O Sporting Clube de Portugal vinha dominando a modalidade de Taekwondo em Portugal desde a sua introdução no país pelo próprio Sporting em 1974. Chegado a 1987/88 era pentacampeão nacional. O domínio tinha começado sob a batuta de Chung Sun-Yong, que tinha saído para fundar a sua própria escola. Nélson Costa e Paulo Reis tinham sucedido ao mestre coreano, mas no fim da época 1987/88 Costa também fundou uma escola própria, levando com ele alguns dos cintos negros leoninos, ficando Paulo Reis como responsável técnico de uma equipa desfalcada.
Acontece que o Campeonato Nacional referente a 1987/88 foi disputado apenas no início da época seguinte, nos dias 26 e 27 de outubro de 1988, em Loures. O Sporting participou com 15 atletas masculinos seniores e 5 femininos seniores, e ainda um júnior masculino. Destes 21, sete eram estreantes, o que demonstrava a dificuldade em formar uma equipa.
Assim, em Seniores Femininos o Sporting não conseguiu manter o título, ficando em 2º lugar. Apenas Maria venceu na sua categoria, 55-60 kg (Meios-médios), com as restantes atletas a ficarem em lugares do pódio.
Em Seniores Masculinos, o Sporting conseguiu dois 1ºs lugares, por intermédio de José Correia Marques em 64-70 kg e Alfredo Alcobaça em 70-76 kg. Com as restantes classificações obtidas pela equipa, constituída por João Caeiro, Nuno Grossmann, José Correia Marques, Alfredo Alcobaça,Fernando Martins, Hélder Rodrigues, Jorge Costal, o Sporting conseguiu alcançar o título coletivo, sagrando-se hexacampeão nacional.
Finalmente, o Sporting foi ainda vencedor absoluto, considerando os resultados dos dois escalões. Na época seguinte, o Sporting auto-excluiu-se das competições, acabando assim o domínio leonino na modalidade.