MMA, do inglês "Mixed Martial Arts", ou Artes Marciais Mistas, surgiu no início dos anos 1990 como uma Modalidade de Combate de contacto, em que são permitidos tanto golpes como luta corpo a corpo, em combate em pé e no tapete. Os lutadores normalmente dominam diversas artes marciais, utilizando estilos e técnicas muito diversos.
As origens desta modalidade no Sporting Clube de Portugal remontam a 2002, quando o brasileiro Sérgio Vita, formado na Academia Carlson Gracie do Rio de Janeiro, ficou à frente de secção de Jiu-jitsu. O Jiu-jitsu Gracie é um dos estilos mais populares em MMA. Entre 2006 e 2007 João Naré representou o Sporting em Submission Full Contact Jiu-jitsu. Em 2007, venceu o Torneio Internacional de Submission Full COntact "Full Contact Fighters 4" na categoria de -80 kg. Neste período, o MMA do Sporting confundiu-se, na prática, com o Jiu-jitsu, sem haver grandes preocupações de distinguir entre as duas modalidades.
Entre 2013 e 2016 houve uma atividade mais regular, sobretudo a nível de modalidade de manutenção. O Mestre Nélson Barros, também responsável pela secção de Capoeira dinamizou treinos de MMA, direcionados para uma combinação em luta de diversos desportos de combate, designadamente Boxe, Boxe Francês, Muay Thai, Luta Livre Olímpica, Judo, Jiu-Jitsu e Aikido.
Links