Skip to main content
 
Linha 4: Linha 4:
 
|naturalidade    =
 
|naturalidade    =
 
|pais  =Portugal
 
|pais  =Portugal
|posicao        =Central
+
|posicao        =Jogador de Andebol - Central
 
|imagem          =[[Imagem:0607_pedrogama.jpg]]
 
|imagem          =[[Imagem:0607_pedrogama.jpg]]
 
}}
 
}}

Edição atual desde as 09h38min de 26 de setembro de 2017

Dados de Pedro Gama 0607 pedrogama.jpg
Nome Pedro Miguel Carujo Gama
Nascimento 26 de Março de 1972
Naturalidade Portugal
Posição Jogador de Andebol - Central

Pedro Gama começou por jogar futsal no Grupo Desportivo do Castelo, transitando depois para o Andebol e começou a destacar-se no panorama nacional ao serviço do SL Benfica, treinado pelo professor Ângelo Pintado.

Cedo se percebeu que Pedro Gama poderia tornar-se num dos melhores centrais do andebol nacional, face à sua rapidez de execução, técnica elevada e facilidade no um para um. As sucessivas crises financeiras no clube da Luz debilitaram a secção do Andebol e o então vice-presidente do Sporting Júlio Santos tenta recruta-lo para Alvalade, mas a transferência acaba por não se verificar uma vez que os encarnados recusam libertar o atleta.

Uma grave lesão no ombro obriga-o a afastar-se precocemente da modalidade ao mesmo tempo que o SL Benfica caminha para a extinção da secção. No entanto, o professor Ângelo Pintado não se esquece do seu "aprendiz" e desafia Pedro Gama a regressar aos recintos ao serviço do Olivais e Moscavide, que na altura disputava a III Divisão.

Em 4 épocas, o Olivais e Moscavide transita da III Divisão para a Liga, sob a batuta de Pedro Gama, que apesar da lesão sofrida consegue voltar aos melhores palcos do andebol nacional, merecendo inclusivamente novas chamadas à Selecção Nacional apesar de actuar de um clube de menores dimensões.

Em 2003/04 depois de diversas tentativas leoninas, ingressa finalmente no Sporting Clube de Portugal, onde permanece durante 4 temporadas e conquista os principais títulos da sua carreira: Dois campeonatos da Divisão de Elite e duas Taças de Portugal.

No rescaldo do regresso do Sporting à Liga Portuguesa de Andebol, Pedro Gama é um dos poucos atletas que permanecem no plantel leonino. No entanto, fica no clube apenas por mais uma temporada 2006/07, rumando depois ao Belenenses, onde terminaria a sua carreira enquanto atleta.

Passou então a integrar a equipa técnica do SL Benfica, substituindo no início da temporada de 2009/10 o técnico José António Silva no banco dos encarnados.

Hoje em dia, mantém a sua actividade no andebol, participando nos campeonatos do INATEL.