Skip to main content
m
m (Actualização da formatação)
Linha 1: Linha 1:
Francisco Augusto Rocha nasceu em Macau a 7 de Fevereiro de 1935.
+
{{Dados do jogador
 +
|nome            =Francisco Augusto Rocha
 +
|data_nascimento =7 de Fevereiro de 1935
 +
|naturalidade    =Macau
 +
|posicao        =Avançado
 +
|imagem          =
 +
}}
  
Chamavam-lhe ''Lou Fu Chai'', o Pequeno Tigre, porque tigre era a alcunha do seu pai. Partiu de Alcobaça à aventura, casando-se com uma chinesa de origem. Augusto cresceu e depressa se afamou como jogador de bolinha, um jogo de futebol de sete com uma bola mais pequena que a do andebol. O seu ídolo era, com naturalidade, [[Joaquim Pacheco]], o polícia macaense que jogava a defesa no Sporting.
+
Chamavam-lhe ''Lou Fu Chai'', o Pequeno Tigre, porque tigre era a alcunha do seu pai, que partiu de Alcobaça à aventura, casando-se com uma chinesa de origem. Augusto cresceu e depressa se afamou como jogador de bolinha, um jogo de futebol de sete com uma bola mais pequena que a do andebol. O seu ídolo era, com naturalidade, [[Joaquim Pacheco]], o polícia macaense que jogava a defesa no Sporting.
  
 
Em Outubro de 1953, Augusto Rocha começou a alinhar pelo [[Sporting Clube de Macau]] e depressa a sua velocidade e o seu domínio de bola fizeram esquecer a sua pequena estatura. Alinhando pela selecção de Macau contra Hong-Kong, em Abril de 1954, foi o herói da tarde, apontando os três golos da vitória da selecção macaense, merecendo de todos os jornais da colónia inglesa rasgados elogios.
 
Em Outubro de 1953, Augusto Rocha começou a alinhar pelo [[Sporting Clube de Macau]] e depressa a sua velocidade e o seu domínio de bola fizeram esquecer a sua pequena estatura. Alinhando pela selecção de Macau contra Hong-Kong, em Abril de 1954, foi o herói da tarde, apontando os três golos da vitória da selecção macaense, merecendo de todos os jornais da colónia inglesa rasgados elogios.

Revisão das 19h32min de 28 de setembro de 2009

Dados de Rocha Sem Foto.jpg
Nome Francisco Augusto Rocha
Nascimento 7 de Fevereiro de 1935
Naturalidade Macau - 
Posição Avançado

Chamavam-lhe Lou Fu Chai, o Pequeno Tigre, porque tigre era a alcunha do seu pai, que partiu de Alcobaça à aventura, casando-se com uma chinesa de origem. Augusto cresceu e depressa se afamou como jogador de bolinha, um jogo de futebol de sete com uma bola mais pequena que a do andebol. O seu ídolo era, com naturalidade, Joaquim Pacheco, o polícia macaense que jogava a defesa no Sporting.

Em Outubro de 1953, Augusto Rocha começou a alinhar pelo Sporting Clube de Macau e depressa a sua velocidade e o seu domínio de bola fizeram esquecer a sua pequena estatura. Alinhando pela selecção de Macau contra Hong-Kong, em Abril de 1954, foi o herói da tarde, apontando os três golos da vitória da selecção macaense, merecendo de todos os jornais da colónia inglesa rasgados elogios.

O Benfica e o Desportivo de Lourenço Marques endereçaram-lhe convites, mas foi o Sporting, através de António da Conceição, amigo da família e antigo atleta leonino, que o seduziu.

Já no Sporting, actuou como avançado na época de 1955/56, realizando 17 jogos e marcando 2 golos.

Porém, a passagem de Augusto Rocha pelo Sporting não foi feliz. Os Sportinguistas estavam decepcionados porque Rocha era um "meia-leca". O facto de ser um homem muito religioso ainda complicou mais a sua adaptação, visto que não gostava de ouvir palavrões e, por isso, nas cabinas procurava sempre vestir-se depressa e sair discretamente.

Sem surpresas, mudou-se para a Académica em 1996, estreando-se em Luanda com Cândido de Oliveira como treinador. Quis o destino que no regresso a Portugal a Académica jogasse em Alvalade, acabando por vencer por 3 - 1, com Rocha a espalhar o perfume de um jogador habilidoso e irrequieto que o Sporting não soubera aproveitar.

Em 1958, o Sporting dispôs-se a pagar 400 contos pelo seu regresso, mas ele, depois de firmado o acordo, pediu a anulação da transferência da Académica para Alvalade, dispondo-se a devolver os 400 contos acertados em contrato.

Realizou sete jogos pela Selecção Nacional Portuguesa, dois pelo seleccionado B, um pelas “Esperanças” e nove pelos militares. Ao serviço destes últimos, venceu o torneio internacional realizado em Lisboa, em Novembro de 1958, em cuja final os portugueses bateram a França por 2-1. Da Selecção principal despede-se a 21 de Abril de 1963, no histórico jogo em que Portugal ganha ao Brasil, campeão do Mundo, por 1-0.

Quando chegou a Portugal, Rocha mal falava português. Ao serviço da Académica completou o curso dos liceus, entrou para a Faculdade de Ciências e só não terminou a licenciatura por opção própria. Em 1968, abandonou o futebol e, em 1979, abriu um restaurante chinês no Monte Formoso, chamando-lhe Lung Wah, Dragão Chinês.