Skip to main content
m (Substituição de texto - "Tiro à Bala" por "Tiro")
m
Linha 10: Linha 10:
 
A secção de [[Tiro]] nasceu no [[Sporting Clube de Portugal]] na sequência de uma proposta apresentada em 1928 por [[Francisco Rafael Rodrigues Júnior]] ao Presidente do Clube [[Soares Júnior]]. A proposta foi aceite, e Rodrigues Júnior tornou-se o capitão da secção. Tinha ao seu lado [[António José Baptista]], [[Alfredo da Costa Santos]] e Raul Bastos.
 
A secção de [[Tiro]] nasceu no [[Sporting Clube de Portugal]] na sequência de uma proposta apresentada em 1928 por [[Francisco Rafael Rodrigues Júnior]] ao Presidente do Clube [[Soares Júnior]]. A proposta foi aceite, e Rodrigues Júnior tornou-se o capitão da secção. Tinha ao seu lado [[António José Baptista]], [[Alfredo da Costa Santos]] e Raul Bastos.
  
Esta começou de imediato uma atividade intensa, apresentando-se como Sociedade de Tiro nº 54, devido a disposições regulamentares. Em junho de 1928, ainda antes da constituição dessa estrutura, o atirador leonino [[António José Baptista]] foi selecionado para a Equipa Nacional de Carabina que disputou o I Match Latino. Em Outubro o [[Sporting]] participou nas principais provas dos Campeonatos Nacionais, realizadas no II concurso de Tiro de Lisboa. Contando ainda com poucos atiradores, e com pouca preparação, neste primeiro ano o Sporting não venceu provas.
+
Esta começou de imediato uma atividade intensa, apresentando-se como Sociedade de Tiro nº 54, devido a disposições regulamentares. Assim, a constituição da nova Sociedade de Tiro foi aprovada por despacho de 17 de maio de 1928 pela Direção da Arma de Infantaria. Em 17 de junho de 1928 o atirador leonino [[António José Baptista]] ficou em 4º lugar no troféu Salva Sabrosa, promovido pela Sociedade de Tiro nº 2. Esta é a primeira competição de que temos notícia com participação na nova secção do Clube. Ainda nesse mês, foi selecionado para a Equipa Nacional de Carabina que disputou o I Match Latino. Em Outubro o [[Sporting]] participou nas principais provas dos Campeonatos Nacionais, realizadas no II concurso de Tiro de Lisboa. Contando ainda com poucos atiradores, e com pouca preparação, neste primeiro ano o Sporting não venceu provas.
  
  

Revisão das 17h57min de 12 de abril de 2022

Época seguinte:
Tiro à Bala 1929

Um bom começo

A secção de Tiro nasceu no Sporting Clube de Portugal na sequência de uma proposta apresentada em 1928 por Francisco Rafael Rodrigues Júnior ao Presidente do Clube Soares Júnior. A proposta foi aceite, e Rodrigues Júnior tornou-se o capitão da secção. Tinha ao seu lado António José Baptista, Alfredo da Costa Santos e Raul Bastos.

Esta começou de imediato uma atividade intensa, apresentando-se como Sociedade de Tiro nº 54, devido a disposições regulamentares. Assim, a constituição da nova Sociedade de Tiro foi aprovada por despacho de 17 de maio de 1928 pela Direção da Arma de Infantaria. Em 17 de junho de 1928 o atirador leonino António José Baptista ficou em 4º lugar no troféu Salva Sabrosa, promovido pela Sociedade de Tiro nº 2. Esta é a primeira competição de que temos notícia com participação na nova secção do Clube. Ainda nesse mês, foi selecionado para a Equipa Nacional de Carabina que disputou o I Match Latino. Em Outubro o Sporting participou nas principais provas dos Campeonatos Nacionais, realizadas no II concurso de Tiro de Lisboa. Contando ainda com poucos atiradores, e com pouca preparação, neste primeiro ano o Sporting não venceu provas.


Figuras

Secção

Capitão
Francisco Rafael Rodrigues Júnior

Atiradores

Atleta Obs. Atleta Obs.
Francisco Rafael Rodrigues Júnior António José Baptista
Alfredo da Costa Santos Raul Bastos

Links

  • Regressar à página principal do Tiro