| |
Dados de Ana Carlota Carneiro |
|
| Nome |
Ana Carlota Carneiro
|
| Nascimento |
|
| Naturalidade |
Portugal
|
| Posição |
Ginasta (Ginástica Desportiva e Trampolins)
|
Ana Carlota Carneiro foi uma ginasta do Sporting Clube de Portugal, uma das primeiras ginastas de competição da chamada «Era de Alvalade» da secção de Ginástica, e a segunda ginasta internacional do Clube nesse período.
Em 1976/77, ainda iniciada, apurou-se na fase regional para a final do Campeonato Nacional de Ginástica Desportiva, disputada em Coimbra a 17 de abril de 1977, onde ficou em 3º lugar nas paralelas assimétricas.
Em 1977/78, com 13 anos, foi pré-selecionada para os encontros internacionais da sua categoria, na sequência de uma boa prestação no Torneio de Ano Novo, em Coimbra. Fez parte da equipa que ficou em 2º lugar no Troféu Gago Coutinho, a primeira taça feminina da «Era de Alvalade». Em 4ª categoria foi 3ª no Campeonato Regional da Zona Centro, em que o Sporting venceu por equipas, e vice-campeã nacional no Campeonato Nacional, disputado em Setúbal a 13 e 14 de maio de 1978, em que o Sporting se sagrou campeão nacional por equipas. Subiu depois à 3ª categoria e, com o 7º lugar no Campeonato Nacional de 3ªs categorias, em Vila Real de Santo António, à 2ª categoria. Venceu ainda o I Campeonato Interno de Ginástica Desportiva feminina do Sporting, em julho de 1978.
Em 1978/79 foi 5ª no Torneio de Abertura de 1979, que o Sporting venceu por equipas. Representou Portugal pela primeira vez no Torneio Internacional de Ginástica Desportiva da Tunísia, de 25 a 30 de abril de 1979, onde ficou em 10º lugar. Uma lesão impediu-a de participar na Taça de Portugal. Estreou-se nos Campeonatos Nacionais de 1ª categoria, a 27 e 28 de outubro de 1979, com 14 anos, mas, a recuperar da lesão, só realizou a primeira parte da prova.
Em 1979/80 foi selecionada, juntamente com Avelina Alvarez e Helena Alvarez, para representar Portugal no Campeonato do Mundo de Ginástica Desportiva, realizado de 3 a 9 de dezembro de 1979 em Fort Worth, nos Estados Unidos da América, onde seguiu como suplente e não chegou a competir. Fez parte da equipa do Sporting que venceu o Torneio de Encerramento da Federação, em dezembro de 1979.
Mais tarde dedicou-se aos Trampolins. Em 1981/82, como júnior, sagrou-se campeã nacional de Mini-Trampolim e campeã regional de Duplo-Mini-Trampolim em juniores femininos, e foi campeã regional por equipas de Mini-Trampolim em juniores. Nessa época foi também, com a prof. Ivone Alvarez, treinadora da equipa de ginástica desportiva que venceu o Campeonato Regional de 5ª categoria (infantis) feminina.
Em 1982/83, já sénior, fez parte das equipas que se sagraram campeãs nacionais de Trampolim (cama elástica) e de Duplo-Mini-Trampolim em seniores femininos, e foi campeã distrital de Trampolim em seniores e campeã distrital por equipas de Trampolim e de Duplo-Mini-Trampolim. Em 1983/84 foi campeã distrital por equipas de Mini-Trampolim em 2ªs categorias femininas, e fazia parte do corpo de professores da secção.