Dois campeões regionais
A secção de Xadrez do Sporting Clube de Portugal dispunha de novas instalações em Alvalade em anexo no antigo Pavilhão de Tiro, inauguradas no fim de 1972.
Como de costume o Sporting organizou torneios internos para as diversas categorias. O campeonato de 3ª, com dez xadrezistas, terminou em fevereiro com a vitória do Dr. Virgílio Borges Milhano, com 6,5 pontos, os mesmos de Arnaldo Oliveira Pinto, à frente de Plácido de Sousa; os seis primeiros subiram ao campeonato de 2ª. O de 2ª terminou no princípio de junho, com Luís Ennes Baptista e Rui Marques empatados em 1º com 8,5 pontos, à frente de Eduardo Estevana; Ennes Baptista aparece em primeiro lugar na classificação publicada. O de 1ª foi ganho por Fernando Silva.
O XXX Campeonato Nacional individual de 1ªs categorias (referente a 1973), com os dez melhores xadrezistas do momento, terminou em março, com as provas a realizarem-se nas instalações do Ateneu Comercial de Lisboa. Fernando Silva foi o representante leonino, estabelecendo uma feroz luta com Joaquim Durão, Luís Santos e João Cordovil. Silva venceu o campeão Joaquim Durão, mas cedeu empates em duas partidas em que era favorito, e assim acabou por se sagrar vice-campeão nacional pela terceira vez consecutiva. Com este resultado, Fernando Silva qualificou-se automaticamente, com os outros dois primeiros, para a Olimpíada de junho em Nice, França.
Luís Santos, que jogou no início do ano, incluindo no Campeonato Nacional individual, pelo Clan Juventude, juntou-se ao Sporting em maio.
Os Campeonatos de Lisboa por equipas de 2ªs e 3ªs categorias terminaram em julho. Em 2ªs, a equipa leonina, constituída por Rui Marques, Baptista, Virgílio Milhano, Resina de Almeida e Erse Alves, ficou em 4º lugar. Em 3ªs os leões ficaram em 3º, com os mesmos pontos do 2º classificado, através de Plácido de Sousa, Albano Ilharco, Oliveira Pinto, Armando Moreira e Artur Torres. Em ambas as categorias o Sporting jogou sem alguns dos seus melhores jogadores. O Campeonato de Lisboa por equipas de 1ªs categorias só começaria em outubro.
João Mário Ribeiro, Fernando Silva e Luís Santos fizeram parte da equipa nacional de seis jogadores na XXI Olimpíada, em Nice, de 6 a 30 de junho, e tiveram boas prestações. Portugal ficou em 31º lugar entre 74 países, a melhor classificação de sempre, depois de um 4º lugar no grupo de apuramento que o levou à Série B final. Ribeiro alcançou uma vitória, 4 empates e 5 derrotas. Silva conseguiu 8 vitórias, 9 empates e 3 derrotas. Santos conseguiu 6 vitórias, 4 empates e 7 derrotas. Segundo o Jornal Sporting, Silva esteve perto de conquistar o título de Mestre Internacional, que nenhum português tinha ainda alcançado.
Os Campeonato de Lisboa individuais de 1ªs, 2ªs e 3ªs categorias começaram em outubro e terminaram em dezembro. A fase de apuramento disputou-se no Hotel Embaixador, e os três representantes do Sporting em 1ªs venceram as suas séries sem derrotas. As fases finais, de 30 de novembro a dezembro, decorreram no Laboratório Nacional de Engenharia Civil. Fernando Silva revalidou o título de 1ªs categorias, pela terceira vez consecutiva, com 6 pontos, ao vencer na última jornada João Mário Ribeiro, a quem bastava o empate para ser campeão. Ribeiro ficou em 3º, com 5 pontos, os mesmos do Eng. Hélder Sardinha (Ateneu), e António Rocha em 6º. Rui Marques revalidou o título em 2ªs, com 6,5 pontos, com Luís Ennes Baptista em 4º e Luís Resina de Almeida em 8º. Em 3ªs, Albano Ilharco ficou em 3º lugar e Arnaldo Oliveira Pinto em 4º.
Figuras
Secção
Xadrezistas
Troféus conquistados
Regional individual
Outras provas
- Torneio de rápidas do Mercado da Primavera
- Semana de Xadrez do Clube Atlético de Alvalade
Jogos
XXX Campeonato Nacional individual 1ª categoria
| Class.
|
Clube
|
Jogos
|
Vitórias
|
Empates
|
Derrotas
|
Pontos
|
| 1º |
Joaquim Durão (Alekhine) |
9 |
7 |
1 |
1 |
7.5
|
| 2º |
Fernando Silva |
9 |
5 |
3 |
1 |
6.5
|
| 3º |
João Cordovil (Moçambique) |
9 |
6 |
1 |
2 |
6.5
|
Links
- Regressar à página principal do Xadrez