo só com vitórias, mas aí os Leões ganharam por 3-1, marcando novo encontro com o Barcelona, que derrotara o Centro Valenciano por 5-0 na outra meia final.

No jogo decisivo disputado no Estadio Cerrado Doctor Aldo Cantoni, perante cerca de 7.000 espetadores, foi o Sporting que entrou melhor e aos 11 minutos Gonzalo Romero falhou um penálti, mas no minuto seguinte Alessandro Verona inaugurou o marcador depois de uma grande jogada em que atravessou o campo de costa a costa e finalizou com um remate forte e certeiro.

Em cima do intervalo Feran Font empatou com uma magnifica jogada individual.

No inicio da 2ª parte, o mesmo Feran Font bisou com um remate cruzado que Xano Edo não foi capaz de suster.

O Sporting sentiu o golo e a 11 minutos de fim Feran Font teve a oportunidade de alargar a vantagem da sua equipa, mas desperdiçou um livre direto permitindo a defesa a Xano Edo.

A resposta do Sporting surgiu a 8 minutos do fim quando Gonzalo Romero converteu um livre direto com um trabalho individual fabuloso, pelo que o jogo foi para prolongamento.

Com pouco mais de 1 minuto decorrido do tempo extra, Alessandro Verona colocou o Sporting novamente em vantagem com uma bomba de fora da área e daí para a frente os Leões souberam sofrer na defesa do resultado, conquistando assim de forma brilhante o título de Campeões do Mundo de Hóquei em Patins.

To-mane (discussão) 17h33min de 6 de outubro de 2025 (WEST)


Data Jornada Jogo Resultado Ficha de jogo
Fase de Grupos
01-10-2025 1ª Jornada Olimpia (Argentina) – SPORTING 3 – 7 Ficha
02-10-2025 2ª Jornada Andes Talleres (Argentina) – SPORTING 2 – 8 Ficha
03-10-2025 3ª Jornada Barcelona (Espanha) – SPORTING 3 – 1 Ficha
Classificação Fase de Grupos - Grupo A
Class. Clube Jogos Vitórias Empates Derrotas Golos Pontos
Barcelona 3 3 0 0 16 - 5 9
SPORTING 3 2 0 1 16 - 8 6
Andes Talleres 3 1 0 2 9 - 22 3
Olimpia 3 0 0 3 11 - 17 0
Data Jornada Jogo Resultado Ficha de jogo
Eliminatórias
04-10-2025 1/2 Final OC Barcelos (Portugal) – SPORTING 1 – 3 Ficha
05-10-2025 Final Barcelona (Espanha) – SPORTING 2 – 3 (a.p.) Ficha


Resumo da Final - Sporting TV
Resumo da Final - TV Argentina

SCP HP CM 2025 - PJR.jpg

SCP HP Campeões do Mundo 2025 - PJR (07OUT25).jpg

SCP HP Campeões do Mundo de Clubes - Poster.jpg

Links