Skip to main content
Dados de Pedro Palma Pedro Palma.JPG
Nome Pedro Palma
Nascimento
Naturalidade Portugal
Posição Atleta (Saltos)

Pedro Palma começou a evidenciar-se ao serviço do Sporting Clube de Portugal, como um prometedor saltador com Vara, quando Raposo Borges ainda dominava esta especialidade, e em 1980 conseguiu saltar a 4,90m, o que o colocava no 2º lugar do ranking do Clube.

Na época de 1981 foi Campeão de Portugal pela 1ª vez, ultrapassando a fasquia a 5,05m, que era a 2ª melhor marca de sempre, conseguida por atletas portugueses.

Fez parte das equipas do Sporting que participaram na Taça dos Campeões Europeus de Atletismo.

No final do ano de 1981 foi um dos muitos atletas que se transferiram para o Benfica, na sequência de mais um forte ataque que este clube desferiu ao Atletismo leonino.

Assim foi no Benfica que fez o resto da sua carreira e onde viria a confirmar-se como o sucessor de Raposo Borges no domínio do Salto com Vara em Portugal, levando o Recorde Nacional até aos 5,21m e ganhando mais 5 Campeonatos de Portugal, entre 1987 e 1991.

Foi também Recordista Nacional do Salto com Vara em pista coberta, com a marca de 5,0m, e 5 vezes Campeão de Portugal nesta variante.

Representou Portugal em 5 edições da Taça da Europa, e em 1987 ganhou o concurso do grupo C dessa competição, com um salto de 5,05m.

To-mane 10h55min de 3 de Outubro de 2012 (WEST)