Skip to main content

Em 1986/87, "Trio Maravilha", constituído por Pedro Miguel, João Portela e Nuno Dias dominava o Ténis de Mesa nacional. Assim, o Sporting venceu o Campeonato Nacional a duas jornadas do fim.

A Taça de Portugal não foi mais difícil que o Campeonato. Na fase associativa, que apurava o representante de Lisboa, os clubes eram eliminados à segunda derrota. O Sporting despachou o Benfica com duas vitórias por 3-0, e acabou por ganhar ao Estrela da Amadora por 3-1 e 3-0, o segundo jogo com alguma infelicidade do adversário visto que um dos seus jogadores se lesionou durante o jogo.

Assim, o Sporting apurou-se para a fase final, realizada no Pavilhão da União de Bancos Portugueses, em Vila Nova de Gaia, a 27 de Junho de 1987. A equipa leonina, que na fase de Lisboa tinha contado com os três jogadores, só levou para Gaia Pedro Miguel e João Portela. Na 1/2 Final o Sporting derrotou os Bonjoanenses. O Clube de Propaganda da Natação foi o outro finalista, mas a vitória nunca esteve em dúvida. Com um resultado de 3-0, o Sporting conquistava a 15ª Taça de Portugal, e acabava a terceira época consecutiva só com vitórias contra clubes nacionais

Estes dois títulos nacionais eram a 9ª dobradinha da modalidade no Clube, e a terceira seguida conquistada pelo Sporting, o que acontecia pela primeira vez. Não era ainda um recorde nacional, visto que o Benfica já o tinha conseguido entre 1971/72 e 1973/74, e também tinha uma tetra-dobradinha entre 1961/62 e 1964/65. Mas o "Trio Maravilha" ainda tinha muitas épocas diante de si!

Ver também