Skip to main content
Época anterior:
Ténis de Mesa 1948/49
Época seguinte:
Ténis de Mesa 1950/51

Juniores tricampeões de Lisboa

Tenis-de-Mesa-juniores-1950.jpg

A secção de Ténis de Mesa do Sporting começou a passar por alguma renovação, com a continuação de Carlos Feio. António Fuschini esteve parado durante cerca de oito meses, mas regressou à actividade em Março de 1950. O bicampeão de Lisboa júnior António Horta Osório ascendeu à equipa sénior principal ainda com 16 anos de idade. Por outro lado, Afonso Gago da Silva pouco jogou e Mário Fernandes dos Santos saiu da equipa. No entanto, a crise a nível associativo que já vinha do ano passado acentuou-se, sem haver corpos gerentes da Associação de Ténis de Mesa de Lisboa, e portanto não se realizando provas oficiais.

O Mirantense voltou a organizar a Taça Eng. José Frederico Ulrich em homenagem do então Ministro das Obras Públicas, a que o Sporting concorreu com uma equipa. Foram organizados diversos outros torneios e taças particulares, de modo a suprir a ausência de provas da ATML.

A ATML conseguiu finalmente ter uma nova direcção eleita em Fevereiro de 1950, mas a ausência de reprentantes da Federação Portuguesa de Ténis de Mesa mostrava que os problemas não estavam totalmente sanados. Em qualquer dos casos, a primeira prova oficial da época, o torneio de abertura Taça Diário Popular, começou finalmente a realizar-se em Março de 1950, quando normalmente se deveria ter realizado entre Outubro e Novembro do ano anterior. O Sporting concorreu com quatro equipas, o que acontecia pela primeira vez. A equipa A chegou ao fim sem derrotas, defrontando o Benfica, que estava na mesma situação. Os leões ganharam o primeiro jogo mas perderam o segundo. O jogo decisivo foi marcado, mas distúrbios interromperam a sua realização. Decidiu-se que se realizaria à porta fechada. O jogo foi marcado para uma data em que António Horta Osório estava doente, e, contando apenas com dois jogadores, o Sporting decidiu não comparecer. Apesar de o Sporting ter pedido adiamento atempadamente, a vitória foi atribuída ao Benfica.

O Campeonato de Lisboa, que se iniciou no fim de Abril de novo com quatro categorias, não veio confirmar as esperanças iniciais, devido a doença de António Horta Osório, que só pôde jogar em três jogos, levando à diminuição do rendimento da equipa. Assim, o Sporting em vez de perder os dois jogos contra o Benfica como de costume, e ganhar os outros jogos todos, desta vez perdeu também um jogo contra o CIF, e o Benfica assegurou o hexacampeonato à 7ª jornada, mais cedo que o habitual. Por outro lado, a 4ª categoria ganhou o seu campeonato.

António Fuschini participou no Campeonato Regional Individual, ganho pelo benfiquista Oliveira Ramos.

O Campeonato de Portugal foi organizado em Santarém, já no início de Agosto. O Sporting, como vinha sendo habitual, chegou à final contra o Benfica, mas desta feita perdeu por 0-5, um resultado fora do normal. No Campeonato Individual António Fuschini ficou em 6º e Hélio Baptista em 8º, Oliveira Ramos ganhou pela 7ª vez. Reforçava-se assim a hegemonia benfiquista.

Os juniores tiveram um campeonato excelente, estando isolados em primeiro a poucas jornadas do fim do Campeonato de Lisboa. A final foi a 16 de Junho, contra o Arroios, e o Sporting ganhou por 3-2, sagrando-se tricampeão regional e ficando com a posse definitiva da Taça Stadium.

Como vinha sendo hábito há muitos anos, equipas do Sporting participaram em torneios particulares para jogadores não inscritos nas competições oficiais.

Em 1950, a secção começou a tentar reorganizar a equipa feminina, que já não existia desde 1942/43.

Carlos Feio e António Horta Osório jogaram por Portugal contra a Espanha, tornando-se Osório o mais jovem internacional português de sempre até então. Juntamente com o tricampeonato dos juniores, era o sinal que melhores tempos viriam.

Resumo da Época
CP CL - 1ª categoria CL - 2ª categoria CL - 3ª categoria CL - 4ª categoria
2º classificado Campeão

Legenda
CP=Campeonato de Portugal. CL=Campeonato de Lisboa.

Figuras

Plantel

Jogador Obs. Jogador Obs.
Carlos Feio António Fuschini
Afonso Gago da Silva António Horta Osório Ex-Júnior
João Carvalhais Álvaro Trigo
José Nuno Palha Manuel Aguincha Pais
Augusto José Murteira Abílio Santos
Octávio Fragoso Viriato Borges
Norberto Branco Hélio Baptista 4ª categoria
Andrade e Silva 4ª categoria Paulo Jorge 4ª categoria
Carlos Relvas Júnior José Paulo Machado Júnior
Eduardo Horta Osório Júnior José Júlio Júnior

Secção

Director Secretários

Troféus conquistados

Regional por equipas

Jogos

Campeonato de Portugal masculino por equipas

Data Jornada Jogo Resultado Ficha de jogo
05-08-1950 1ª jornada SPORTING - Vigorosa 5 - 4
05-08-1950 2ª jornada SPORTING - Caldas Sport Club 5 - 4
06-08-1950 3ª jornada SPORTING - Belenenses 5 - 4
06-08-1950 Final SPORTING - Benfica 0 - 5

Campeonato de Lisboa masculino por equipas

Data Jornada Jogo Resultado Ficha de jogo
27-04-1950 1ª jornada Belenenses - SPORTING 0 - 5
02-05-1950 2ª jornada SPORTING - Benfica 2 - 5
04-05-1950 3ª jornada Liberdade - SPORTING 1 - 5
09-05-1950 4ª jornada SPORTING - CIF 4 - 5
11-05-1950 5ª jornada Combatentes - SPORTING 1 - 5
16-05-1950 6ª jornada SPORTING - Belenenses 5 - 0
18-05-1950 7ª jornada Benfica - SPORTING 5 - 0
23-05-1950 8ª jornada SPORTING - Liberdade 5 - 2
25-05-1950 9ª jornada CIF - SPORTING 3 - 5
30-05-1950 10ª jornada SPORTING - Combatentes 5 - 1

Links