Skip to main content

Fuchse Berlin 31 - Sporting 32

Maciel decisivo
Martim demolidor
A festa da vitória

No dia 20 de Fevereiro de 2024, o Sporting deslocou-se à Alemanha para defrontar o Fuchse Berlin, líder isolado da Liqui Moly Handball-Bundesliga 2023/24, em jogo a contar para a 2ª jornada da ronda principal da EHF Liga Europeia de Andebol, competição que aquela equipa alemã tinha ganho na temporada anterior.

Era pois um confronto muito difícil no pavilhão de uma das melhores equipas de Andebol do mundo e a verdade é que na 1ª parte o Sporting acusou o peso da responsabilidade cometendo um numero pouco habitual de falhas técnicas, que resultou numa desvantagem de 6 golos ao intervalo (19-13), pelo que tudo parecia resolvido.

No entanto os Leões tiveram uma entrada fortíssima na 2ª parte e conseguiram um parcial de 5-0 que equilibrou o marcador (20-19 aos 7m), num período onde Leo Maciel foi determinante com uma serie de grandes defesas.

Daí para a frente o Sporting foi brilhante e a 13 minutos do fim chegou finalmente à vantagem (24-25), por intermédio de Martim Costa que esteve simplesmente imparável.

O equilíbrio e a emoção mantiveram-se até ao final e a 1 minuto e pouco da buzina soar, quando o Sporting ganhava por 30-31, Francisco Costa foi atingido com uma cotovelada no sobrolho e ficou a sangrar pelo que teve de sair, mas a dupla de arbitragem limitou-se a marcar a falta, perdoando uma indiscutível suspensão de 2 minutos, que teria deixado o Fuchse Berlin com menos um jogador até fim do jogo.

Na sequência desse livre de 9 metros, Natán Suárez atirou ao poste e na jogada seguinte o internacional dinamarquês Gidsel empatou, quando faltavam apenas 46 segundos para jogar.

Ricardo Costa parou o jogo para ensaiar o último ataque e permitir que Francisco Costa reentrasse com a cabeça enfaixada e a 8 segundos do fim fez-se justiça pelo inevitável Martim Costa, que marcou 12 golos neste jogo.

Gidsel ainda tentou o empate com um remate picado que saiu muito alto, mas mesmo assim o árbitro arranjou um livre de 9 metros que tinha poucas probalidades de êxito, e que Andersson não conseguiu concretizar perante a cerrada barreira sportinguista.

Com esta magnifica vitória o Sporting garantiu a sua presença na eliminatória de apuramento para os quartos de final da Liga Europeia e ficou com a possibilidade de assegurar um lugar direto nessa fase da competição, desde que conseguisse repetir a vitória sobre os alemães, no jogo que se iria disputar na semana seguinte no Pavilhão João Rocha, o que de facto se verificou depois de mais uma magnifica exibição dos Leões que derrotaram novamente o Fuchse Berlin por 32-28.

To-mane (discussão) 15h00min de 21 de fevereiro de 2024 (WET)