Skip to main content
A equipa base que conquistou o Campeonato de Lisboa

O primeiro Campeonato de Lisboa, em 1927/28 foi disputado em duas séries. O Sporting tinha ficado em segundo lugar na sua série, depois de ter perdido uma finalíssima contra a Associação da Mocidade Cristã, a versão portuguesa do famoso YMCA, que era conhecida como "Triângulo Vermelho" devido ao seu emblema.

Em qualquer dos casos, o Sporting tinha sido a equipa mais regular, com mais cestos marcados e menos sofridos, e partiu para a fase final com confiança. A fase final foi disputada entre quatro equipas, com duas semi-finais e uma final. O Sporting derrotou na semi-final o Carcavelinhos por uns concludentes 36-6.

Chegou então o dia da final, em que o Sporting reencontrou o Triângulo Vermelho. Era o 5º jogo realizado nesta época entre as duas equipas, e a contabilidade estava empatada, com duas vitórias para cada lado.

O jogo, marcado para as 17h00 de 15 de Abril de 1928, começou às 17h23 por atraso do árbitro. O Sporting começou contra o vento, que estava fraco.

As duas equipas jogaram duro e pior do que habitualmente, preocupados apenas com o resultado, tal como é próprio de uma final de campeonato.

Aos 7 minutos de jogo, o adversário marca os primeiros 2 pontos por intermédio de Júlio. Falha depois dois lançamentos livres. O Sporting reage, começando a jogar com muita decisão. Benigno da Silva e Alfredo Ramalho conduzem uma jogada de ataque, mas Ramalho descobre Raúl Esteves Coluna sem marcação e é este jogador da 2ª categoria que faz o empate. O Sporting continua a atacar, mas a bola bate repetidamente na tabela ou no cesto, não entrando.

Ao intervalo, o jogo estava 2-2. Ao recomeçar o jogo, o Sporting faz uma mudança, passando Oliveira Martins para extremo esquerdo e Benigno da Silva para defesa direito.

Aos 5 minutos da segunda parte Oliveira Martins coloca o Sporting na frente depois de um passe de Acácio Campos.

Um minuto depois Benigno da Silva sofreu uma forte contusão numa clavícula na sequência de uma carga brutal por parte de um adversário. Com ainda muito tempo para jogar, aos 6 minutos da segunda parte, ficou incapacitado. Numa altura em que não havia substituições, volta a entrar, jogando incapacitado, postado a um lado do terreno.

O Triângulo Vermelho faz o 4-3 num lançamento livre transformado por Jaime. Com energias redobradas continua a atacar, mas a defesa leonina está intransponível.

É então que Alfredo Ramalho e Raúl Esteves Coluna, depois de uma jogada de combinação, descobrem Benigno da Silva, sem marcação por parte dos adversários, que mesmo lesionado recebe a bola e encesta, fazendo dois pontos que encaminharam o Sporting para a vitória.

Depois deste lance, os leões jogaram como vencedores, com passes e desmarcações brilhantes, e com o público a gritar animando os rapazes de verde e branco. Aos 19 minutos de jogo, Acácio Campos volta a descobrir Benigno da Silva, que continuava magoado a um lado do campo, e que mesmo assim volta a marcar, estabelecendo o 8-3 final.

Pouco antes do fim, Acácio Campos foi injustamente expulso por o árbitro ter erradamente considerado que já tinha feito 4 faltas. A jogar com 3 jogadores em boas condições e um lesionado, mesmo assim, o Sporting soube manter a vantagem e vencer o jogo, tornando-se o primeiro Campeão de Lisboa.

No fim do jogo, o muito público presente invadiu o campo, levando em triunfo até ao vestiário os jogadores do Sporting, numa manifestação impressionante de júbilo.

E foi assim que o basquetebol do Sporting conquistou o seu primeiro troféu, logo na primeira competição que disputou! Muitos se seguiriam.