Skip to main content
(→‎Atletas Campeões Nacionais)
m
Linha 327: Linha 327:
 
| 10º||[[Alberto Maravilha]]||37,28m
 
| 10º||[[Alberto Maravilha]]||37,28m
 
|-
 
|-
−
| 11º||[[José Santos]]||37,37m
+
| 11º||[[José Santos (fundista)|José Santos]]||37,37m
 
|-
 
|-
 
| 14º||[[Ângelo Pacheco]]||37,46m
 
| 14º||[[Ângelo Pacheco]]||37,46m

Revisão das 21h38min de 25 de fevereiro de 2014

Época anterior:
Atletismo 1997
Época seguinte:
Atletismo 1999

Rui Silva, a nova estrela

Rui Silva e Carlos Calado e as Medalhas conquistadas no Europeu de Pista Coberta

A nova temporada começou com o Sporting com a sua posição de líder incontestado do Atletismo português já consolidada, e agora o objectivo era voltar a colocar a equipa masculina no Grupo A da Taça dos Campeões Europeus e estabilizar a equipa feminina nesse mesmo patamar.

Nesse sentido foram assegurados os concursos das jovens Naíde Gomes e Sandra Teixeira e da nigeriana Patience Itanyi, enquanto a equipa masculina era reforçada com Filipe Ventura e com os regressos de Carlos Castelbranco e Carlos Monteiro. No que diz respeito a saídas, Manuela Machado optou por regressar ao Braga, enquanto Luís Jesus e Carlos Patrício também resolveram mudar de ares.

A época começou com as provas de Estrada e de Corta Mato, onde o Sporting reduzira o seu peso para apostar mais nas competições de Pista, mas mesmo assim foi possível derrotar o Maratona no Crosse de Matos Velhos e ganhar o Grande Prémio do Natal, enquanto em termos individuais o jovem Rui Silva venceu o Corta Mato dos Dez e Domingos Castro triunfou no Crosse Internacional do Calçado, em Fuensalida na Espanha.

Ainda em 1997, Domingos Castro, Alberto Maravilha, José Regalo e Vítor Almeida, integraram a Selecção Nacional que mais uma vez foi Campeã da Europa de Corta Mato. Depois já em Março no Mundial que se disputou em Marrocos, Domingos Castro voltou a ser o melhor atleta europeu, obtendo um excelente 9º lugar.

Nas provas internas, Domingos Castro sagrou-se Campeão Nacional de Corta Mato pela 4ª vez, naquele que era o 50º titulo obtido por atletas do Sporting nesta competição. Mas por equipas a vitória foi para o Maratona, o mesmo acontecendo no Campeonato Regional onde o Sporting não se apresentou na sua máxima força, e na Taça dos Campeões Europeus que se realizou em simultâneo com o Crosse das Amendoeiras, onde a desistência de Carlos Monteiro e uma prestação menos conseguida de Vítor Almeida, impediram o Sporting de recuperar este título, numa prova ganha pelo marroquino Mohammed Mourhit.

Na Pista Coberta esta foi mais uma grande época para o Sporting, que renovou os seus dois títulos de Campeão Nacional. No sector masculino a vitória cifrou-se numa vantagem de 10 pontos sobre o Benfica, com 7 triunfos nas 13 provas em disputa, com destaque para Carlos Calado que ganhou os 60m e o Triplo Salto, neste caso com um novo Recorde Nacional.

No sector feminino a vantagem foi de 23 pontos sobre o FC Porto, com 6 triunfos nas 13 provas em disputa, com destaque para Lucrécia Jardim que ganhou os 60 e os 200m, e para equipa da estafeta dos 4x400m, que estabeleceu um novo Recorde Nacional da especialidade.

Nos Campeonatos de Portugal os atletas leoninos conquistaram 7 títulos, que só não foram mais devido à ausência de Lucrécia Jardim e ás falsas partidas de Carlos Calado nos 60m, uma infelicidade que este atleta viria a compensar no Salto em Comprimento, realizando um grande concurso, onde conseguiu vários ensaios acima dos 8 metros, confirmando assim já estar ao nível dos melhores do mundo nesta especialidade.

Em destaque estiveram também Teresa Machado que no Lançamento do Peso conseguiu o seu 12º titulo em 12 edições desta competição, e os jovens Rui Silva que obteve a segunda melhor marca nacional de sempre nos 1500m, percorrendo a distância em 3,38,85m, e Rui Palma que conseguiu destronar o consagrado João Lima nos 60m barreiras.

A nível internacional esta foi uma época brilhante para o Atletismo português em pista coberta, e particularmente para o Sporting, que começou por ganhar a Taça Ibérica derrotando em Valência as equipas espanholas do Lários e do Chapin Jerez, num torneio onde Carlos Calado foi a grande figura, ao bater o Recorde Nacional do Salto em Comprimento, ele que mais tarde no Meeting de Madrid, melhoraria essa marca saltando a 8,11m, mais um resultado de nível internacional.

Seguiu-se um Portugal-Espanha que se disputou em Espinho, onde Carlos Calado e Lucrécia Jardim bateram os recordes Nacionais dos 60m, e Teresa Machado fez o mesmo no Lançamento do Peso.

O ponto alto da época estava reservado para os Campeonatos da Europa que se realizaram em Valência, onde Rui Silva conquistou sensacionalmente a Medalha de Ouro nos 1500m, enquanto Carlos Calado conseguia a Medalha de Prata no Salto em Comprimento e Lucrécia Jardim melhorava o Recorde Nacional dos 200m em 14 centésimos de segundo, ela que poucos dias antes já tinha retirado 7 centésimos a esse mesmo Recorde.

A equipa masculina

Tal como na temporada anterior a superioridade do Sporting na Pista foi esmagadora, com o Clube a ganhar praticamente tudo o que havia para ganhar, para além de ter atingido os objectivos traçados na Taça dos Campeões Europeus.

Em Telavive a equipa masculina assegurou a subida à 1ª Liga da Taça dos Campeões Europeus, terminando a competição da 2ª Liga em 2º lugar, atrás do Partizan Belgrado. Os atletas leoninos conseguiram 5 segundos lugares e outras tantas vitórias, com destaque para Francis Obikwelu que ganhou os 100 e 200m, para além de ter integrado a equipa que venceu a estafeta dos 4x100m, que também teve a participação de Carlos Calado, que foi o vencedor do Salto em Comprimento, cabendo a outra vitória leonina a Rui Silva, nos 1500m.

Em Vilamoura a equipa feminina assegurou a manutenção na 1ª Liga da Taça dos Campeões Europeus, terminando a competição num excelente 5º lugar, que até poderia ter sido melhor se Teresa Machado não tivesse actuado debilitada devido a um acidente doméstico e se Patience Itanyi tivesse repetido as marcas que tinha feito recentemente. Mesmo assim o pódio ficou à distância de apenas 3 pontos, com Valentina Fedjuschina a conseguir a única vitória leonina, ao ganhar o concurso do Lançamento do Peso.

Nos Campeonatos Nacionais o Sporting renovou tranquilamente os títulos conquistados na época anterior. No sector masculino a diferença cifrou-se numa vantagem de 20 pontos sobre o Benfica, com 16 triunfos nas 21 provas em disputa, apesar da ausência de Carlos Calado. Francis Obikwelu nos 100 e 200m e Rui Silva nos 800 e 1500m, somaram dois triunfos cada um. No sector feminino a vantagem foi de 44 pontos sobre o Boavista, com 11 triunfos nas 20 provas em disputa, apesar da ausência de Lucrécia Jardim. Teresa Machado com as habituais vitórias nos Lançamentos do Peso e do Disco, voltou a ser a atleta que mais contribuiu para este título.

A equipa feminina

Nos Campeonatos de Portugal os atletas leoninos conquistaram 12 títulos, para além de 10 Medalhas de Prata e outras tantas de Bronze, com Teresa Machado em destaque ao ganhar o Lançamento do Peso pela 10ª vez e o do Disco pela 9ª, somando assim 19 títulos, numa competição que ficou marcada pela afirmação de alguns jovens como Rui Palma, Filipe Ventura, Sandra Teixeira e Sónia Carvalho. Isto sem esquecer o veterano Fernando Esteves Costa, que voltou a ser Campeão de Portugal no Salto em Altura, totalizando assim 9 títulos nesta especialidade, superando os 8 Campeonatos de Portugal que Pascoal de Almeida tinha ganho no inicio do século XX.

Depois de se ter sagrado sensacionalmente Campeão Europeu dos 1500m em pista coberta, Rui Silva confirmou-se como um dos melhores atletas do mundo nesta distância, vencendo os 1500m da Taça da Europa e do Meeting de Santo António, onde ficou apenas a 15 centésimos de segundo do Recorde Nacional que pertencia a Mário Silva desde 1991.

Assim Rui Silva chegou aos Campeonatos da Europa com uma das melhores marcas do ano e apesar da sua inexperiência que lhe dificultou o apuramento para a Final, aprendeu depressa e na corrida decisiva conquistou a Medalha de Prata, sendo batido apenas pelo espanhol Reyes Estévez.

Depois de mais este sensacional resultado, Rui Silva passou a ser convidado para os principais meetings europeus e foi com naturalidade que ainda nesta época bateu por duas vezes o Recorde Nacional dos 1500m, tendo também melhorado o seu recorde pessoal dos 800m.

Para fechar com chave de Ouro esta grande temporada, Rui Silva foi escolhido para representar a Selecção da Europa na Taça do Mundo, que se realizou em Johannesburg na África do Sul, onde foi 2º classificado atrás do queniano Laban Rotich.

Teresa Machado, Campeã Ibero-Americana

Teresa Machado foi outra das grandes figuras da temporada, onde para além de ter melhorado o seu Recorde Nacional do Lançamento do Disco, conseguiu um honroso 9º lugar no Europeu de Budapeste, onde estiveram presentes 8 atletas do Sporting, enquanto nos Campeonatos Ibero Americanos que se realizaram em Lisboa, conquistou a Medalha de Ouro no Lançamento do Disco e a de Bronze no Lançamento do Peso.

Ainda nesses Campeonatos Ibero Americanos, há a destacar as prestações de Luís Feiteira que também ganhou o Ouro nos 1500m e de Lucrécia Jardim, que conquistou a Medalha de Ouro nos 200m e as de Prata nos 100m e nos 4x100m, neste caso com um novo Recorde Nacional estabelecido por uma equipa que também integrava Natália Moura, isto para além da Medalha de Prata conquistada por Vítor Almeida nos 3000m obstáculos, e das Medalhas de Bronze ganhas por Alberto Maravilha nos 10000m e por Rui Costa na estafeta dos 4x400m.

Faltou apenas a esperada medalha de Carlos Calado, que se ressentiu da lesão que o apoquenta e que o viria a afastar dos Europeus de Budapeste, mas mesmo assim e apesar de só ter feito três saltos, ficou à beira do Bronze.

Uma nota ainda para a nigeriana Patience Itanyi que foi Campeã de África no Heptatlo, e para mais 6 Medalhas conquistadas por antigos atletas do Sporting, no Campeonato da Europa de Veteranos.

To-mane 16h05min de 4 de Maio de 2013 (WEST)

Vitórias do Clube

Competição Escalão Especialidade Observações
Campeonato Nacional Juniores Masculinos Corta Mato CO
Crosse de Matos Velhos Seniores Masculinos Corta Mato CP
Campeonato Nacional Seniores Masculinos Pista Coberta CO
Campeonato Nacional Seniores Femininos Pista Coberta CO
Campeonato Nacional Juniores Masculinos Pista Coberta CO
Taça Ibérica Seniores Pista Coberta CP
Campeonato Nacional Seniores Masculinos Pista CO
Campeonato Nacional Seniores Femininos Pista CO
Taça de Portugal Seniores Masculinos Pista CO
Taça de Portugal Seniores Femininos Pista CO
Campeonato Nacional Juniores Masculinos Pista CO
Campeonato Nacional Juniores Femininos Pista CO
Campeonato Regional Seniores Masculinos Pista CO
Campeonato Regional Seniores Femininos Pista CO
Campeonato Regional de Inverno Seniores Masculinos Pista CO
Campeonato Regional de Inverno Seniores Femininos Pista CO
Campeonato Regional Juniores Masculinos Pista CO
Campeonato Regional Juniores Femininos Pista CO
Campeonato Regional Juvenis Masculinos Pista CO
Campeonato Regional Juvenis Femininos Pista CO
Taça Fernando Amado Seniores Masculinos Pista CNO
Taça Fernando Amado Seniores Femininos Pista CNO
Grande Prémio do Natal Seniores Masculinos Estrada CNO
São Silvestre dos Olivais Seniores Masculinos Estrada CP

Taça dos Campeões Europeus de Corta Mato

Classificação por equipas

Posição Clube País Pontos
1º Maratona Portugal 22
2º SPORTING Portugal 37
3º Diadora SS Viladecans Espanha 59

Classificação individual

Posição Atleta Marca Observações
4º Alberto Maravilha
5º Domingos Castro
8º José Regalo
20ª Vítor Almeida
42º Rui Silva
D Carlos Monteiro

Taça dos Campeões Europeus de Atletismo - Masculinos (Grupo B)

Classificação por equipas

Posição Clube País Pontos
1º Partizan Belgrado Jugoslávia 128
2º SPORTING Portugal 116
3º Lac Quelle Furth Alemanha 103

Classificações individuais

Prova Atleta Classificação Marca
100m Francis Obikwelu 1º 10,03s
200m Francis Obikwelu 1º 20,51s
400m Rui Costa 4º 47,89s
800m Nuno Lopes 2º 1,49,11m
1500m Rui Silva 1º 3,45,00m
5000m Domingos Castro 2º 13,46,24m
110m barreiras Rui Palma 6º 14,52s
400m barreiras Mário Reis 2º 50,58s
3000m obstáculos Vítor Almeida 2º 8,47,45m
Salto em Altura Jonas Mattes 5º 2,10m
Salto em Comprimento Carlos Calado 1º 7,93m
Salto com Vara João André 7º 4,40m
Triplo Salto Carlos Calado 4º 15,78m
Lançamento do Peso Luís Herédio Costa 6º 16,92m
Lançamento do Disco Vladimir Zinchenko 2º 60,33m
Lançamento do Martelo António Peixoto 5º 60,43m
Lançamento do Dardo João Reis 5º 65,81m
4x100m Renato Moura 1º 39,79s
4x100m Francis Obikwelu
4x100m Carlos Calado
4x100m Paulo Neves
4x400m Mário Reis 5º 3,14,63m
4x400m Rui Costa
4x400m Nuno Lopes
4x400m Pedro Antunes

Taça dos Campeões Europeus de Atletismo - Femininos

Classificação por equipas

Posição Clube País Pontos
1º Luch Moscovo Rússia 101
2º SS SNAM S D Milanese Itália 87
3º PSK Olympia Prague Checoslováquia 61
4º Valência Espanha 58
5º SPORTING Portugal 58

Classificações individuais

Prova Atleta Classificação Marca
100m Lucrécia Jardim 4º 11,77s
200m Lucrécia Jardim 3º 23,84s
400m Natália Moura 5º 55,42s
800m Susana Cabral 4º 2,09,82m
1500m Teresa Marinho 3º 4,26,24m
5000m Ana Dias 2º 16,22,31m
100m barreiras Patience Itanyi 3º 13,73s
400m barreiras Sónia Fernandes 5º 1,02,06m
Salto em Altura Sónia Carvalho 5º 1,70m
Salto em Comprimento Patience Itanyi 3º 6,26m
Triplo Salto Cristina Morujão 4º 12,73m
Lançamento do Peso Valentina Fedjuschina 1º 18,14m
Lançamento do Disco Teresa Machado 3º 57,36m
Lançamento do Dardo Sílvia Cruz 5º 43,23m
Lançamento do Martelo Sónia Alves 4º 52,36m
4x100m Cristina Regalo 4º 45,74s
4x100m Natália Moura
4x100m
4x100m Lucrécia Jardim
4x400m Cristina Regalo 5º 3,46,40m
4x400m Natália Moura
4x400m Susana Cabral
4x400m Sandra Teixeira

Campeonato Nacional de Corta Mato - Masculinos

Posição Atleta Tempo
1º Domingos Castro 35,43m
4º José Regalo 36,41m
8º Vítor Almeida 37,09m
10º Alberto Maravilha 37,28m
11º José Santos 37,37m
14º Ângelo Pacheco 37,46m
2º SPORTING 23 pontos

Campeonato Nacional de Corta Mato - Femininos

Posição Atleta Tempo
17º Luzia Dias 29,36m

Campeonato Nacional de Pista Coberta - Masculinos

Classificação por equipas

Posição Clube Pontos
1º SPORTING 96
2º Benfica 86
3º FC Porto 73

Classificações individuais

Prova Atleta Classificação Marca
60m Carlos Calado 1º 6,70s
200m Sylvester Omadiale 1º 21,92s
400m Sylvester Omadiale 3º 49,29s
800m Nuno Lopes 2º 1,52,28m
1500m Luís Feiteira 2º 3,45,67m
3000m Rui Silva 3º 8,05,67m
60m barreiras Rui Palma 1º 8,14s
Salto em Altura Jonas Mattes 1º 2,05m
Salto em Comprimento Paulo Castelbranco 1º 7,25m
Salto com Vara João André 2º 4,76m
Triplo Salto Carlos Calado 1º 16,94m
Lançamento do Peso Luís Herédio Costa 2º 16,85m
4x400m Pedro Antunes 1º 3,15,52m
4x400m Mário Reis
4x400m Rui Costa
4x400m Sylvester Omadiale

Campeonato Nacional de Pista Coberta - Femininos

Classificação por equipas

Posição Clube Pontos
1º SPORTING 89
2º FC Porto 66
3º Boavista 60

Classificações individuais

Prova Atleta Classificação Marca
60m Lucrécia Jardim 1º 7,39s
200m Lucrécia Jardim 1º 23,57s
400m Natália Moura 2º 54,83s
800m Susana Cabral 2º 2,08,46m
1500m Teresa Marinho 2º 4,27,54m
3000m Luzia Dias 2º 9,05,88m
60m barreiras Sónia Fernandes 6º 9,47s
Salto em Altura Naíde Gomes 1º 1,75m
Salto com Vara Joana Nascimento 4º 3,02m
Salto em Comprimento Tânia Pinho 4º 5,31m
Triplo Salto Cristina Morujão 1º 12,46m
Lançamento do Peso Teresa Machado 1º 16,09m
4x400m Cristina Regalo 1º 3,47,00m
4x400m Susana Cabral
4x400m Sandra Teixeira
4x400m Natália Moura

Campeonato Nacional de Atletismo - Masculinos

Classificação por equipas

Posição Clube Pontos
1º SPORTING 161
2º Benfica 141
3º FC Porto 121

Classificações individuais

Prova Atleta Classificação Marca
100m Francis Obikwelu 1º 10,23s
200m Francis Obikwelu 1º 20,75s
400m Sylvester Omadiale 1º 48,26s
800m Rui Silva 1º 1,59,11m
1500m Rui Silva 1º 3,53,54m
3000m Luís Feiteira 1º 8,30,03m
5000m Domingos Castro 1º 15,19,19m
110m barreiras Rui Palma 1º 14,28s
400m barreiras Mário Reis 2º 51,85s
3000m obstáculos Vítor Almeida 1º 8,58,31m
Salto em Altura Jonas Mattes 1º 2,03m
Salto em Comprimento Carlos Castelbranco 1º 7,59m
Salto com Vara João André 1º 5,02m
Triplo Salto Américo Castelbranco 3º 15,03m
Lançamento do Peso Luís Herédio Costa 2º 17,09m
Lançamento do Disco Luís Herédio Costa 2º 52,32m
Lançamento do Martelo António Peixoto 1º 59,87m
Lançamento do Dardo João Reis 1º 67,04m
4x100m Renato Moura 1º 40,94s
4x100m Francis Obikwelu
4x100m Rui Costa
4x100m Sylvester Omadiale
4x400m Pedro Antunes 1º 3,16,22m
4x400m Mário Reis
4x400m Rui Costa
4x400m Sylvester Omadiale
5Km Marcha Luís Silva 3º 21,30,08m

Campeonato Nacional de Atletismo - Femininos

Classificação por equipas

Posição Clube Pontos
1º SPORTING 146
2º Boavista 101,5
3º Benfica 95,5

Classificações individuais

Prova Atleta Classificação Marca
100m Cristina Regalo 1º 11,88s
200m Natália Moura 2º 24,83s
400m Sandra Teixeira 2º 57,79s
800m Susana Cabral 1º 2,08,15m
1500m Teresa Marinho 2º 4,44,59m
3000m Luzia Dias 3º 10,04,52m
5000m Ana Dias 1º 16,27,13m
100m barreiras Patience Itanyi 2º 13,52s
400m barreiras Sónia Fernandes 1º 61,43s
Salto em Altura Naíde Gomes 1º 1,74m
Salto com Vara Joana Nascimento 2º 3,00m
Salto em Comprimento Patience Itanyi 1º 6,21m
Triplo Salto Cristina Morujão 1º 12,73m
Lançamento do Peso Teresa Machado 1º 16,14m
Lançamento do Disco Teresa Machado 1º 60,31m
Lançamento do Dardo Sílvia Cruz 3º 43,26m
Lançamento do Martelo Sónia Alves 3º 42,68m
4x100m Patience Itanyi 1º 47,13s
4x100m Cristina Regalo
4x100m Natália Moura
4x100m Cristina Morujão
4x400m Sónia Fernandes 1º 3,51,45m
4x400m Cristina Regalo
4x400m Susana Cabral
4x400m Sandra Teixeira
3Km Marcha Dora Cabrita 4º 16,08,14m


Atletas Campeões Nacionais

Atleta Prova Marca Observações
Domingos Castro Corta Mato 35,43m
Luís Feiteira 1500m 3,46,91m
Rui Palma 110m barreiras 13,95s
Vítor Almeida 3000m obstáculos 8,33,62m
Fernando Esteves Costa Salto em Altura 2,07m
Carlos Castelbranco Salto em Comprimento 7,85m
Filipe Ventura Lançamento do Dardo 69,36m
Lucrécia Jardim 100m 11,25s RCP
Natália Moura 200m 24,26s
Sandra Teixeira 800m 2,05,13m
Sónia Carvalho Salto em Altura 1,74m
Teresa Machado Lançamento do Peso 16,50m
Teresa Machado Lançamento do Disco 61,71m RCP
Rui Silva 1500m (PC) 3,38,85m RCP
Rui Palma 60m barreiras (PC) 8,11s
Jonas Mattes Salto em Altura (PC) 2,10m RCP
Carlos Calado Salto em Comprimento (PC) 8,07m RCP
Susana Cabral 800m (PC) 2,06,49m
Cristina Morujão Triplo Salto (PC) 12,13m
Teresa Machado Lançamento do Peso (PC) 16,66m

Legenda
RCP=Recorde dos Campeonatos de Portugal, RN=Recorde Nacional

Recordes Nacionais

Atleta Prova Marca Competição Data
Carlos Calado Salto em Comprimento (PC) 7,97m Taça Ibérica 17-01-1998
Carlos Calado Triplo Salto (PC) 16,94m Campeonato Nacional 31-01-1998
Cristina Regalo 4x400m (PC) 3,47,0m Campeonato Nacional 01-02-1998
Susana Cabral 4x400m (PC) 3,47,0m Campeonato Nacional 01-02-1998
Sandra Teixeira 4x400m (PC) 3,47,0m Campeonato Nacional 01-02-1998
Natália Moura 4x400m (PC) 3,47,0m Campeonato Nacional 01-02-1998
Carlos Calado Salto em Comprimento (PC) 8,11m Meeting de Madrid 03-02-1998
Carlos Calado 60m (PC) 6,61s Portugal-Espanha 07-02-1998
Lucrécia Jardim 60m (PC) 7,25s Portugal-Espanha 07-02-1998
Teresa Machado Lançamento do Peso (PC) 17,26m Portugal-Espanha 07-02-1998
Lucrécia Jardim 200m (PC) 23,35s Torneio das 6 Nações 18-02-1998
Lucrécia Jardim 200m (PC) 23,21s Campeonato da Europa 28-02-1998
Teresa Machado Lançamento do Disco 65,40m 03-05-1998
Natália Moura 4x100m 44,75s Campeonato Ibero Americano 19-07-1998
Lucrécia Jardim 4x100m 44,75s Campeonato Ibero Americano 19-07-1998
Rui Silva 1500m 3,34,84m Meeting de Bruxelas 28-08-1998
Rui Silva 1500m 3,34,00m Meeting de Berlim 01-09-1998

Atletas em competições internacionais

Atleta Competição Prova Fase Clas. Marca
Domingos Castro Campeonato Europeu Corta Mato 8º
José Regalo Campeonato Europeu Corta Mato 9º
Alberto Maravilha Campeonato Europeu Corta Mato 12º
Vítor Almeida Campeonato Europeu Corta Mato 29º
Manuel Silva Europeu de Juniores Corta Mato 13º
Miguel Barros Europeu de Juniores Corta Mato 30º
Domingos Castro Campeonato Mundial Corta Mato 9º
José Regalo Campeonato Mundial Corta Mato 28º
Alberto Maravilha Campeonato Mundial Corta Mato 39º
Vítor Almeida Campeonato Mundial Crosse Curto 62º
Rui Silva Europeu Pista Coberta 1500m Meia Final 2º 3,43,92m
Rui Silva Europeu Pista Coberta 1500m Final 1º 3,44,57m
Carlos Calado Europeu Pista Coberta Salto em Comprimento Qualificação 7,61m
Carlos Calado Europeu Pista Coberta Salto em Comprimento Final 2º 8,05m
Lucrécia Jardim Europeu Pista Coberta 200m Eliminatória 2º 23,21
Lucrécia Jardim Europeu Pista Coberta 200m Meia Final 3º 23,37
Paulo Neves Taça da Europa 100m 1ª Liga 8º 11,83s
Nuno Lopes Taça da Europa 800m 1ª Liga 8º 1,55,42m
Rui Silva Taça da Europa 1500m 1ª Liga 1º 3,44,44m
Rui Palma Taça da Europa 110m barreiras 1ª Liga 8º 14,62s
Vítor Almeida Taça da Europa 3000m obstáculos 1ª Liga 2º 8,52,70m
Jonas Mattes Taça da Europa Salto em Altura 1ª Liga 7º 2,03m
Paulo Castelbranco Taça da Europa Salto em Comprimento 1ª Liga 3º 6,74m
João Reis Taça da Europa Lançamento do Dardo 1ª Liga 8º 61,84m
Rui Costa Taça da Europa 4x400m 1ª Liga 4º 3,06,68m
Lucrécia Jardim Taça da Europa 100m 1ª Liga 3º 11,58s
Cristina Morujão Taça da Europa Triplo Salto 1ª Liga 7º 12,11m
Teresa Machado Taça da Europa Lançamento do Peso 1ª Liga 5º 15,67m
Teresa Machado Taça da Europa Lançamento do Disco 1ª Liga 3º 59,80m
Sónia Alves Taça da Europa Lançamento do Martelo 1ª Liga 7º 49,08m
Natália Moura Taça da Europa 4x100m 1ª Liga 7º 47,79s
Cristina Regalo Taça da Europa 4x100m 1ª Liga 7º 47,79s
Natália Moura Taça da Europa 4x400m 1ª Liga 5º 3,35,15m
Cristina Regalo Taça da Europa 4x400m 1ª Liga 5º 3,37,15m
Sandra Teixeira Taça da Europa 4x400m 1ª Liga 5º 3,37,15m
Juan Rosete Mundial de Juniores Lançamento do Disco Qualificação 25º 47,00m
Sónia Alves Mundial de Juniores Lançamento do Martelo Qualificação 22º 50,37m
Rui Costa Campeonatos Ibero Americanos 400m Final 8º 47,94s
Luís Feiteira Campeonatos Ibero Americanos 1500m Final 1º 3,40,63m
Alberto Maravilha Campeonatos Ibero Americanos 10000 Final 3º 28,58,11m
Vítor Almeida Campeonatos Ibero Americanos 3000m obstáculos Final 2º 8,29,48m
Rui Palma Campeonatos Ibero Americanos 110m barreiras Final 5º 14,19s
Jonas Mattes Campeonatos Ibero Americanos Salto em Altura Final 8º 1,99m
João André Campeonatos Ibero Americanos Salto com Vara Final 6º 5,00m
Carlos Calado Campeonatos Ibero Americanos Salto em Comprimento Final 4º 7,81m
Carlos Castelbranco Campeonatos Ibero Americanos Salto em Comprimento Final 9º 7,17m
Luís Herédio Costa Campeonatos Ibero Americanos Lançamento do Peso Final 8º 16,62m
Luís Herédio Costa Campeonatos Ibero Americanos Lançamento do Disco Final 7º 51,85m
António Peixoto Campeonatos Ibero Americanos Lançamento do Martelo Final 7º 61,86m
João Reis Campeonatos Ibero Americanos Lançamento do Dardo Final 9º 64,20m
Rui Costa Campeonatos Ibero Americanos 4x400m Final 3º 3,08,46m
Lucrécia Jardim Campeonatos Ibero Americanos 100m Final 2º 11,38s
Lucrécia Jardim Campeonatos Ibero Americanos 200m Final 1º 23,22s
Natália Moura Campeonatos Ibero Americanos 400m Final 8º 54,90s
Susana Cabral Campeonatos Ibero Americanos 800m Final 7º 2,12,64m
Ana Dias Campeonatos Ibero Americanos 5000m Final 5º 16,18,48m
Sónia Carvalho Campeonatos Ibero Americanos Salto em Altura Final 8º 1,72m
Cristina Morujão Campeonatos Ibero Americanos Triplo Salto Final 6º 13,07m
Teresa Machado Campeonatos Ibero Americanos Lançamento do Peso Final 3º 16,15m
Teresa Machado Campeonatos Ibero Americanos Lançamento do Disco Final 1º 61,67m
Sónia Alves Campeonatos Ibero Americanos Lançamento do Martelo Final 8º 53,93m
Sílvia Cruz Campeonatos Ibero Americanos Lançamento do Dardo Final 6º 42,64m
Natália Moura Campeonatos Ibero Americanos 4x100m Final 2º 44,75s
Lucrécia Jardim Campeonatos Ibero Americanos 4x100m Final 2º 44,75s
Natália Moura Campeonatos Ibero Americanos 4x400m Final 5º 3,39,27m
Sandra Teixeira Campeonatos Ibero Americanos 4x400m Final 5º 3,39,27m
Domingos Castro Taça da Europa 10000m 4º 27,40,33m
José Regalo Taça da Europa 10000m 21º 28,35,01m
Rui Silva Campeonato da Europa 1500m Eliminatória 4º 3,41,87m
Rui Silva Campeonato da Europa 1500m Final 2º 3,41,84m
Luís Feiteira Campeonato da Europa 1500m Eliminatória 9º 3,45,00m
Mário Reis Campeonato da Europa 400m barreiras Eliminatória 4º 50,39s
Vítor Almeida Campeonato da Europa 3000m obstáculos Eliminatória 10º 8,35,05m
Carlos Castelbranco Campeonato da Europa Salto em Comprimento Qualificação 6,68m
Lucrécia Jardim Campeonato da Europa 100m Quartos de Final 4º 11,47s
Lucrécia Jardim Campeonato da Europa 100m Meia Final 8º 11,49s
Lucrécia Jardim Campeonato da Europa 200m Quartos de Final 3º 23,24s
Lucrécia Jardim Campeonato da Europa 200m Meia Final 6º 23,47s
Teresa Machado Campeonato da Europa Lançamento do Disco Qualificação 61,70m
Teresa Machado Campeonato da Europa Lançamento do Disco Final 9º 60,90m
Natália Moura Campeonato da Europa 4x100m Meia Final 6º 44,87s
Lucrécia Jardim Campeonato da Europa 4x100m Meia Final 6º 44,87s
Rui Silva Taça do Mundo 1500m Final 2º 3,40,95m
Patience Itanyi Campeonato da África Heptatlo Final 1º
Carlos Cabral Europeu de Veteranos 1500m Final 2º
Joaquim Ferreira Europeu de Veteranos 2000m obstáculos Final 2º
Péricles Pinto Europeu de Veteranos Salto em Comprimento Final 2º
Péricles Pinto Europeu de Veteranos Triplo Salto Final 1º
Armando Aldegalega Europeu de Veteranos 10000m Final 1º
Armando Aldegalega Europeu de Veteranos 5000m Final 2º