Skip to main content
 
Linha 1: Linha 1:
 
{{Dados do jogador
 
{{Dados do jogador
 
|nome            =Patience Itanyi
 
|nome            =Patience Itanyi
|data_nascimento =02 de Julho de 1973
+
|data_nascimento =21 de Julho de 1973
 
|naturalidade    =Nigéria
 
|naturalidade    =Nigéria
|posicao        =Atleta
+
|posicao        =Atleta (combinados, saltos, barreiras, velocidade e velocidade prolongada)
 
|imagem        =[[Ficheiro:Patience-Itanyi.jpg|270x160px]]
 
|imagem        =[[Ficheiro:Patience-Itanyi.jpg|270x160px]]
 
}}
 
}}
 +
Atleta nigeriana dotada de uma grande versatilidade, foi essencialmente uma especialista nas provas combinadas, mas também conseguiu boas marcas, nas barreiras e principalmente no Salto em Comprimento, disciplina em que esteve presente nos Campeonatos do Mundo de 1995.
  
Depois de recuperar de uma lesão que a impediu de participar nos Jogos Olímpicos de 1996, em Atlanta, Patience Itany conquistou o Campeonato Africano de 1998, disputado em Dakar, Senegal. Em 1998 falhou por pouco a medalha de Ouro nos ''All African Games'', em Joanesburgo, quedando-se pela medalha de Prata com 5565 pontos (contra os 5631 pontos da vencedora).
+
Depois de recuperar de uma lesão que a impediu de participar nos Jogos Olímpicos de 1996, Patience Itany foi uma das atletas que na [[Atletismo 1998|época de 1998]] reforçou a equipa feminina do [[Sporting Clube de Portugal]], que se preparava para participar pela primeira vez no Grupo A da Taça dos Campeões Europeus de Atletismo.
  
No ano de 2000, e enquanto atleta do [[Sporting Clube de Portugal]], classificou-se para os Jogos Olímpicos de Sidney na disciplina de Salto em Comprimento numa competição disputada em Arles, França, onde os 5730 pontos alcançados foram recorde nacional da Nigéria.  
+
Quando chegou a Portugal o Professor [[Moniz Pereira]] descreveu-a como uma especialista do Heptatlo, prova onde valia mais de 5600 pontos, destacando a utilidade da sua polivalência para equilibrar a equipa em provas como o Salto em Comprimento e os 100m barreiras, onde tinha como recordes pessoais 6,46m e 13,13s.
  
Mais tarde, Itanyi retirou-se da carreira de atleta profissional, tornando-se orientadora técnica com especial enfoque nos jovens nigerianos a viver nos Estados Unidos da América.
+
No Sporting passou a ser treinada por Fausto Ribeiro e conseguiu melhorar os seus recordes pessoais em quase todas as especialidades em que competiu, com destaque para os 6,54m que obteve no  Salto em Comprimento, que lhe garantiram o passaporte para os Jogos Olímpicos de 2000, durante uma competição do Heptatlo que se disputou em Arles na França, onde fez 5730 pontos, estabelecendo um novo Recorde Nacional da Nigéria.
  
 +
Em 1998 foi Campeã de África no Heptatlo e falhou por pouco a Medalha de Ouro nos ''All African Games'', em Joanesburgo, ao classificar-se no 2º lugar  com 5565 pontos, contra os 5631 pontos da vencedora.
 +
 +
Depois de se retirar da carreira de atleta profissional,  Patience Itanyi tornou-se orientadora técnica, dedicando-se particularmente ao acompanhamento de jovens nigerianos a viver nos Estados Unidos da América, onde se radicou.
 +
 +
[[Utilizador:To-mane|To-mane]] 18h20min de 25 de Abril de 2013 (WEST)
 
[[Categoria:Atletas Olímpicos]]
 
[[Categoria:Atletas Olímpicos]]
 
[[Categoria:Atletas]]
 
[[Categoria:Atletas]]

Edição atual desde as 18h20min de 25 de abril de 2013

Dados de Patience Itanyi Patience-Itanyi.jpg
Nome Patience Itanyi
Nascimento 21 de Julho de 1973
Naturalidade Nigéria - 
Posição Atleta (combinados, saltos, barreiras, velocidade e velocidade prolongada)

Atleta nigeriana dotada de uma grande versatilidade, foi essencialmente uma especialista nas provas combinadas, mas também conseguiu boas marcas, nas barreiras e principalmente no Salto em Comprimento, disciplina em que esteve presente nos Campeonatos do Mundo de 1995.

Depois de recuperar de uma lesão que a impediu de participar nos Jogos Olímpicos de 1996, Patience Itany foi uma das atletas que na época de 1998 reforçou a equipa feminina do Sporting Clube de Portugal, que se preparava para participar pela primeira vez no Grupo A da Taça dos Campeões Europeus de Atletismo.

Quando chegou a Portugal o Professor Moniz Pereira descreveu-a como uma especialista do Heptatlo, prova onde valia mais de 5600 pontos, destacando a utilidade da sua polivalência para equilibrar a equipa em provas como o Salto em Comprimento e os 100m barreiras, onde tinha como recordes pessoais 6,46m e 13,13s.

No Sporting passou a ser treinada por Fausto Ribeiro e conseguiu melhorar os seus recordes pessoais em quase todas as especialidades em que competiu, com destaque para os 6,54m que obteve no Salto em Comprimento, que lhe garantiram o passaporte para os Jogos Olímpicos de 2000, durante uma competição do Heptatlo que se disputou em Arles na França, onde fez 5730 pontos, estabelecendo um novo Recorde Nacional da Nigéria.

Em 1998 foi Campeã de África no Heptatlo e falhou por pouco a Medalha de Ouro nos All African Games, em Joanesburgo, ao classificar-se no 2º lugar com 5565 pontos, contra os 5631 pontos da vencedora.

Depois de se retirar da carreira de atleta profissional, Patience Itanyi tornou-se orientadora técnica, dedicando-se particularmente ao acompanhamento de jovens nigerianos a viver nos Estados Unidos da América, onde se radicou.

To-mane 18h20min de 25 de Abril de 2013 (WEST)